Você capta uma série de contatos de e-mail de várias fontes — landing pages, blog, pesquisas, redes sociais —, mas e depois? O que você faz com eles? Com um banco de dados construído, sua empresa pode investir em estratégias de e-mail marketing segmentado.
Disparar campanhas em massa sem pensar que nem todos podem estar interessados é um erro. Separando seus contatos em grupos com o mesmo perfil, a equipe de marketing pode criar campanhas exclusivas e com potencial muito maior de conversão.
Calma que esse cenário tem solução! Você só precisa repensar seu modus operandi e sair do automático ao criar campanhas de e-mail.
Reunimos abaixo cinco pontos-chave sobre e-mail marketing segmentado que devem ser observados e utilizados no momento do planejamento das ações. Continue lendo e suas estratégias de e-mail marketing nunca mais serão as mesmas!
Como fazer campanhas de e-mail marketing segmentado mais efetivas
1. Analise os contatos que NÃO se engajam com seus e-mails
O que seria um contato não engajado? Basicamente, aqueles que não abrem os seus e-mails nunca.
O principal objetivo de fazer campanhas de e-mail marketing segmentado é se comunicar com quem está interessado no seu produto ou serviço, certo?
Se a sua empresa trabalha com uma ferramenta de automação de marketing, ter acesso e analisar esses dados é mais fácil. Outros serviços como o Mailchimp também fornecem dados sobre taxa de não-abertura e marcação de spam.
E por que essa informação é relevante para as campanhas? Principalmente, porque os serviços de e-mail como o Gmail tem algoritmos rigorosos e ficar bombardeando contatos que não se interessam pelas suas mensagens pode tornar seu endereço um spam.
Por isso, vale a pena investir no e-mail marketing segmentado para estar na caixa de entrada principal e ter taxas de abertura mais altas.
2. Invista em incentivos para novos clientes
Quem comprou no seu site pela primeira vez forma um grupo estratégico para campanhas de e-mail marketing segmentado.
Eles acabaram de fazer uma compra, estão empolgados por terem encontrado o que queriam e fidelizá-los pode render mais receita em um curto período de tempo.
Esse grupo de pessoas pode receber incentivos exclusivos no pós-venda como, por exemplo, um e-mail pedindo a avaliação do produto com um cupom de X% de desconto válido por uma semana.
Lembre-se: envie o e-mail depois que o sistema registrar a entrega do produto. Timing é fundamental!
3. Clientes inativos não estão perdidos
Outro grupo valioso para investir são os de clientes que não fazem uma nova compra há muito tempo — a partir de 3 meses ou mais.
As campanhas de e-mail marketing segmentado podem ser feitas de forma seriada. Avise de novos produtos que chegaram na categoria da última compra, por exemplo, e ofereça um cupom de desconto junto com os e-mails.
Nesse caso, invista em uma linha de assunto interessante para chamar a atenção do seu contato e fazê-lo clicar imediatamente para ler o e-mail.
Fonte: Bqool.
De acordo com o segmento do seu negócio, as campanhas para clientes inativos podem variar. Seu site vende fraldas? Um e-mail semanal é pertinente. Vende produtos de maquiagem? Envie a cada três meses e-mails com as principais novidades.
4. Crie campanhas voltadas para coleções
As empresas do setor de vestuário e algumas do setor de produto conseguem muitos benefícios investindo em campanhas de e-mail marketing segmentado para as coleções.
O segmento que gosta de uma linha de produto e compra com frequência ou pelo menos abre os e-mails tem um potencial maior de comprar novamente se tiver novidades.
Suponhamos que você vende canecas divertidas e a cada trimestre produz novas versões da linha de super-heróis. Os clientes que já compraram essa coleção é o grupo principal para receber um e-mail com as novidades.
Analise o histórico de taxa de abertura de e-mail para refinar o interesse. Priorize clientes que abriram e-mails da empresa nos últimos 60 dias, por exemplo, para evitar envio para clientes desinteressados.
5. Fique um passo adiante das necessidades do cliente
Segmentos como o de vestuário infantil e tecnologia oferecem oportunidades de antecipar necessidades e desejos dos clientes.
Afinal, os pais precisam comprar um volume de roupa nova grande nos primeiros anos de vida dos seus filhos. E quem é louco por tecnologia e não perde uma atualização, deseja muito saber as novidades.
Se o seu negócio mantém o cliente informado sobre o que há de novo no seu site, ambos os lados só tem a ganhar.
Um fluxo de nutrição de e-mail marketing segmentado e automatizado funciona perfeitamente para esse tipo de campanha.
Se o cliente fez uma compra do último iPhone, pode receber um e-mail com os acessórios exclusivos para o seu modelo de celular e, claro, quando o novo modelo do smartphone estiver disponível.
Esse tipo de segmentação baseada na oportunidade vai atrair visitas qualificadas para páginas estratégicas do seu site.
Gostou das dicas sobre e-mail marketing segmentado?
Investir nas campanhas de e-mail marketing segmentado, pensadas estrategicamente para os clientes certos, vai aprimorar suas estratégias com o tempo e aumentar as chances de ter um fluxo de vendas maior.
Use uma ferramenta de e-mail marketing que se integre ao sistema da sua loja virtual para facilitar a segmentação e o envio das campanhas.
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