Marketing

Ferramenta para envio de newsletter: 4 opções e como escolher

Uma estratégia de e-mail marketing precisa de uma ferramenta para envio de newsletter, concorda? 

Afinal, como você espera levar a sua mensagem até o lead, sem usar essa ferramenta?

Nós já adiantamos que os provedores de e-mail pessoal, como Gmail, por exemplo, não são boas opções para quem deseja enviar um e-mail marketing ou uma newsletter para sua base de contatos. 

Existem muitas razões para você evitar esse tipo de envio e optar por uma ferramenta para envio de newsletter que realmente seja voltada para isso, mas talvez, a razão mais grave é o fato de que esses provedores pessoais de e-mail tem mecanismos que os permitem identificar mensagens promocionais e encaminhar esse tipo de e-mail para o SPAM

E só tem uma coisa pior do que não aproveitar todo o potencial de uma estratégia de e-mail marketing: ter todo o seu trabalho enviado para o lixo (SPAM), sem nem ter a chance de ser lido pelo lead

Para 72% dos consumidores o  e-mail é o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. Além disso, 59% dos profissionais de marketing B2B afirmam que o email é o canal mais eficaz para gerar receita

Além disso, o e-mail marketing tem um ROI de 38:1, ou seja, a cada $1 investidos, $38 voltam para a sua empresa. 

Diante desses números, investir em uma ferramenta para envio de newsletter é o mínimo que você pode – e deve – fazer. 

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. O material é gratuito e ideal para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

4 ferramentas para envio de newsletter e seus características

A seguir, apresentamos quatro ferramentas para envio de newsletter:

  1. LAHAR, 
  2. MailPress,
  3. Mailchimp,
  4. Mad Mimi,

Para entender como funciona cada disparador de e-mail marketing, continue acompanhando. 

1. LAHAR

A LAHAR é bicampeã como melhor ferramenta de Marketing Digital pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) e listada pela Liga Ventures como uma das empresas que mais estão inovando o marketing no Brasil.

Mais do que uma ferramenta para envio de e-mail marketing estamos falando de uma ferramenta de automação de marketing, criada no Brasil, com versão em português. 

Entre as funcionalidades oferecidas pela LAHAR estão: 

  • criação de listas de e-mails personalizadas, 
  • possibilidade de envio de campanhas segmentadas, 
  • templates prontos que podem ser facilmente editados, sem necessidade de apoio de profissional de TI, 
  • envio de e-mail marketing,
  • criação de fluxos de nutrição automatizados para cada contato, de acordo com o comportamento do lead,
  • criação de landing pages e formulários, 
  • segmentação de leads.

Além disso, é possível acompanhar relatórios que medem a eficiência de cada e-mail enviado (acompanhado de taxas como de abertura de e-mail e cliques), realizar testes A/B para escolher o melhor formato de e-mail antes de enviá-lo a toda base e pontuar leads automaticamente para identificar os que estão mais próximos de realizar uma compra e podem ser abordados comercialmente (lead scoring).

2. MailPress

O MailPress é um dos principais plugins do WordPress para envio de newsletter.

É usado por milhares de usuários para envio de e-mails comerciais de empresas para seus clientes. 

É uma ferramenta para envio de newsletter gratuita, que conta com a funcionalidade de dupla-verificação dos contatos na sua lista, além de ser um sistema intuitivo e simples de criação de e-mails.

Não encontramos ainda a versão em português, o que pode ser um dificultador para a sua gestão. 

3. Mailchimp

Talvez você já tenha ouvido falar do Mailchimp, uma ferramenta para envio de newsletter, que oferece uma versão gratuita que atende a um bom número de empresas que estão começando. É permitido o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos cadastrados, sendo ideal para quem está começando. 

A ferramenta disponibiliza diferentes templates e um editor simples de arrastar e soltar, que facilita a criação da newsletter. 

A partir da integração com o Google Analytics também oferece dados para a gestão da estratégia.

4. Mad Mimi

O Mad Mimi é uma ferramenta  para envio de newsletter que permite também:

  • criar,
  • editar, 
  • enviar, 
  • acompanhar os e-mails.

É uma opção bastante simples, mas que pode atender a muitas pessoas que estão apenas começando sua trajetória pelo e-mail marketing. 

É grátis para até 100 contatos na base e permite a criação de newsletter a partir de templates pré-formatados em HTML ou criar seus emails do zero.

O que observar ao escolher a ferramenta para envio de newsletter?

Existem muitas razões para ter atenção ao escolher a ferramenta para envio de newsletter que a sua empresa irá utilizar. Ela pode ajudar ou atrapalhar seus planos de relacionamento com leads e clientes.

As ferramentas para envio de newsletter devem ser simples de usar, permitir o acompanhamento dos indicadores de e-mail marketing e contribuir para a otimização dos resultados que a sua empresa terá ao colocá-la em uso.

Agora, se você está em busca de uma ferramenta para Inbound Marketing, que vai te ajudar a criar estratégias voltadas para cada etapa do desse modelo de comunicação, nossa sugestão é que opte por uma ferramenta de automação de e-mail marketing

Esse tipo de sistema, além de enviar e-mails, também apresenta recursos como:

  • Criação de landing pages e formulários
  • Integração de canais de geração de leads
  • Segmentação de contatos
  • Criação de fluxo de nutrição automatizado
  • Automação de e-mail marketing
  • Lead Scoring para qualificação 
  • Lead Tracking para acompanhamento do lead
  • Acesso a relatórios
  • Permissão para testes A/B
  • Funil de vendas automatizado

Como você pode ver, esse tipo de ferramenta contribui para todas as etapas do Inbound Marketing e da gestão de e-mail marketing.

Ferramenta de automação de e-mail marketing

Então, como escolher a ferramenta para envio de newsletter que também é uma ferramenta de automação? 

No início deste artigo falamos sobre a LAHAR, que além de uma plataforma de disparo de e-mail marketing, é um software de automação de marketing com todas as funcionalidades que listamos acima. 

Se você deseja conhecer na prática o funcionamento do sistema, antes de contratar, nossa ferramenta de e-mail marketing gratuita pode ser usada por 15 dias. Então cadastre-se no formulário para aproveitar todos os recursos do software para e-mail marketing.

Lembre-se também de conferir nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe” e aplicar as dicas que oferecemos para otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

Saiba mais sobre a LAHAR, no vídeo abaixo. 

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]