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Gestão de Inbound Marketing: o que é e como realizar em 3 etapas

A gestão de Inbound Marketing envolve três etapas principais: planejamento das ações, controle da execução e mensuração de resultados.

Juntas essas etapas garantem que todas as etapas do Inbound Marketing, bem como as ações que as compõem, serão realizadas de acordo com o objetivo e tipo de negócio da organização.

A gestão de Inbound Marketing deve ser realizada por um profissional especializado, que conheça os processos, estratégias e indicadores desse modelo, podendo contar com o auxílio de uma ferramenta de Inbound Marketing para garantir que todas as etapas sejam executadas com sucesso. 

Se você que está lendo este artigo trabalha em uma empresa que deseja iniciar as ações de Inbound Marketing, você é muito bem vindo e tenho certeza que aprenderá muito, entretanto, considere a contratação de uma agência de marketing

Caso você seja um profissional de marketing de agência, saiba que ao aplicar essas três etapas garantirá melhores resultados para as campanhas de seus clientes. Dentro dos cenários de uma agência e de uma empresa comum, a gestão de Inbound Marketing contribui para:

  • aumento de produtividade da agência;
  • organização das atividades a serem executadas;
  • controle de tarefas;
  • medição de resultados em tempo real;
  • tomada de decisões mais assertivas.

Então sem mais delongas, vamos entender quais são as etapas da gestão de marketing.

Gestão de Inbound Marketing em 3 etapas

As três etapas que listamos abaixo compreendem a gestão de uma série de ações que fazem parte do que é Inbound Marketing, por isso, se você ainda tem dúvidas sobre esse conceito, indicamos que leia o artigo; “Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio”.

Estando tudo certo, vamos às etapas da gestão de Inbound Marketing!

1. Faça um planejamento

Planejar o que deve ser executado é uma etapa indispensável para tudo o que uma empresa for realizar, seja dentro ou fora do marketing.

É impossível pensar em iniciar uma série de ações sem saber aonde se quer chegar com ela.

Por isso comece a gestão de Inbound Marketing pelo planejamento. Em uma agência de marketing é importante montar o planejamento de cada cliente, afinal, cada um tem objetivos, serviços, produtos e públicos diferentes.

Para realizar essa etapa você precisará responder às seguintes perguntas:

  • o que eu preciso divulgar (qual é o serviço ou produto e quais as suas propostas de valor?);
  • quem é a persona que eu desejo atingir;
  • quais são os objetivos a curto, médio e longo prazo. Por exemplo, aumentar o tráfego, gerar leads qualificado e converter leads em cliente.

É nessa etapa que você deve entender a jornada do seu cliente e montar um funil de vendas. Somente assim você vai entender quais são as necessidades, problemas, desejos e dúvidas das personas em cada fase do caminho até a conversão do lead em cliente e posterior encantamento.

Pode ser interessante dividir seus objetivos de acordo com as etapas do Inbound Marketing:

  • atração;
  • conversão;
  • relacionamento;
  • venda;
  • encantamento.

Essa divisão vai ajudar você a dar a atenção necessária a todas as etapas da estratégia, além de tornar mais simples a identificação de gargalos e oportunidades.

2. Inicie a gestão das estratégias

Com o planejamento criado é hora de colocar tudo em prática. Cada etapa do Inbound Marketing possui um conjunto próprio de estratégias que geralmente são usadas para alcançar os objetivos de cada fase.

Por exemplo, na etapa de atração as ações mais comuns são:

  • SEO;
  • redes sociais;
  • conteúdo para blog.

Organize as ações de cada etapa do Inbound Marketing em seu planejamento e monte um cronograma que vai mostrar quando cada campanha deve ocorrer e quais são serão postas em prática. Lista também o que será necessário para a execução da campanha como por exemplo:

  • coleta de depoimentos;
  • gravação de vídeos;
  • produção de imagens para redes sociais;
  • construção de listas de palavra-chave;
  • redação de conteúdo para blog e mais.

Em suma, nessa etapa da gestão de Inbound você, como gestor, deve se preocupar em:

  • criar um cronograma;
  • definir o que deve ser feito, quem irá executar e quando;
  • apontar quais resultados esperados.

Para auxiliar nesta fase use uma ferramenta de gestão de projetos.

Leia também: Como fazer gerenciamento de agência de publicidade: 5 estratégias para maiores resultados

3. Acompanhe as métricas de Inbound Marketing

Chegamos a última etapa, mas é importante frisar que ela não deve ser feita apenas no final de um período como um semestre.

O acompanhamento de métricas do inbound marketing deve ser realizado em tempo real, enquanto das campanhas estão no ar (quando for uma campanha de início, meio e fim) e continuamente, em campanhas como as ações de SEO, que oferecem resultado ao longo do tempo.

Por meio das métricas sua equipe deve otimizar campanhas, aproveitar oportunidade e corrigir falhas.

Entre as métricas mais importantes do Inbound Marketing estão:

  • Tráfego;
  • Taxa de conversão de leads; 
  • Leads qualificados;
  • Taxa de rejeição.

Inclua uma ferramenta de Inbound Marketing na sua gestão

Agora que você sabe como fazer a gestão de Inbound Marketing é hora de receber uma mãozinha!

Realizar tudo o que listamos rapidamente, acima, é o grande desafio, tanto para empresas com equipes internas como para agências de marketing. A boa notícia é que você não vai precisar realizar tudo isso no braço!  Para melhorar seus resultados você pode contar com as “15 ferramentas de Inbound Marketing: do atrair ao fidelizar”.

Entre elas, o software de automação de marketing é sem dúvidas a mais estratégica porque reúne diversas funcionalidade em uma mesma ferramenta, entre elas:

  • painel de palavras-chave para SEO e marketing de conteúdo;
  • criação de landing pages e formulários;
  • automação de fluxo de e-mail marketing;
  • realização de teste AB;
  • automação de marketing;
  • Lead Tracking;
  • Lead Scoring para a qualificação de leads;
  • relatórios e mais.

Optar pela adoção do sistema de automação da LAHAR ajudará você otimizar todos os processos da gestão de Inbound Marketing dentro da empresa ou com o apoio de uma agência.

Converse com um de nossos especialistas e descubra o que a melhor ferramenta de marketing digital eleita pela ABCOMM em 2017 e 2019 pode oferecer ao seu negócio.

Sumário.

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