Uma estratégia de e-mail marketing precisa de uma ferramenta para envio de newsletter, concorda?
Afinal, como você espera levar a sua mensagem até o lead, sem usar essa ferramenta?
Nós já adiantamos que os provedores de e-mail pessoal, como Gmail, por exemplo, não são boas opções para quem deseja enviar um e-mail marketing ou uma newsletter para sua base de contatos.
Existem muitas razões para você evitar esse tipo de envio e optar por uma ferramenta para envio de newsletter que realmente seja voltada para isso, mas talvez, a razão mais grave é o fato de que esses provedores pessoais de e-mail tem mecanismos que os permitem identificar mensagens promocionais e encaminhar esse tipo de e-mail para o SPAM.
E só tem uma coisa pior do que não aproveitar todo o potencial de uma estratégia de e-mail marketing: ter todo o seu trabalho enviado para o lixo (SPAM), sem nem ter a chance de ser lido pelo lead.
Para 72% dos consumidores o e-mail é o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. Além disso, 59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que o email é o canal mais eficaz para gerar receita.
Além disso, o e-mail marketing tem um ROI de 38:1, ou seja, a cada $1 investidos, $38 voltam para a sua empresa.
Diante desses números, investir em uma ferramenta para envio de newsletter é o mínimo que você pode – e deve – fazer.
Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. O material é gratuito e ideal para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail.
4 ferramentas para envio de newsletter e seus características
A seguir, apresentamos quatro ferramentas para envio de newsletter:
- LAHAR,
- MailPress,
- Mailchimp,
- Mad Mimi,
Para entender como funciona cada disparador de e-mail marketing, continue acompanhando.
1. LAHAR
A LAHAR é bicampeã como melhor ferramenta de Marketing Digital pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e listada pela Liga Ventures como uma das empresas que mais estão inovando o marketing no Brasil.
Mais do que uma ferramenta para envio de e-mail marketing estamos falando de uma ferramenta de automação de marketing, criada no Brasil, com versão em português.
Entre as funcionalidades oferecidas pela LAHAR estão:
- criação de listas de e-mails personalizadas,
- possibilidade de envio de campanhas segmentadas,
- templates prontos que podem ser facilmente editados, sem necessidade de apoio de profissional de TI,
- envio de e-mail marketing,
- criação de fluxos de nutrição automatizados para cada contato, de acordo com o comportamento do lead,
- criação de landing pages e formulários,
- segmentação de leads.
Além disso, é possível acompanhar relatórios que medem a eficiência de cada e-mail enviado (acompanhado de taxas como de abertura de e-mail e cliques), realizar testes A/B para escolher o melhor formato de e-mail antes de enviá-lo a toda base e pontuar leads automaticamente para identificar os que estão mais próximos de realizar uma compra e podem ser abordados comercialmente (lead scoring).
2. MailPress
O MailPress é um dos principais plugins do WordPress para envio de newsletter.
É usado por milhares de usuários para envio de e-mails comerciais de empresas para seus clientes.
É uma ferramenta para envio de newsletter gratuita, que conta com a funcionalidade de dupla-verificação dos contatos na sua lista, além de ser um sistema intuitivo e simples de criação de e-mails.
Não encontramos ainda a versão em português, o que pode ser um dificultador para a sua gestão.
3. Mailchimp
Talvez você já tenha ouvido falar do Mailchimp, uma ferramenta para envio de newsletter, que oferece uma versão gratuita que atende a um bom número de empresas que estão começando. É permitido o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos cadastrados, sendo ideal para quem está começando.
A ferramenta disponibiliza diferentes templates e um editor simples de arrastar e soltar, que facilita a criação da newsletter.
A partir da integração com o Google Analytics também oferece dados para a gestão da estratégia.
4. Mad Mimi
O Mad Mimi é uma ferramenta para envio de newsletter que permite também:
- criar,
- editar,
- enviar,
- acompanhar os e-mails.
É uma opção bastante simples, mas que pode atender a muitas pessoas que estão apenas começando sua trajetória pelo e-mail marketing.
É grátis para até 100 contatos na base e permite a criação de newsletter a partir de templates pré-formatados em HTML ou criar seus emails do zero.
O que observar ao escolher a ferramenta para envio de newsletter?
Existem muitas razões para ter atenção ao escolher a ferramenta para envio de newsletter que a sua empresa irá utilizar. Ela pode ajudar ou atrapalhar seus planos de relacionamento com leads e clientes.
As ferramentas para envio de newsletter devem ser simples de usar, permitir o acompanhamento dos indicadores de e-mail marketing e contribuir para a otimização dos resultados que a sua empresa terá ao colocá-la em uso.
Agora, se você está em busca de uma ferramenta para Inbound Marketing, que vai te ajudar a criar estratégias voltadas para cada etapa do desse modelo de comunicação, nossa sugestão é que opte por uma ferramenta de automação de e-mail marketing.
Esse tipo de sistema, além de enviar e-mails, também apresenta recursos como:
- Criação de landing pages e formulários
- Integração de canais de geração de leads
- Segmentação de contatos
- Criação de fluxo de nutrição automatizado
- Automação de e-mail marketing
- Lead Scoring para qualificação
- Lead Tracking para acompanhamento do lead
- Acesso a relatórios
- Permissão para testes A/B
- Funil de vendas automatizado
Como você pode ver, esse tipo de ferramenta contribui para todas as etapas do Inbound Marketing e da gestão de e-mail marketing.
Ferramenta de automação de e-mail marketing
Então, como escolher a ferramenta para envio de newsletter que também é uma ferramenta de automação?
No início deste artigo falamos sobre a LAHAR, que além de uma plataforma de disparo de e-mail marketing, é um software de automação de marketing com todas as funcionalidades que listamos acima.
Se você deseja conhecer na prática o funcionamento do sistema, antes de contratar, nossa ferramenta de e-mail marketing gratuita pode ser usada por 15 dias. Então cadastre-se no formulário para aproveitar todos os recursos do software para e-mail marketing.
Lembre-se também de conferir nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe” e aplicar as dicas que oferecemos para otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail.
Saiba mais sobre a LAHAR, no vídeo abaixo.