Quais são as melhores estratégias de marketing do mercado? E-mail marketing, redes sociais, links patrocinados, marketing de conteúdo são algumas as respostas que podem ser dadas a essa pergunta.
Se você é um profissional de marketing antenado já deve ter percebido que o volume de estratégias ampliou significativamente no último ano.
Se no início do marketing digital bastava fazer uma publicação interessante no Facebook, hoje o mercado pede muito mais.
Fluxo de nutrição, automação de marketing, gestão de leads, etapas do funil de vendas são apenas alguns dos novos termos que temos que considerar ao montar uma estratégia, seja ela qual for.
Mas antes de entender qual é a melhor forma de criar um plano de ação, que tal conhecer as melhores estratégias de marketing da atualidade?
Neste artigo, resumimos 5 das melhores estratégias de marketing para todas as empresas. Também indicamos outros recursos que podem ajudá-lo a montar seu planejamento. Acompanhe!
Melhores estratégias de marketing: 5 ações para seu plano
Antes de sair apostando na primeira estratégia que te dizem ser milagrosa, indico que leia este artigo com as 5 melhores estratégias de marketing. Elas possivelmente se adequam aos objetivos da sua empresa!
1. Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é parte fundamental e praticamente indissociável do que hoje é entendido como Inbound Marketing.
O Inbound Marketing evita a interrupção de usuário alvo e prioriza a participação da empresa durante as etapas da jornada de compras do cliente.
Uma das etapas mais fundamentais do Inbound Marketing é a produção de conteúdo relevante. Também SEO e marketing em redes sociais fazem parte dessa estratégia macro (falaremos mais sobre eles adiante).
Mas voltando ao marketing de conteúdo ele tem o objetivo de atrair usuários por meio da geração de valor.
O conteúdo que você usa pode vir em qualquer um dos seguintes formatos:
- blogs;
- vídeos;
- áudio;
- infográficos;
- ebooks e mais.
Entretanto, diferente do que algumas pessoas acreditam não basta sair escrevendo para ter sucesso com o marketing de conteúdo.
Entre as primeiras coisas que você deve considerar estão:
- definição das personas do seu negócio;
- pesquisa de palavra-chaves relevantes;
- atenção ao copywriting.
Precisa de algumas dicas para implementar essa estratégia?
No infográfico abaixo você confere dicas valiosas para ter sucesso com essa que é uma das melhores estratégias de marketing de conteúdo.
2. SEO
O SEO é um conjunto de técnicas de otimização do seu site para mecanismos de pesquisa.
Ou seja, essa é a técnica que busca aplicar uma série de práticas para alcançar melhor rankeamento das páginas do seu site e blog nos resultados de pesquisa como o Google.
Tudo isso de maneira orgânica, sem precisar fazer anúncios.
O SEO traz retornos a médio e longo prazo e não depende de um investimento fixo para dar retorno.
Uma vez rankeado seu conteúdo continuará a levar usuários para o seu site. É claro que é preciso monitoramento do material produzido porque ele pode cair de posições no ranking.
Gostou? O SEO é sem dúvida uma das melhores estratégias de marketing para qualquer empresa ou setor. Então aprofunde seus conhecimentos no artigo; “8 dicas de SEO para ficar entre os primeiros do Google”.
Leia também: Como conseguir mais leads: 12 táticas para ampliar sua base
3. Links patrocinados
Já que falamos sobre anúncios vamos a outra entre as melhores estratégias de marketing.
Links patrocinados é o nome dado aos anúncios feitos em plataformas digitais como o Google Adwords e o Facebook Ads.
A forma de pagamento realizada é a CPC, ou seja, custo por clique. Nela você paga pelos cliques que você recebe em um anúncio.
O sucesso de seus anúncios de CPC depende da escolha das palavras-chave corretas, do lance e de um anúncio com alto poder de conversão.
Vale a pena fazer campanhas desse tipo para atender, principalmente, a dois objetivos:
- captação de leads;
- vendas.
Esse tipo de estratégia funciona atraindo tráfego para seu site.
Como não vamos nos prolongar sobre esse assunto neste artigo, vou te indicar 2 artigos para você ler assim que acabar esse aqui:
- Google Ads ou Meta Ads: em qual você deve investir?
- 10 segredos de como criar campanhas de Google Ads
4. Redes sociais
Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Youtube fazem parte do que é marketing para redes sociais.
Os profissionais de marketing enxergam a mídia social como um impulsionador do engajamento da marca.
Elas também podem ser usadas para a captação de leads e para aumentar suas vendas.
O Instagram, por exemplo, permite a criação de links de compra na própria plataforma o que pode ser excelente para sua estratégia, caso seu negócio seja uma loja virtual.
Além de tudo isso podemos usar as redes sociais para conscientização de marca e para manutenção de relacionamento e fidelização.
5. E-mail Marketing
E-mail marketing é a tática que oferece o maior retornos sobre o investimento (ROI) entre as ações de marketing. A cada R$ 1 investido é possível alcançar um retorno de R$ 44.
Por isso está entre as melhores estratégias de marketing que profissionais tem a disposição.
Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing o e-mail marketing está na fase de conversão de leads em clientes.
Nessa etapa uma série de táticas para nutrição de leads podem ser exeutadas.
Uma estratégia de email marketing envolve a conversão de visitantes de suas páginas em leads e o envio de e-mails para:
- gerar relacionamento;
- informar;
- encaminhar o lead pela etapas do funil de vendas.
Também é importante se concentrar em criar estímulo suficiente para que o lead (contato) clique nos links contidos nestes materiais e conversão em clientes.
Essa estratégia é adequada para empresas de todos os portes.O ideal é que você conte com o apoio de um software de e-mail marketing.
Leia também: ► 10 segredos, Checklist e dicas: como fazer Email Marketing
Encontre as melhores estratégias de marketing que funcionam para sua empresa
É importante que as pequenas empresas encontrem e testem diferentes estratégias de marketing para ver quais funcionam de acordo com seus objetivos.
Com a estratégia certa, sua pequena empresa pode trazer leads e fazer vendas. Além disso, contar com uma plataforma integrada faz a diferença para isso. Por exemplo, a Ramper conta com soluções de prospecção digital, automação de marketing e gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o marketing digital.
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