Marketing

O que é Facebook Ads e como montar uma campanha perfeita?

O Facebook Ads é a ferramenta que permite a criação de anúncios no Facebook e Instagram. Ao compreender e dominar o que é Facebook Ads sua empresa amplia as chances de criar campanhas que alcancem a persona de seu negócio.

Entretanto, enquanto apenas 3% das empresas de maneira geral acreditam que suas campanhas não são bem sucedidas no Facebook Ads, algumas pesquisas mostram que, quando olhamos para as pequenas empresas esse número saltou para 62%. Ou seja 6 a cada 10 pequenas empresas não acreditam que o Facebook Ads atinge corretamente seu público alvo.

Se buscarmos uma explicação para isso podemos encontrar diversas, entretanto, a falta de experiência do uso da plataforma pode ser indicado como uma das razões, correto?

Será que o seu conhecimento sobre o que é Facebook Ads é o suficiente para alcançar o retorno que você espera com a ferramenta?

Ficou preocupado? Não fique! Em poucos minutos você vai se sentir mais preparado para começar ou melhorar suas estratégias nessa plataforma.

Criamos um passo a passo com a melhor maneira de criar uma campanha no Facebook, ao mesmo tempo em que apresentamos o que é Facebook Ads e como usar a plataforma a seu favor.

96% das empresas B2C (ou seja, que vendem diretamente para o consumidor final) utilizam o social media em sua estratégia, então o seu negócio não vai poder ficar de fora dessa.

Uma das formas de acelerar seu aprendizado e melhorar seus resultados é conhecendo o ebook gratuito “Guia prático e visual das principais ferramentas de mídias pagas”. O material reúne dicas fundamentais de como criar campanhas de mídia paga e obter sucesso nas suas campanhas

O que é Facebook Ads?

Começamos este artigo explicando que o Facebook Ads é a plataforma que permite a criação de anúncios no Facebook e Instagram.

Entretanto, existem muitas formas de começar a sua divulgação.

A primeira e mais rudimentar delas é clicar no botão “impulsionar publicação”, que fica logo abaixo do conteúdo que você publicou em sua página.

Nós não aconselhamos que você comece seu anúncio por aí, por mais tentador que possa ser.

O Facebook criou um gerenciador de anúncios ideal para criar campanhas:

  • com o um objetivo definido;
  • com melhor segmentação de público;
  • controle de localidade e mais.

Você acessa o gerenciador de anúncios por meio de seu próprio perfil do Facebook. Clique na seta do canto superior direito do seu perfil e selecione a opção “Gerenciador de anúncios”.

É claro que para isso você vai precisar que a página da sua empresa já esteja criada.

Depois é só seguir o passo!

Principais etapas para a criação de campanhas no Facebook Ads

1. Escolha o seu objetivo

Porque você está criando um anúncio? Toda estratégia de marketing digital precisa começar a ser construída a partir de um objetivo.

Dentro do Facebook a criação da campanha começa por aí! Ao clicar em “criar um anúncio” a primeira coisa que você precisará fazer é escolher um dos objetivos oferecidos pela plataforma, entre eles:

  • alcance;
  • reconhecimento de marca;
  • tráfego;
  • geração de cadastro (se quiser gerar leads pelo Facebook essa é a escolha correta) e muitos outros.
o que é facebook ads

Fonte: Facebook

2. Segmentação de público

Você deve saber qual é o público que a sua marca atende – ou deseja atender.

Uma das características mais marcantes do que é Facebook Ads é a capacidade de alcançar essa persona.

Na etapa de segmentação defina:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • localização;
  • interesses;
  • comportamentos.

Quer atingir pessoas que se casaram há 3 meses? Casais com filhos de até 3 anos? Isso é possível por meio da ferramenta de gestão de anúncios do Facebook.

o que é facebook ads

Fonte: Facebook

3. Onde veicular o anúncio

No feed do Facebook? No feed do Instagram? Nos stories?

Depois de delimitar o público e o objetivo da campanha é hora de escolher onde ela deve ser apresentada. Você pode escolher mais de um local para a mesma campanha.

4. Quanto você quer investir

Uma das dúvidas comuns sobre anunciar no Facebook ou Instagram é quanto custa um anúncio.

Os valores variar de acordo com vários critérios, entretanto, você pode delimitar os valores diários a partir de R$ 1 ou definir o valor total para gastar em um número de dias, por exemplo, R$ 100 para 10 dias de campanha.

Com essa opção o Facebook Ads vai distribuir o investimento automaticamente, de acordo com os dias que estiverem sendo mais produtivos para sua campanha.

o que é facebook ads

Fonte: Facebook

4. Defina o formato

Vídeo, carrossel, imagem única, Messenger e por aí vai!

O formato do anúncio é uma escolha que deve estar baseada na estratégia da empresa, mas seja criativo!

Existem muitas campanhas de Facebook Ads acontecendo ao mesmo tempo, por isso sua campanha deve ser criativa e poderosa para chamar atenção dos usuários.

Como você pode ver, criar um anúncio no Facebook Ads começa muito antes de você entrar no Gerenciador de Anúncios.

Depois de definir o formato basta fazer o pedido e esperar o Facebook aprovar.

Logo sua campanha estará no ar!

Quer saber como tudo isso funciona na ferramenta? No vídeo abaixo você tem um passo a passo completo para colocar seus anúncios para rodar e ampliar o sucesso da sua estratégia. Vale a pena acompanhar.

Mensuração de resultados

O marketing digital possibilitou que as empresas passassem a monitorar em tempo real os resultados efetivos das campanhas em cada plataforma. 

Agora que você já sabe o que é Facebook Ads e como criar uma campanha, é importante que lembre-se de acompanhar o resultado de cada ação. 

Somente assim será possível identificar o que pode ser melhorado, o que deve ser excluído de seu planejamento. 

Com o monitoramento de resultados uma equipe tem mais informações para otimizar campanhas e obter melhor retorno sobre investimento

Usar ferramentas que apoiem a avaliação de retorno de cada campanha é importante para a tomada de decisões estratégicas para cada empresa.

Leia também: Google Adwords ou Facebook Ads: as vantagens e como escolher em qual investir

Além disso, é recomendado que as redes sociais e os anúncios sejam parte de uma estratégia mais ampla que envolve também ações de Inbound Marketing como captura de leads, nutrição, e mais. E envolve outros canais de mídia paga ou não.

Por isso voltamos a fazer o convite para você fazer o download gratuito do ebook “Guia prático e visual das principais ferramentas de mídias pagas”. Com tudo o que você precisa saber sobre a criação de campanhas de mídia paga de sucesso!

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como gestão e monitoramento de redes sociais, incluindo integração com o Facebook Ads para a gestão de leads gerados em campanhas de anúncios.

Além disso, existem funcionalidades como criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações, incluindo Adwords e Facebook Ads.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]