O que é teste AB? O teste AB é a avaliação comparativa de duas versões de um mesmo material.
O objetivo dessa comparação é identificar qual versão apresenta melhor desempenho em contato com a persona do negócio.
Dentro de marketing digital, para fazer o teste AB, é preciso que você varie apenas um elemento do material criado. Afinal, só assim você saberá qual versão foi melhor e porquê isso aconteceu.
O que é teste AB?
Antes de qualquer coisa é importante que você saiba que o teste AB pode ser realizado para uma análise variada de elementos dos mais diversos canais de comunicação, por exemplo:
- títulos;
- CTA;
- layout;
- design;
- imagens;
- conteúdo e mais.
Entre as estratégias de marketing digital nas quais podem ser feitos testes AB estão:
- anúncios em plataformas como Google AdWords;
- Newsletters;
- E-mail marketing;
- Sites;
- Apps e mais.
Se você deseja entender o impacto que a cor do botão de um CTA tem dentro de um e-mail marketing é possível fazer variações desse elemento e disparar cada um para um percentual de seu banco de contatos, medindo qual oferece melhor taxa de conversão.
Após o teste, o vencedor da comparação pode ser o modelo de e-mail disparado para o restante da base de leads.
Para fazer o teste você pode usar de 15% a 20% de sua base de leads. Quando o resultado chegar, dispare o vencedora para os restante de seus contatos.
Para saber qual organização de layout de uma landing page gera mais leads também é possível programar a apresentação de dois modelos aleatoriamente e comparar o resultado de captação.
Com o resultado é possível estabelecer apenas uma landing page para aparecer para todos os usuários.
Por que você deve fazer um teste AB?
Agora que você já sabe o que é teste AB pode estar se perguntando porque aplicá-lo ao seu negócio.
A primeira razão é ampliar o ROI de suas ações.
Entender qual versão de um mesmo material tem maior taxa de conversão vai ajudar você a ter maior taxa de conversão. Parece bem óbvio não é mesmo? E realmente é!
Ampliar o ROI também quer dizer diminuir custos e aumentar a lucratividade da empresa.
Ou seja, você para de gastar dinheiro com materiais que não funcionam e passa a investir estrategicamente em ações de marketing com poder de conversão.
Além disso, aprender o que é teste AB ajuda sua equipe a conhecer mais o público da empresa. Por exemplo, que tipo de assunto de e-mail gera mais taxa de abertura, geralmente?
Ao entender o tipo de comunicação que funciona melhor com seus clientes sua equipe de marketing aumenta a performance.
O retorno do investimento com o teste AB pode ser enorme, pois mesmo pequenas alterações em uma página de destino, e-mail, anúncios ou site podem resultar em aumentos significativos na:
- geração de leads;
- nas vendas;
- na receita.
Como fazer teste AB?
Até aqui você teve acesso ao conceito do que é teste AB e quais os seus benefícios. Então é chegada a hora de colocar a mão na massa e aprender como fazer o teste AB.
Fazer um teste AB envolve enviar duas versões de um mesmo material de marketing e fazer com que cada versão seja apresentada para um percentual do seu público. Após um período sua equipe deve coletar os dados do teste e definir um vencedor.
Esse “vencedor” é o escolhido para atingir a maior parte de seus usuários.
Vamos dar o exemplo de um teste AB para assunto de e-mail marketing.
Você tem um e-mail marketing para enviar à sua base de leads. A versão A tem um assunto e a versão B tem outro assunto.
Você faz o teste com 20% da sua base, assim 10% irá receber a versão A e 10% a versão B.
Após um período sua equipe deve analisar qual versão teve maior taxa de abertura.
Essa versão deverá ser enviada para os 80% da base de contatos que ainda não recebeu nenhum dos e-mails.
Ficou mais fácil entender o que é teste AB com esse exemplo?
A seguir um checklist para que você se lembre de cada parte do processo para construir um teste AB eficiente:
- Escolha o que você quer testar;
- Defina os elementos para o teste AB;
- Crie uma variante;
- Escolha uma ferramenta de teste AB;
- Envie seu teste
- Colete as informações;
- Analise as estatísticas do teste AB;
- Escolha em vencedor.
Atualmente, os softwares de automação de marketing permitem a realização de testes AB e são capazes de analisar e responder aos comportamentos do usuário e lead.
A LAHAR é um software de automação de marketing que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais.
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