(Clique no player para o ouvir a narração do nosso post! Deixe nos comentários o que achou.)
A tecnologia vem evoluindo rapidamente. Todos os dias vemos novidades sendo anunciadas e não parece que isso deixará de acontecer tão cedo. Como isso afeta o mercado digital brasileiro?
Devido à velocidade com que novas tecnologias e inovações são lançadas, muitas acabam sendo consideradas efêmeras, rapidamente sendo substituídas ou atualizadas para novas versões.
De fato, a transformação digital fez a tecnologia estar presente no dia a dia das pessoas (nos seus smartphones, laptops, SmartTVs, consoles de videogame, veículos, etc.) tornando sua vida muito mais fácil, economizando tempo e encurtando distâncias, e não podemos deixar de mencionar a imensa quantidade de informações que são compartilhadas na rede mundial de computadores diariamente.
É claro que esta dinâmica afeta profundamente o mercado digital.
Tanto é verdade que não convivemos com esse mundo tecnológico há muito tempo. Se fizermos uma breve viagem no tempo, podemos observar que há pouco mais de 20 anos a internet ainda não havia chegado no Brasil, não havia celulares e ainda era possível encontrar TVs em preto e branco em muitas casas.
O Mercado Digital no Brasil
A evolução tecnológica, principalmente no que diz respeito aos meios de comunicação, tem mudado de forma nítida e expressiva o comportamento das pessoas e empresas, fomentando o fortalecimento do mercado digital.
Dentre as diversas mudanças impactadas pelos avanços da tecnologia podemos destacar algumas que já se consolidam e que você deve ficar de olho em 2018:
A forma como as pessoas se relacionam:
Com exceção do período em que estão dormindo, as pessoas passam praticamente o dia todo conectadas à internet.
Trocam mensagens com amigos nas mídias sociais e aplicativos de chat, participam de debates e tiram dúvidas em fóruns e comunidades.
Como sua empresa pode se aproveitar disso em 2018? Já pensou em usar algumas das diversas formas der marketing digital para se tirar vantagens disso?
Saiba mais: O que é marketing digital para sua empresa?
A forma como as pessoas consomem informação:
Adeus bibliotecas! A resposta para a maioria das perguntas está a apenas alguns cliques.
Nada de ficar folheando páginas e mais páginas de livros em busca de informações específicas, hoje em dia com uma simples busca na internet, encontramos diversos sites com a resposta para nossa pesquisa.
Com certeza, esse comportamento mudou o mercado digital no Brasil e no mundo.
Manter sua empresa nas primeiras posições do Google é fundamental. Use técnicas de SEO e Marketing de Conteúdo em 2018.
Veja também: Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site
A forma como as empresas se relacionam com clientes e público-alvo:
Ao ver cada vez mais pessoas conectadas no mundo digital, investindo lá boas horas do seu dia a dia, as empresas não viram outra alternativa se não expandir sua área de atuação para o mercado digital.
As empresas enxergaram no mercado digital a possibilidade de se comunicar com seu público-alvo e clientes, de modo a estreitar o relacionamento, fortalecer o reconhecimento da sua marca e aumentar as vendas.
A internet permite hoje até fazer pesquisas de mercado e conhecer seus clientes sem sair do escritório.
O processo de compra:
O processo de compra também sofreu alterações. Atualmente, antes de realizar uma compra, o consumidor pesquisa o produto ou serviço na internet, analisa suas características, compara os preços em outras lojas, busca opiniões de outros internautas (nas mídias sociais, fóruns, sites de vídeos, etc.) sobre os produtos ou empresa, até decidir efetuar a compra.
O mercado digital brasileiro tem crescido gradativamente e tem como um de seus pilares a tecnologia. De modo geral, as novidades e inovações constantes servem para aquecer o mercado digital e expandir o leque de possibilidades.
Investir em e-commerce e outras formas de vendas pela internet pode ser uma forma de expandir os canais de distribuição de sua empresa em 2018.
Computação em nuvem:
Cada novidade lançada traz consigo diversas oportunidades de negócio, que se exploradas com sabedoria, com certeza contribuirão eficientemente para o desenvolvimento do mercado digital.
Se sua empresa quer obter bons resultados no mercado digital, não basta apenas marcar presença, é preciso atuar de forma efetiva. É importante que sua empresa se mantenha atualizada no que diz respeito às novidades tecnológicas e faça uso delas a seu favor.
O armazenamento de arquivos em cloud, a famosa nuvem, por exemplo, traz diminuições de custos, além de promover a comunicação em sua empresa.
As chamadas empresas SaaS, se aproveitam da nuvem para oferecer aplicativos de CRM, Automação de Marketing, BI e tantos outros de uma forma muito mais prática e acessível.
Evite que sua empresa seja vista como obsoleta, ultrapassada e desatualizada. Esteja onde seu público está, fale a mesma língua que ele, utilize as mesmas tecnologias, explore as novidades e se destaque no mercado digital!
Confira: Qual a importância do funil de marketing para sua empresa?