Marketing

Marketing digital para dentistas: 4 estratégias para atrair mais clientes

Você certamente já ouviu falar de marketing digital e como ele é necessário para empresas e profissionais que desejam se destacar em meio à concorrência, não é mesmo?

Se você é profissional da área da Odontologia ou tem um consultório e busca formas de atrair mais clientes e alavancar o seu negócio, saiba que existem estratégias de marketing digital para dentistas que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Neste post, confira as principais estratégias de marketing digital para dentistas e como elas podem ajudar você a conseguir melhores resultados. Acompanhe!

4 dicas de marketing digital para dentistas

1. Utilize as redes sociais

As redes sociais são importantes canais de comunicação e divulgação de conteúdo. Por meio delas, é possível se relacionar diretamente com os seus clientes e pessoas interessadas no seu negócio e na sua área de atuação.

Tenha em mente que nem todas as redes funcionam igualmente. É preciso identificar aquelas que seu público mais frequenta e apostar na criação de conteúdos adequados à linguagem de cada canal.

Independentemente da plataforma, é fundamental manter-se atento ao que preconiza o Código de Ética da profissão, evitando publicações do tipo “antes e depois” ou que anunciem preços, por exemplo.

As principais plataformas para trabalhar ações de marketing digital para dentistas são:

Facebook

Com 127 milhões de usuários mensais no Brasil, o Facebook é indispensável para qualquer estratégia digital. O primeiro passo é a criação de uma fan page do seu negócio (e não perfil pessoal!) para agregar as informações sobre seu consultório e divulgar conteúdos que sejam de interesse do seu público.

Vale lembrar que muitos usuários utilizam o Facebook para entrar em contato e tirar dúvidas. Pensando nisso e para manter o engajamento do público, é importante que todas as interações recebidas — públicas e privadas — sejam respondidas o mais rapidamente possível.

Outra vantagem do Facebook é a possibilidade de criar anúncios pagos, além de ter acesso a importantes métricas que permitem avaliar o desempenho de cada publicação.

Instagram

O Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Instagram. Quer dizer, trata-se de outra rede social com imenso potencial de relacionamento com o público e construção de autoridade ao redor da sua marca.

Para dentistas, o Instagram pode ser explorado tanto com a divulgação de fotos sobre tratamentos quanto, principalmente, com vídeos curtos e Stories tirando as dúvidas mais comuns dos pacientes. Além disso, assim como o Facebook, também é possível anunciar no Instagram.

LinkedIn

Voltada para relacionamentos profissionais e corporativos, o LinkedIn tem, no Brasil, sua terceira maior base de usuários em todo o mundo, sendo fundamental para destacar-se profissionalmente e construir autoridade em torno da sua marca.

O foco da rede social já não é tanto os potenciais clientes do seu consultório, mas sim colegas de profissão e outros profissionais da área da saúde. Por isso, os conteúdos publicados devem possuir um caráter mais informativo e que procurem debater novas tendências do mercado e refletir sobre os assuntos mais em voga.

Outra forma relevante de atuação no LinkedIn é participar de grupos de discussão e fóruns, ajudando a sanar dúvidas e a enriquecer o debate.

2. Crie um site e um blog

A maioria das pessoas pesquisa na internet antes de marcar uma consulta. E a forma que você tem de aparecer para essas pessoas é por meio de um site e um blog otimizado para os mecanismos de busca.

Enquanto o site é importante para agregar informações, como procedimentos que a sua clínica realiza, endereço e formas de contato, o blog é, na verdade, uma das principais ferramentas de marketing digital para dentistas.

É por meio dele que o profissional pode publicar conteúdos que ajudem a atrair mais clientes e manter uma comunicação mais aprofundada com o público e possíveis pacientes.

Para isso, neste ramo, além de respeitar o Código de Ética, é preciso focar em conteúdos informativos, que ajudem as pessoas com seus principais problemas e dúvidas do dia a dia.

Alguns exemplos de conteúdos são:

  • Dicas de higiene bucal: como escovar corretamente os dentes, a importância do fio dental, por que limpar a língua etc.
  • Procedimentos e técnicas: tipos de aparelho ortodônticos, como é a cirurgia de remoção do siso, comparação entre diferentes tipos de próteses etc.
  • Boas práticas de saúde bucal: quantas vezes por ano ir ao dentista, quantas vezes por dia escovar os dentes, como escolher o dentista certo etc.

Mas apenas produzir conteúdos relevantes para o seu público não é suficiente para alcançar bons resultados. É preciso que eles sejam otimizados para os mecanismos de busca, aumentando as chances de o seu site aparecer entre os resultados de uma pesquisa no Google.

Para isso, é fundamental aplicar corretamente as dicas de SEO (do inglês, Search Engine Optimization) e realizar publicações de forma frequente e consistente.

3. Coloque sua empresa no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio funciona basicamente como uma ficha cadastral do seu consultório, trazendo informações como endereço, telefone, site, horário de funcionamento e fotos, além do mapa com a localização exata.

Você já deve ter reparado: trata-se daquele resultado em destaque, que aparece no lado direito da página do Google quando realizamos alguma pesquisa específica.

Veja um exemplo:

marketing-digital-para-dentistas

Outra grande vantagem do Meu Negócio é que ele está integrado ao Google Maps, permitindo ao usuário pesquisar por dentistas pelo mapa, além de utilizar aplicativos de transporte para chegar ao seu consultório sem precisar digitar o endereço.

Leia mais: O que é Google Meu Negócio e como cadastrar sua empresa | Passo a Passo

4. Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é outra ferramenta fundamental dentre as estratégias de marketing digital para dentistas. Afinal, trata-se de uma das principais formas de manter o relacionamento com os clientes, por meio do envio frequentes de conteúdos e novidades que possam lhes interessar. É o que se conhece como nutrição de leads.

Contudo, essa comunicação só deve acontecer com a permissão do paciente, uma vez que é necessário que ele forneça seu e-mail (via site ou ficha cadastral no consultório, por exemplo) para que a sua empresa possa entrar em contato com ele. Além disso, ele deve poder se descadastrar a qualquer momento.

Aqui, é essencial que se evite o envio de spam e de conteúdos meramente promocionais. A ideia é manter o engajamento e o interesse constante do paciente.

Tirou todas as suas dúvidas sobre marketing digital para dentistas? Se tiver alguma pergunta, fale conosco nos comentários!

Agora, se você está pronto para tornar suas estratégias ainda mais eficazes, não deixe de contar com um software de automação de marketing.

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]