Em uma rápida pesquisa no Google você pode encontrar muitas listas com dezenas de ferramentas de marketing, entretanto, se você quer saber quais são as mais certeiras e essenciais para o dia a dia esta lista enxuta pode ser o que você precisava.
As ferramentas listadas aqui não são ferramentas exclusivas do marketing digital, pelo menos não todas elas. Por isso, se você quiser uma guia mais completo, com sistemas que vão ajudar no marketing digital indicamos que acesse o artigo, “30 principais ferramentas de marketing digital”. Para ter uma visão geral, continue neste artigo.
Aqui você vai aprender mais sobre sobre o que considerarmos as principais ferramentas de marketing para:
- Pesquisa de palavras-chave
- Criação de site, e-commerces e blogs
- Design e Criação
- Prototipagem
- Análise de dados
- Gestão de equipe e tarefas
- CRM
- Ferramenta de automação de marketing
8 principais ferramentas de marketing para sua esratégia
Confira a seguir quais são as ferramentas estratégicas de marketing para cada área.
1. Pesquisa de palavras-chave
Uma ferramenta de pesquisa por palavras-chaves usadas em buscas no Google é uma muito importante para táticas de:
- marketing de conteúdos,
- SEO,
- anúncios patrocinados, e mais.
E também para entender quais são as principais dúvidas da sua persona. Isso vai ajudar mesmo em ações fora do marketing digital.
Para isso, ferramentas como Google Keyword Planner, Google Search Console e SEMRush são importantes parceiras.
Leia também: 9 ferramentas de Inbound Marketing: do atrair ao fidelizar
2. Criação de site, e-commerces e blogs
Mesmo que você não tenha um negócio digital, criar um site é quase um imperativo quando falamos de marketing atualmente.
O WordPress é uma ferramenta para criar seu site ou blog, que agora também tem plugin para e-commerce.
A plataforma é conhecida mundialmente por ser simples e permitir a criação de um site mesmo sem conhecer códigos ou dominar informações sobre programação e desenvolvimento TI. Além disso, é possível, inclusive, criar um site ou blog gratuitamente. No vídeo abaixo você conhece mais sobre ela.
3. Design e Criação
Seja para criar um flyer, folder, catálogo ou mesmo uma publicação em rede social você vai precisar de uma ferramenta de marketing para criar as imagens.
Qual ferramenta escolher vai depender da sua habilidade e conhecimento, ou da sua vontade de investir tempo aprendendo a criar.
Uma das razões de porque contratar uma agência de marketing é a qualidade e profissionalismo de criação de imagens, além de toda a estratégia que ela oferece.
Entre as principais ferramentas de marketing dentro da área do design estão:
- Canva (gratuito e online para quem não sabe criar imagens do zero e precisa se virar),
- Photoshop,
- Illustrator,
- Corel, entre outros.
4. Prototipagem
O Invision é uma ferramenta muito usada para prototipagem e é queridinha de agências porque permite o trabalho simultâneo de vários designers, facilitando a validação e aprovação de layouts e peças publicitárias mais complexas. Carros chefe de campanhas, por exemplo.
5. Análise de dados
O marketing deixou de ser sobre feeling e passou a ser sobre números. Tudo isso graças às ferramentas de análise de dados que permitem um acompanhamento completo do resultado de cada campanha de uma empresa.
O Google Analytics é uma das ferramentas estratégicas de marketing mais importantes da área, oferecendo um panorama completo da relação dos usuários com os canais digitais da empresa, facilitando a geração de insights e tomada de decisão.
6. Gestão de equipe e tarefas
Mesmo que você seja um profissional autônomo, gerenciar as atividades que você deve executar ao longo de um dia pode ser algo complexo. Por isso, nada como contar com uma ferramenta de marketing como o gerenciador de equipe ou tarefas.
Quando falamos de uma agência, controlar as atividades de cada área, os projetos de cada cliente e os resultados de cada ação, fazendo com que tudo saia na hora certa pode ser bastante estressante.
Uma ferramenta de marketing que automatize e atualize as informações para que o gestor tenha uma visão 360º sobre o que cada colaborador está realizando, o que já foi feito e o que está na fila, pode gerar muito mais produtividade e inteligência para todo o time.
Entre as ferramentas de marketing que absorver a função de gerir equipes podemos citar RunRun.it, Trello, Asana, entre outros.
7. CRM
CRM é uma ferramenta estratégica de marketing para o setor de atendimento e setor comercial.
Ela ajuda a empresa a criar um bom relacionamento com cliente e prospect, auxiliando a ampliar a satisfação, a retenção e a conversão de clientes.
Como você deve imaginar, isso impacta nos resultados financeiros e estratégicos da agência de marketing de maneira muito forte. Por isso, mesmo não sendo uma ferramenta de criação, deve estar neste guia de plataformas importantes para o marketing.
8. Ferramenta de automação de marketing
A ferramenta de automação de marketing torna o trabalho mais estratégico e produtivo.
Além de automatizar uma série de atividades repetitivas como o disparo de e-mail de boas vindas para um lead que converteu em uma landing page, por exemplo, essa ferramenta de marketing também permite que outras ações sejam realizadas como:
- criação de fluxo de e-mails automatizado,
- pontuação de leads,
- lead tracking,
- segmentação de contatos, entre outras.
Todas essas atividades só são possíveis com um software de automação de marketing ao seu lado.
Além disso, essa ferramenta oferece relatórios completos que vão otimizar também a análise de resultados.
Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias.