O termo ‘benchmarking’ vem da palavra em inglês ‘benchmark’ que quer dizer ‘referência’. Nos exemplos de benchmarking que veremos a seguir será possível entender melhor como essa pesquisa de dados no mercado pode ajudar uma empresa a crescer.
Você com certeza já ouviu várias pessoas se referirem pelo termo aos encontros para trocar ideias, experiências e informações sobre um determinado assunto.
Os benchmarks podem acontecer internamente, entre os departamentos de uma empresa, ou analisando outras empresas que têm processos eficientes que podem ser adaptados na sua área.
Quer entender melhor o que é e ver na prática exemplos de benchmarking que podem acontecer de acordo com a finalidade?
Continue lendo e saiba tudo que você precisa para implementar essa prática no seu negócio e colher frutos positivos para o trabalho.
O que é benchmarking?
O benchmarking é uma maneira de pesquisar e analisar seu próprio setor em busca de processos e métodos eficientes para aperfeiçoar seu negócio.
Geralmente, uma empresa que está precisando de uma referência para implementar uma mudança em alguma área do negócio, procura outras que já tenham experiências e resultados na área pretendida.
Áreas comumente analisadas em benchmarking são: processos de qualidade, métodos para enxugar custos, atendimento ao cliente, gestão do tempo e produtividade, etc.
O propósito desse processo é comparar sua empresa com uma referência no mercado — que pode ser mais de uma concorrente — para tirar ideias de melhoria.
Quer expandir seu negócio para o meio online? Leia este material exclusivo do nosso blog sobre o que é Marketing Digital e como usá-lo para fazer sua empresa crescer.
Por que fazer esse processo?
Uma empresa é um organismo vivo. Por isso, deve estar sempre em evolução para não ficar presa a processos obsoletos.
Pesquisar os concorrentes pode trazer inspirações de ideias novas tanto para melhorar os processos organizacionais internos quanto para criar ações de venda, novos produtos ou opções de serviços.
Os exemplos de benchmarking permitem também que a empresa esteja atualizada sobre as tendências do setor. Companhias de outros países, por exemplo, podem trazer boas referências de práticas inovadoras.
Abaixo reunimos alguns dos principais motivos pelos quais um negócio busca o benchmarking como estratégia de melhoria:
- Quando algum processo interno da empresa não está funcionando e precisa ser aperfeiçoado. Antes de olhar para as referências de fora, a empresa precisa ter uma gestão organizada para coletar os dados internos e identificar as lacunas.
- Quando uma empresa tem um concorrente forte e precisa entender melhor o que levou ao fortalecimento da marca, analisando seus processos, dados de desempenho e suas ações de comunicação e marketing.
- Os exemplos de benchmarking também são usados para avaliar a posição de uma empresa em relação a outras além da sua área, ou seja, negócios que são referências mundiais com um determinado processo ou função.
Quer tornar não só a sua empresa, mas também você em um empresário de sucesso? Conheça os principais coaches de vendas gringo para acompanhar e se inspirar.
Como organizar um benchmarking
Os métodos para aplicar qualquer um dos exemplos de benchmarking pode variar, pois é interessante adaptá-lo para a realidade da sua empresa. De maneira geral, o processo vai envolver:
- Escolher o tema de análise do benchmarking;
- Determinar o processo a ser analisado dentro do tema;
- Separar as métricas internas que serão analisadas;
- Reunir os resultados dessas métricas em um determinado período para comparação;
- Comparar e tentar identificar as possíveis causas das diferenças;
- Estabelecer metas para melhorar os resultados do processo interno;
- Repassar para a equipe os novos objetivos e processos de melhoria;
- Colocar em práticas as decisões estabelecidas;
- Fazer um novo relatório para analisar os resultados obtidos.
Conheça técnicas de marketing digital para atrair clientes e organize novos planos de ação para seu negócio conquistar mais clientes este ano.
7 exemplos de benchmarking na prática
O processo de benchmarking pode estar associado a melhoria em diversas áreas da empresa. Veja a seguir os exemplos de benchmarking que podem ocorrer para manter a melhoria contínua.
1- Finanças
Uma área crucial de toda empresa, esse exemplo de benchmarking pode acontecer comparando os indicadores financeiros com o desempenho geral da indústria através de relatórios de provedores de pesquisa de mercado.
2- Marketing
Outro exemplo de benchmarking é quando uma empresa precisa melhorar o nível de satisfação do cliente. Para isso, conta com um consultor de marketing especializado para orientar melhorias de acordo com as tendências mais usadas no setor e pela concorrência.
Aprenda a organizar o processo de marketing e suas etapas dentro da sua empresa. Essa análise também pode ajudar a identificar oportunidades de benchmarking.
3- Atualização de processos
Uma empresa de telemarketing busca aprimorar seus métodos para atender mais clientes, comparando referências de práticas mais usadas no setor atualmente.
4- Prestação de serviços
Uma loja virtual compara seu desempenho em relação ao prazo de entrega com seus principais concorrentes do setor.
5- Desenvolvimento
Uma empresa de mídia faz um exemplo de benchmarking quando compartilha os dados sobre o uso do seu serviço comparado com outras soluções da área.
6- Desempenho e produtividade
Uma empresa deseja implementar ferramentas de automação e busca a orientação de um consultor experiente na área para estudar as perspectivas de aumento da produtividade e o resultado de outras empresas do setor.
7- Práticas governamentais
Países e até mesmo estados podem trocar referências de boas práticas relacionadas a diversas áreas da gestão que podem contribuir para melhorar saúde, transporte, agricultura, etc.
Os exemplos de benchmarking são diversos e muito ricos para fortalecer a melhoria contínua nas empresas.
É importante olhar para fora e estudar o mercado para desenvolver um negócio não só lucrativo, mas que gera oportunidade para os profissionais da equipe se desenvolverem.
Sua empresa já fez algum tipo de benchmarking? Compartilhe como foi essa experiência e os resultados nos comentários abaixo.
A Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o marketing digital.