Marketing

O que é o SEM? O marketing nos mecanismos de busca explicado

SEO, SEM e anúncios pagos para mecanismos de pesquisa. Qual é a relação entre eles e como obter sucesso com essas ações? Entender o que é SEM, ou Search Engine Marketing, vai ser muito importante para sua estratégia.

Pode ser extremamente frustrante investir muito tempo e dinheiro na criação de sua marca e de seu site, apenas para perceber que você não está na primeira página do Google, ou nem nas três primeiras.

Tempo, grande conhecimento técnico e algumas pesquisas aprofundadas de palavras-chave permitirão que você suba de posição nas páginas de resultados do mecanismo de busca (SERPs), entretanto, a otimização para mecanismo de busca leva tempo.

A boa notícia é que o Search Engine Marketing (SEM, em português, marketing nos mecanismo de busca) pode ajudá-lo a pular alguns passos e ganhar muito tempo.

Gostou? Então aprenda o que é SEM, como ele é diferente do SEO e como começar a utilizá-lo.

O que é SEM?

SEM é a abreviação de “Search Engine Marketing”, ou marketing para mecanismos de busca. É uma estratégia com foco em posicionar bem sua empresa dentro o mecanismos de busca. Para isso utiliza táticas pagas e gratuitas, que podem envolver anúncios em plataformas como o Google Ads e também otimização orgânica, seguindo os critérios do SEO.

Antigamente, o SEM era associado exclusivamente a parte paga do marketing dentro dos mecanismos de busca, que envolvem criar anúncios que vão destacar as páginas do seu site dentro desses canais e pagar pelos cliques recebidos.

Na verdade, quando você entra em um grupo de discussão sobre SEM em um evento de marketing online, é provável que ouça conteúdos sobre:

  • Google AdWords;
  • Bing Ads;
  • Publicidade paga por clique ou por aquisição (CPC e CPA);
  • retargeting,
  • segmentação geográfica,
  • segmentação para usuários de dispositivos mobile e mais.

Entretanto, como você já deve prever por cota do rumo deste artigo, o SEM também tem impacto no SEO e nas ações de ranqueamento orgânico.

Isso já é uma realidade, deixando a antiga forma de pensar para trás.

SEO e SEM: qual a diferença?

De maneira geral, podemos dizer que o SEO é uma das estratégias usadas pelo SEM para que as páginas do seu site alcancem o topo do Google.

A otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO, está focada em rankear seu site no Google organicamente, girando em torno de ações como:

  • produção de conteúdos relevantes com palavras-chave estrategicamente selecionadas;
  • otimização de todas as páginas do site;
  • link building;
  • estabelecimento de autoridade do site;
  • uso de metadados rastreáveis ​​pelo Google, e mais.

O Search Engine Marketing (SEM), como falamos acima, é um conceito mais amplo, porque engloba o SEO, mas também as ações de mídia paga.

O objetivo do SEM é permitir a criação de um plano de marketing que tenha, sobretudo, o objetivo de colocar as páginas da sua empresa ano topo dos resultados de uma pesquisa relacionada dentro do Google.

Isso, geralmente, é feito por meio de uma combinação de anúncios e otimização para resultados de busca orgânica.

Porque usar o SEM e SEO?

Você absolutamente precisa tanto de SEM quanto de SEO? Não. Mas você acabará recebendo mais visitantes e gerando mais leads e vendas se implementar os dois? Sim.

É sempre uma boa ideia otimizar seu site de acordo com as práticas recomendadas de SEO.

Você quer estabelecer uma base sólida que o coloque tão longe nas SERPs organicamente quanto possível.

Afinal de contas, os cliques de SEO são basicamente gratuitos – por que não querer tantos quanto puder conseguir?

A utilização de uma estratégia completa de SEM, que inclua anúncios, no entanto, pode acelerar significativamente sua capacidade de construir sua marca e sua base de clientes.

Os anúncios colocarão sua marca na frente de usuários que estejam procurando ativamente produtos, serviços e marcas como os que você oferece.

Plataformas de SEM

A maioria dos mecanismos de pesquisa tem uma plataforma de anúncios para o SEM. A plataforma mais conhecida (e eficaz) para usar é o Google Ads. Bing Ads e Yahoo Search Ads também são plataformas SEM que você pode usar.

É importante observar que, embora todas as plataformas SEM utilizem um modelo de publicidade CPC (pagamento por clique), nem todo PPC é SEM.

Anúncios do Facebook e outras plataformas de anúncios de mídia social, por exemplo, são plataformas de pagamento por clique que não se enquadram na categoria SEM.

Em vez de exibir seus anúncios para pessoas que pesquisam por conteúdo semelhante, os anúncios dentro das redes sociais apresentam seu produto a pessoas mais propensas a se interessar pelo seu negócio, baseado em um algoritmo. Esses são dois tipos muito diferentes de publicidade online.

Palavras-chave ainda são importantes para o SEM?

Palavras-chave são tudo para o SEM, assim como são para o SEO. Quando você executa campanhas de SEM, escolhe palavras-chave que determinam quais anúncios serão exibidos em quais pesquisas e quais conteúdos devem possuem a resposta ideal para a pesquisa do usuário, dentro da SERP do Google.

Digamos, por exemplo, que você administre uma empresa de construção civil que ajude com reparos domésticos após desastres naturais e que queira anunciar esse serviço.

O termo oficial para o serviço é “restauração de incêndio”, mas a pesquisa de palavras-chave pode indicar que os clientes em sua área pesquisam “reparo de incêndio” ou “consertar dano de incêndio”.

Se você não otimizar essas duas palavras-chave, perderá em muito tráfego e clientes em potencial, mesmo que a “restauração de incêndio” seja tecnicamente mais correta.

Quais palavras-chave devo escolher?

Escolher as palavras corretas será indispensável para o sucesso de suas campanhas de SEM.

Aposte em palavras-chave que têm alto volume de pesquisa e baixa concorrência.

Isso aumentará a probabilidade de seu anúncio ser bem classificado e diminuir seu CPC (custo por clique).

Felizmente, você não precisa escolher palavras-chave cegamente e esperar que os resultados cheguem antes de descobrir quais têm volume adequado e um CPC aceitável.

Existem várias ferramentas de pesquisa de palavras-chave que você pode usar para fazer pesquisa como a ferramenta de palavras-chave do Google Adwords.

Além de fornecer informações sobre o volume de pesquisa e o nível de concorrência das palavras-chave, a maioria das ferramentas também fornecerá informações detalhadas sobre o CPC estimado médio ou atual para as palavras-chave de interesse.

Isso é particularmente importante para empresas com orçamentos de anúncios menores, e esse recurso permite prever se determinadas palavras-chave serão realmente benéficas para suas campanhas de publicidade ou se elas custarão muito caro.

Quanto pagar para exibir seus anúncios?

Embora seja importante escolher as palavras-chave corretas, se você quiser que seus anúncios tenham uma boa classificação e gerem resultados lucrativos, é necessário ter uma estratégia de lances eficaz.

Todas as plataformas SEM funcionam em um sistema de lances, em que os anunciantes fazem lances para determinadas palavras-chave e públicos-alvo.

Quem oferecer o maior lance, classifica o mais alto. A boa notícia é que você só precisa pagar o suficiente para superar o próximo lance mais alto. Assim, mesmo que você ofereça lances de R$ 1 e o próximo concorrente mais baixo ofereça R$ 0,70, você terá que pagar apenas R$ 0,71.

No entanto, apesar de lances de R$ 1 em cada palavra-chave e ranking # 1 para cada pesquisa relevante parecer bom em teoria, a maioria das empresas tem que jogar um jogo de equilíbrio entre a classificação mais alta e pagar muito por cliques.

Afinal, se custar R$ 2 para se classificar na posição 1, mas você só pode pagar R$ 1 por clique, oferecer R$ 2,50 em uma palavra-chave para garantir a posição número 1 seria uma ótima maneira de fazer lances fora dos negócios.

Felizmente, mesmo que você não consiga pagar pelo CPC da posição 1, a maioria das plataformas de SEM considera a qualidade de seus anúncios, o que pode ajudá-lo a superar a concorrência, mesmo que você não possa se dar ao luxo de superá-los.

Por exemplo, o Google atribui a cada anúncio um índice de qualidade (Quality Score) e leva em consideração esse índice de qualidade ao calcular onde seu anúncio está classificado:

Lance máximo X Índice de Qualidade = Classificação do anúncio -> Posição

quality-score-ad-SEM

Para calcular seu índice de qualidade, a maioria das plataformas de SEM analisa a qualidade da sua landing page e a relevância do seu anúncio para as palavras-chave que você selecionou.

Como um CPC mínimo exigido pode significar que você pode pagar por mais canais de anúncio a longo prazo, otimizar seu índice de qualidade pode ajudar muito suas campanhas.

Leia também: 9 Dicas de AdWords que você precisa conhecer

Como o Search Engine Marketing coloca você diretamente na frente de usuários que estão procurando ativamente o que você tem a oferecer, o SEM pode ser um ótimo investimento para sua empresa.

Destacar todos os resultados orgânicos que seus clientes de fundo de funil em potencial veem é uma enorme vantagem, mesmo que você tenha que pagar por cada clique.

Você investiu no Search Engine Marketing? Quais plataformas de SEM você usou? Quais práticas recomendadas funcionam para você? Compartilhe seus conhecimentos e experiências nos comentários abaixo!

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Este post foi escrito originalmente pela Links Experts e atualizado pela LAHAR em 2022. Se você quiser saber o que a publicidade do Facebook pode fazer pela sua empresa, entre em contato conosco.

Sumário.

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