Marketing

Marketing digital vale a pena? Entenda o sucesso das estratégias online!

Vamos começar definindo o que é marketing digital. Marketing digital é um conjunto de ações e estratégias com o objetivo de divulgar, comercializar e criar relacionamento, gerando resultados para empresas, marcas e pessoas. É uma atividade baseada na Internet, destinada à venda de mercadorias, promoção de uma marca ou à prestação de serviços. E será que investir em marketing digital vale a pena?

Com a transformação digital e a tecnologia em constante evolução, as pessoas estão, cada vez mais, visitando as plataformas digitais. Seja através dos celulares, computadores, laptops ou tablets, estamos cada vez mais conectados na Internet.

De olho no mercado, as empresas têm consciência desse fato e, portanto, vêm aproveitando a popularidade das plataformas digitais, como as redes sociais, para promover sua marca, seus produtos e serviços.

A realidade é que o marketing tradicional foi, quase que totalmente, substituído pelo marketing online. Ou seja, se você não existe online hoje em dia, não está nas mídias sociais nem no Google, você simplesmente não existe. Ou quase isso!

Portanto, se você deseja que sua empresa continue alcançando novos clientes e ampliando seu poder no mercado, se faz necessário adotar medidas e explorar o potencial da tecnologia de ponta. Resumindo, sim, o marketing digital vale a pena (e é essencial).

Marketing digital vale a pena: entenda as razões para essa afirmação!

A cada dia, mais empresas estão em busca de dicas de como fazer marketing na internet, com o objetivo de:

  • alcançar seus consumidores-alvo;
  • envolver suas personas afetivamente e efetivamente;
  • aumentar a fidelidade à marca;
  • impulsionar as vendas online.

Em suma, milhões de empresas já investem em ações digitais e, diariamente, tantas outras empresas passam a entender que marketing digital vale a pena e buscam quais as melhores estratégias de marketing para começar a construir sua presença online.

Se você ainda não começou a investir em marketing digital, sua empresa já está ficando atrás de seus concorrentes. A seguir, listamos algumas das razões para afirmarmos que marketing digital vale a pena.

Por que investir em Marketing Digital?

#1 Custo x Benefício

Um dos maiores benefícios do marketing online é que ele é econômico e ajuda a obter mais leads e oportunidades de negócio. Essa é a vantagem que mais chama atenção de quem tem interesse em começar a investir nas diferentes formas de marketing digital.

Além disso, ele fornece resultados mais precisos de ROI (retorno sobre o investimento) do que o marketing tradicional.

O tempo é o custo mais significativo do marketing digital. Pode demorar um pouco para implementar as estratégias e desenvolver resultados, mas o marketing digital vale a pena e o retorno vai compensar.

O marketing digital para pequenas empresas é ainda mais relevante. Novamente, o mais importante para este tipo de negócio é o baixo custo e o retorno do investimento que se faz.

O marketing digital oferece um retorno substancial de pequenos investimentos. Então, se você não dispor de um valor alto, isso não impede que você faça sua campanha com um valor menos substancial. 

Uma campanha de marketing digital bem planejada e direcionada pode alcançar os clientes certos, na hora certa, a um custo bem menor do que os métodos tradicionais de marketing.

#2 Alcance e Direcionamento

Ter um site permitirá encontrar novos mercados e fazer negócios globalmente com um pequeno investimento.

Com o advento da internet, o mundo virou o limite. Nesse contexto, você vai observar que o marketing digital vale a pena. Afinal, o marketing em plataformas digitais possibilita campanhas direcionadas onde os anúncios são apresentados aos clientes com base em suas preferências e interesses, aumentando a probabilidade de venda.

A única limitação é a sua criatividade e estratégia.

Leia mais em: Segmentação de mercado: exemplos de empresas na prática

As mídias sociais, além do conteúdo, fornecem uma plataforma eficaz para a comunicação e o envolvimento do seu público-alvo, onde você pode conversar em tempo real com seus potenciais clientes.

As principais ferramentas de marketing digital podem ser usadas para descobrir quem é e onde está o seu público-alvo ideal, para que você possa:

  • se concentrar neles;
  • abordá-los;
  • obter resultados satisfatórios.

Além de economizar dinheiro, você passa a conhecer melhor o seu público, se preparando cada vez mais para conquistá-lo. Mais um ponto para o digital! Mais uma vez, marketing digital vale a pena!

#3 Análise e Mensuração

Ao analisarmos se vale a pena investir em marketing digital, precisamos saber se uma estratégia foi efetiva ou não, ou seja, se um cliente foi convencido pela sua ação de marketing a comprar um produto ou serviço.

São necessários instrumentos e dados para medir se as campanhas publicitárias e anúncios veiculados deram resultados.

Um dos benefícios significativos de uma estratégia de marketing digital é a capacidade de medir esses resultados. Afinal, se você investe dinheiro em uma campanha, obviamente você quer acompanhar os resultados dela.

Para cada tipo de campanha existe um sistema de rastreamento, ou seja, um formato para medir o alcance dessas campanhas, isso inclui:

  • impressões;
  • cliques;
  • comentários;
  • compartilhamentos;
  • conversões e muito mais.

As suas estratégias digitais podem ser monitoradas com precisão em tempo real. Isso possibilita uma análise criteriosa, onde você pode ver quais ações estão funcionando e quais não estão, podendo ajustar suas campanhas para obter maior sucesso.

A análise de marketing digital permite que você use seus recursos com mais eficiência, reduzindo despesas desnecessárias e se empenhando em estratégias com maior probabilidade de retorno.

Leia também: Métricas no marketing digital: como usar e analisar

A seguir um vídeo para continuarmos a falar sobre esse assunto!

Como fazer Marketing Digital?

Agora que você está mais por dentro do universo do marketing digital e já sabe que vale a pena investir nessa estratégia, vamos entender como fazer marketing digital de fato.

Antes de mais nada, você deve definir qual é o seu objetivo com o Marketing Digital e, a partir disso, desenvolver um bom plano de ação. 

Alguns dos objetivos que podem ser alcançados com o marketing digital são:

  • Gerar Leads de maneira mais rápida;
  • Ser reconhecido como autoridade em seu nicho;
  • Tornar sua marca conhecida localmente;
  • Montar uma base de contatos para relacionamento.

Para saber se a sua estratégia de Marketing Digital está funcionando e trazendo resultados para o seu negócio é fundamental acompanhar as métricas certas – como já falamos anteriormente. 

Deixe de lado as métricas de vaidade (como quantidade de likes ou seguidores) e meça somente os indicadores que realmente tragam informações sobre resultado, como, por exemplo:

  • O número de Leads gerados;
  • O Custo por Lead (CPL);
  • O Custo de Aquisição de Clientes (CAC).

A realidade é que o Marketing Digital consiste em um conjunto de ações. O pulo do gato é amarrar isso do início ao fim para gerar resultados concretos para o negócio e, a melhor forma de fazer isso, é usando o Inbound Marketing!

O Inbound Marketing é uma estratégia baseada em atrair pessoas interessadas na sua marca por meio da produção de conteúdo relevante para, a partir daí, poder oferecer seus produtos ou serviços, conectando todas as ações do marketing digital.

Quais os benefícios do marketing digital?

Você já sabe que o marketing digital vale a pena, mas para que não reste dúvidas a respeito disso, confira alguns dos principais benefícios que esse modelo de marketing traz para o seu negócio.

A seguir, preparamos uma lista dos principais resultados que podem ser alcançados quando se aplica de maneira efetiva o Marketing Digital em uma empresa:

  • Aumento das vendas;
  • Alcance de uma posição de referência no mercado;
  • Aumento do conhecimento da marca;
  • Geração de leads qualificados;
  • Ênfase aos diferenciais da empresa, e mais.

A internet é uma fonte inesgotável de conhecimento cujo principal objetivo é disseminar informações.

O marketing digital tem o potencial de transformar a maneira como você alcança e envolve seus clientes.

Com as estratégias corretas e uma implementação eficaz, as pequenas empresas podem aumentar seu alcance e suas conversões em questão de meses.

Ao criar conteúdo relevante e atraente, otimizado para os mecanismos de pesquisa, você pode melhorar sua visibilidade online e alcançar mais e mais clientes.

Agora que você viu como vale a pena investir em marketing digital, mãos à obra.

Não é dispendioso, uma vez que o alcance pode lhe dar bastante retorno e é fácil fazer o acompanhamento.

Depois disso, com certeza, você concluiu que o marketing digital vale a pena, então é hora de começar! Para isso, acesse o artigo; “6 dicas de marketing digital: o melhor de cada estratégia” e comece a fazer o seu planejamento.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]