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E-mail marketing para clientes inativos: como montar? 6 dicas

É provável que você já saiba que uma estratégia de e-mail para ser bem sucedida deve ser uma estratégia de e-mail segmentado. Entre as possibilidades de segmentação está o e-mail marketing para clientes inativos. 

Clientes inativos são aqueles que já fizeram negócio com a sua empresa ou já estiveram próximos a isso. 

Existem também os leads inativos, que não se relacionam mais com o conteúdo que você compartilha, por exemplo. 

Reativar clientes inativos é uma estratégia que pode trazer bastante lucro para a empresa, afinal, as pesquisas não nos deixam mentir: é de 5 a 25 vezes mais caro adquirir um novo cliente do que manter um cliente atual.

Além de ser mais fácil convencer alguém que já viveu uma experiência positiva com a sua empresa, a retenção de clientes pode impactar diretamente o seu caixa, com um ciclo de venda menor e mais barato. 

Com tudo isso em mente, aprender como fazer e-mail marketing para clientes inativos também deve estar entre os tópicos de atenção de uma estratégia de marketing digital.

Como criar um email marketing para clientes inativos

Se você está iniciando um trabalho de e-mail marketing para sua empresa ou para seus clientes, indicamos que conheça nosso “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. O material é gratuito e serve como um guia para te ajudar a dar passos importantes rumo a resultados relevantes em suas campanhas seja de e-mail marketing para clientes inativos ou em outros estágios de relacionamento.

Com foco total em ações de e-mail marketing para clientes inativos indicamos uma estratégia que obedeça o seguinte passo a passo:

  1. Segmente seus clientes inativos
  2. Crie um motivo para o cliente voltar
  3. Crie um fluxo de e-mails personalizado
  4. Considere aplicar uma pesquisa 
  5. Dedique-se na criação de um bom assunto de e-mail
  6. Use uma ferramenta de automação de marketing para facilitar o trabalho

Confira mais detalhes, logo a seguir. 

1. Segmente seus clientes inativos

A segmentação de clientes é fundamental para a criação de uma comunicação eficiente independente da etapa de vendas em que o cliente está. 

Quando falamos de clientes que já compraram (ou quase) com a sua empresa, enviar o mesmo e-mail que leads que estão no início de funil recebem é um erro. 

Seu cliente quer sentir que você realmente sabe quem ele é e que ele é importante para sua empresa.

Por isso, invista em uma comunicação mais próxima, como velhos amigos que não se vêem há algum tempo. 

A partir da segmentação você conseguirá criar uma comunicação mais eficiente a partir de um conteúdo que realmente interessa ao lead em questão. 

Caso existam muitas personas dentro da sua empresa ou mesmo muitos produtos ou serviços oferecidos, tente ser ainda mais específico, personalizando todos os conteúdos. 

2. Crie um motivo para o cliente voltar

Um cliente inativo precisa de um motivo para voltar a fazer negócios com a sua empresa. A qualidade do produto ou serviço é uma dessas razões, mas é preciso também pensar em:

  • estratégias de preço,
  • criação de uma experiência diferenciada, 
  • oferecer um conteúdo de valor, 
  • apresentar um serviço mais completo e mais.

O lançamento de um produto novo em primeira mão para quem já foi seu cliente é uma ideia simples, que traz muito resultado. 

Segundo pesquisas, 59% das pessoas afirmam que o e-mail marketing tem influência direta na decisão de compra.

Por isso, considere criar conteúdos relevantes e não apenas promoções frias e descontos vazios. Atrele sempre o apelo a compra com:

  • um gatilho relevante, 
  • uma campanha criativa, 
  • ou um conteúdo de valor. 

3. Crie um fluxo de e-mails personalizado

Mesmo com 72% dos consumidores escolhendo o email como o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas. Um único e-mail marketing para clientes inativos não vai resolver nada. Ou melhor, vai resolver pouca coisa. 

2 bilhões de emails são enviados no mundo TODOS os dias! 

A caixa de entrada do seu cliente, provavelmente, está cheia. Nem sempre ele tem tempo para interagir com o e-mail que você mandou e é possível que esqueça de abri-lo se deixar para depois. 

Além disso, nem sempre um cliente sente o impulso de voltar a se relacionar com a sua empresa por causa de um único contato. 

Diante dessas observações é importante considerar a criação de um fluxo de automação de e-mails usando ferramentas de automação.

Os softwares de automação de marketing garantem o apoio necessário para otimização da estratégia desde a captação de leads até o encantamento de clientes. 

4. Considere aplicar uma pesquisa 

Entender porque o cliente está inativo é uma das formas de saber como se comunicar com ele, entendendo as razões do distanciamento e agindo para sanar as questões corretas. 

Em muitos casos um cliente parou de fazer negócios com a sua empresa por uma má experiência de compra, por exemplo. Nesses casos, e-mails que oferecem descontos não vão converter esse cliente. De fato, 61 % dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos.

Entender o feedback dos clientes pode te ajudar a criar conteúdos que vão ser melhor utilizados para atrair esse cliente novamente. 

Entenda melhor como usar a pesquisa de satisfação assistindo ao vídeo abaixo.

5. Dedique-se na criação de um bom assunto de e-mail

Boas ideias de assunto do e-mail são fundamentais para boas taxas de abertura de e-mail. 

Mais uma vez, lembre-se que o seu cliente recebe muitos e-mails todos os dias e que chamar a atenção dele com um assunto de e-mail que mostre que aquele conteúdo será relevante é fundamental. 

Não adianta ter uma excelente campanha dentro do e-mail se ninguém abre o conteúdo.

Leia também

6. Use uma ferramenta de automação de marketing para facilitar o trabalho

Diante da necessidade de segmentação de contatos e da criação de fluxos de automação é fundamental considerar a adoção de um software de automação de marketing que ajude na criação de campanhas de e-mail marketing para clientes inativos.

A ferramenta da LAHAR oferece uma série de funcionalidades para que você faça a gestão de leads e de clientes.

Confira como funciona a ferramenta de automação de e-mail marketing da LAHAR, no vídeo abaixo e entre em contato para saber o que podemos fazer pela sua empresa. 

Sumário.

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