Você certamente já ouviu falar de marketing digital e como ele é necessário para empresas e profissionais que desejam se destacar em meio à concorrência, não é mesmo?
Se você é profissional da área da Odontologia ou tem um consultório e busca formas de atrair mais clientes e alavancar o seu negócio, saiba que existem estratégias de marketing digital para dentistas que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Neste post, confira as principais estratégias de marketing digital para dentistas e como elas podem ajudar você a conseguir melhores resultados. Acompanhe!
4 dicas de marketing digital para dentistas
1. Utilize as redes sociais
As redes sociais são importantes canais de comunicação e divulgação de conteúdo. Por meio delas, é possível se relacionar diretamente com os seus clientes e pessoas interessadas no seu negócio e na sua área de atuação.
Tenha em mente que nem todas as redes funcionam igualmente. É preciso identificar aquelas que seu público mais frequenta e apostar na criação de conteúdos adequados à linguagem de cada canal.
Independentemente da plataforma, é fundamental manter-se atento ao que preconiza o Código de Ética da profissão, evitando publicações do tipo “antes e depois” ou que anunciem preços, por exemplo.
As principais plataformas para trabalhar ações de marketing digital para dentistas são:
Com 127 milhões de usuários mensais no Brasil, o Facebook é indispensável para qualquer estratégia digital. O primeiro passo é a criação de uma fan page do seu negócio (e não perfil pessoal!) para agregar as informações sobre seu consultório e divulgar conteúdos que sejam de interesse do seu público.
Vale lembrar que muitos usuários utilizam o Facebook para entrar em contato e tirar dúvidas. Pensando nisso e para manter o engajamento do público, é importante que todas as interações recebidas — públicas e privadas — sejam respondidas o mais rapidamente possível.
Outra vantagem do Facebook é a possibilidade de criar anúncios pagos, além de ter acesso a importantes métricas que permitem avaliar o desempenho de cada publicação.
O Brasil é o segundo país com maior número de usuários no Instagram. Quer dizer, trata-se de outra rede social com imenso potencial de relacionamento com o público e construção de autoridade ao redor da sua marca.
Para dentistas, o Instagram pode ser explorado tanto com a divulgação de fotos sobre tratamentos quanto, principalmente, com vídeos curtos e Stories tirando as dúvidas mais comuns dos pacientes. Além disso, assim como o Facebook, também é possível anunciar no Instagram.
Voltada para relacionamentos profissionais e corporativos, o LinkedIn tem, no Brasil, sua terceira maior base de usuários em todo o mundo, sendo fundamental para destacar-se profissionalmente e construir autoridade em torno da sua marca.
O foco da rede social já não é tanto os potenciais clientes do seu consultório, mas sim colegas de profissão e outros profissionais da área da saúde. Por isso, os conteúdos publicados devem possuir um caráter mais informativo e que procurem debater novas tendências do mercado e refletir sobre os assuntos mais em voga.
Outra forma relevante de atuação no LinkedIn é participar de grupos de discussão e fóruns, ajudando a sanar dúvidas e a enriquecer o debate.
2. Crie um site e um blog
A maioria das pessoas pesquisa na internet antes de marcar uma consulta. E a forma que você tem de aparecer para essas pessoas é por meio de um site e um blog otimizado para os mecanismos de busca.
Enquanto o site é importante para agregar informações, como procedimentos que a sua clínica realiza, endereço e formas de contato, o blog é, na verdade, uma das principais ferramentas de marketing digital para dentistas.
É por meio dele que o profissional pode publicar conteúdos que ajudem a atrair mais clientes e manter uma comunicação mais aprofundada com o público e possíveis pacientes.
Para isso, neste ramo, além de respeitar o Código de Ética, é preciso focar em conteúdos informativos, que ajudem as pessoas com seus principais problemas e dúvidas do dia a dia.
Alguns exemplos de conteúdos são:
- Dicas de higiene bucal: como escovar corretamente os dentes, a importância do fio dental, por que limpar a língua etc.
- Procedimentos e técnicas: tipos de aparelho ortodônticos, como é a cirurgia de remoção do siso, comparação entre diferentes tipos de próteses etc.
- Boas práticas de saúde bucal: quantas vezes por ano ir ao dentista, quantas vezes por dia escovar os dentes, como escolher o dentista certo etc.
Mas apenas produzir conteúdos relevantes para o seu público não é suficiente para alcançar bons resultados. É preciso que eles sejam otimizados para os mecanismos de busca, aumentando as chances de o seu site aparecer entre os resultados de uma pesquisa no Google.
Para isso, é fundamental aplicar corretamente as dicas de SEO (do inglês, Search Engine Optimization) e realizar publicações de forma frequente e consistente.
3. Coloque sua empresa no Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio funciona basicamente como uma ficha cadastral do seu consultório, trazendo informações como endereço, telefone, site, horário de funcionamento e fotos, além do mapa com a localização exata.
Você já deve ter reparado: trata-se daquele resultado em destaque, que aparece no lado direito da página do Google quando realizamos alguma pesquisa específica.
Veja um exemplo:
Outra grande vantagem do Meu Negócio é que ele está integrado ao Google Maps, permitindo ao usuário pesquisar por dentistas pelo mapa, além de utilizar aplicativos de transporte para chegar ao seu consultório sem precisar digitar o endereço.
Leia mais: O que é Google Meu Negócio e como cadastrar sua empresa | Passo a Passo
4. Invista em e-mail marketing
O e-mail marketing é outra ferramenta fundamental dentre as estratégias de marketing digital para dentistas. Afinal, trata-se de uma das principais formas de manter o relacionamento com os clientes, por meio do envio frequentes de conteúdos e novidades que possam lhes interessar. É o que se conhece como nutrição de leads.
Contudo, essa comunicação só deve acontecer com a permissão do paciente, uma vez que é necessário que ele forneça seu e-mail (via site ou ficha cadastral no consultório, por exemplo) para que a sua empresa possa entrar em contato com ele. Além disso, ele deve poder se descadastrar a qualquer momento.
Aqui, é essencial que se evite o envio de spam e de conteúdos meramente promocionais. A ideia é manter o engajamento e o interesse constante do paciente.
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