A figura do gestor de marketing e vendas é bastante conhecida e presente nas empresas, mas o que muita gente não sabe é o que faz um gestor de marketing e vendas. Muitas vezes, nem mesmo a diretoria entende direito qual é a função deste profissional, o que acaba gerando obstáculos na hora de contratar alguém para administrar essas duas equipes.
E isso pode se tornar um grande problema, já que a gestão de marketing e vendas é uma das funções mais estratégicas em um negócio. Por isso, é também uma posição que exige muita confiança, já que o profissional é um dos pilares do sucesso da empresa.
Sendo assim, neste post vamos falar de algumas das atribuições que um gestor de marketing e vendas deve ter para gerar os resultados desejados. É importante ressaltar, no entanto, que, em médias e grandes empresas, muitas vezes as atividades de um gestor de marketing e vendas podem ser divididas entre dois ou mais profissionais, que ficam assim encarregados cada um de uma área — marketing ou vendas — separadamente.
Acompanhe!
O que faz um gestor de marketing e vendas?
1. Acompanha resultados e ajusta estratégias
Vamos começar pela atividade que talvez seja a de maior responsabilidade do gestor de marketing e vendas. Isso porque, embora outras funções possam ser realizadas sem o acompanhamento e a influência do gestor, esta aqui obrigatoriamente precisa da sua intervenção; acompanhar resultados e ajustar estratégias.
O profissional que gere esses dois times deve constantemente ficar de olho nos indicadores de performance e números gerados pelas estratégias, tanto para corrigir a rota como para torná-la ainda mais impactante — caso os resultados sejam positivos.
Para isso, é importante contar com ferramentas como CRM e plataformas de automação de marketing, que ajudarão a analisar se as estratégias que foram propostas estão caminhando conforme o previsto. Caso estejam, é hora de investir ainda mais nelas; caso não, é hora de criar novos planos e ações corretivas.
2. Contrata e treina colaboradores
Para gerenciar uma equipe de marketing e vendas, uma empresa costuma contar com bastantes funcionários, e uma das atribuições do gestor é justamente analisar e selecioná-los de acordo com o perfil do negócio e do que é necessário para desempenhar determinada função.
Assim, mais do que ser capaz de avaliar atributos técnicos, o gestor de marketing e vendas precisa compreender pelo menos um pouco de comportamento humano: afinal, o futuro trabalhador precisa estar apto para conviver e trabalhar em equipe, e qualquer falha na contratação pode gerar um grande desperdício de tempo e dinheiro, tanto para a empresa quanto para o colaborador.
E, para além da contratação, é o gestor de marketing e vendas que vai fazer o treinamento e capacitação dos funcionários do seu time, para que possam alcançar suas metas e entregar resultados.
À medida que a equipe cresce, pode ser que o gestor já não seja mais capaz de acompanhar toda a contratação e treinamento individualmente. Contudo, é importante que ele ao menos ajude a elaborar esses processos, para que futuramente não haja retrabalho neste sentido.
3. Define o MIX de marketing
O MIX de Marketing é um modelo de negócio baseado nos famosos 4Ps do Marketing (Praça, Preço, Produto e Promoção). Por isso, é claro, o gestor de marketing precisa estar completamente por dentro dos 4Ps da sua empresa. Ele, aliás, deverá desempenhar um papel importante na definição de cada um desses Ps, e que vão mais tarde auxiliar no cumprimento do plano de marketing.
4. Diversifica
O que faz um gestor de marketing e vendas não está apenas relacionado com planejamento e números; muito pelo contrário. Às vezes, é preciso que este profissional pense “fora da caixa” para encontrar estratégias inovadoras para as ações de marketing e vendas, principalmente quando o mercado está estagnado.
Sendo assim, a diversidade em produtos e serviços como uma busca central desse profissional — e da empresa como um todo — é uma forma de encontrar lacunas no mercado para expandir e investir, apresentando novas ideias que façam com que a imagem da empresa se destaque em relação à concorrência.
5. Faz o planejamento de marketing
O planejamento de marketing é só mais uma das coisas dentre o que faz um gestor de marketing e vendas. Ele é um desenvolvimento do planejamento estratégico.
Nessa parte do planejamento, o gestor de marketing e vendas deve determinar quais serão as metas e os objetivos do marketing e quais tarefas serão necessárias para atingir esses resultados, bem como os canais de comunicação que o marketing usará (mídias tradicionais, redes sociais, marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo etc.).
6. Faz o planejamento de vendas
Outras das funções que está entre o que faz um gestor de marketing e vendas é o planejamento de vendas. Ele vai determinar quais são as estratégias de vendas, como discursos de vendas, ofertas, promoções, táticas, quais produtos e serviços serão mais ou menos vendidos, como aproveitar a sazonalidade, quanto será preciso vender etc.
Tudo isso é desenvolvido pelo gestor de marketing e vendas, que contará tanto com membros do seu time quanto de outras áreas da empresa para traçar esse planejamento da forma mais realista e estratégica possível.
7. Integra os times de marketing e vendas
O trabalho estratégico é fundamental para o cargo de gestor de marketing e vendas, mas esse profissional também precisa ser capaz de fazer suas duas equipes (marketing e vendas) trabalharem conjuntamente e em colaboração. Por isso, é papel dele promover a integração das equipes para atuarem sem conflitos e com sinergia.
8. Motiva o time
Esqueça aquela imagem do chefe ditatorial: um bom gestor de marketing e vendas é, sobretudo, um líder que precisa conseguir passar para seus liderados a importância do que precisa ser feito, e deve ser o primeiro interessado a alcançar os objetivos e bater as metas.
Sendo assim, como já dissemos, é muito importante que ele saiba lidar com o capital humano que está em suas mãos. Tão importante quanto compreender as técnica de vendas é saber equilibrar críticas e elogios e ressaltar as conquistas do trabalho do time.
9. Estuda e avalia dados de plataformas de automação de marketing e CRM
O gestor de marketing e vendas precisa ter muito know-how e experiência em relação à sua função, e isso inclui saber trabalhar com ferramentas que podem colaborar com as atribuições da equipe de marketing e vendas.
Isso porque, acima de tudo, essas soluções oferecem estatísticas e números confiáveis, o que ajudará o gestor a tomar decisões com base em fatos e não em achismos. Assim, plataformas de CRM e automação de marketing são essenciais para ajudá-lo a conhecer o comportamento dos consumidores e do mercado. Com elas, é possível obter informações sobre o público-alvo para melhorar as estratégias de marketing e vendas.
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