Nenhum consumidor pensa igual ao outro e, por isso mesmo, seus pontos de vista são diferentes acerca de um produto ou serviço – e cada um deles é útil na hora de promover melhorias sobre o que está sendo oferecido pela sua empresa.
Um grande aliado das organizações nesse processo de conhecimento das percepções do consumidor é o e-mail de pesquisa de satisfação.
Afinal, as pesquisas de satisfação ajudam as organizações a compreenderem as opiniões dos clientes de forma mais clara e, consequentemente, melhorar sua experiência.
A verdade é que, além de avaliar a qualidade do seu negócio e ter insights para melhorias, a pesquisa de satisfação com o cliente é uma maneira de estreitar o relacionamento.
Quer conhecer os tipos de pesquisa de satisfação e aprender como criar pesquisas de satisfação por e-mail? Continue a leitura deste artigo até o final!
O que é um e-mail de pesquisa de satisfação?
Um e-mail de pesquisa de satisfação é um recurso que coleta dados e informações dos clientes. Ele tem como objetivo identificar gargalos e gaps durante sua jornada e, assim, colher percepções e opiniões que, em conjunto, são essenciais para promover uma melhor experiência a eles.
. Com ele, seu negócio poupa tempo, dinheiro e recursos, além de alcançar um número elevado de pessoas e facilitar sua participação.
Como esse canal facilita tanto a vida do consumidor, sua taxa de resposta costuma ser alta, o que, consequentemente, gera um grande volume de dados coletados.
Há duas formas de fazer a pesquisa de satisfação por email. São elas:
- Pesquisa no corpo do e-mail: com as perguntas da pesquisa já no corpo do e-mail, o consumidor pode respondê-las sem ter que abrir uma nova aba do navegador. Geralmente, as perguntas para pesquisas de satisfação mais usadas em uma pesquisa via e-mail são fechadas e perguntas de Net Promoter Score (NPS). Este método costuma ter menos de cinco perguntas
- Convite com link para pesquisa por e-mail: o e-mail possui uma breve descrição da pesquisa e um link para acessá-la. Os usuários que pretendem respondê-la podem clicar no link e serão redirecionados para a página da pesquisa.
Como criar uma pesquisa por e-mail?
Esse processo é bem simples com a ajuda de softwares de automação de marketing como o Ramper Marketing. Com eles, é possível construir relacionamentos de qualidade com seus contatos a partir de como cada um deles interage com sua empresa.
Aproxime-se no momento certo para o envio da pesquisa de satisfação personalizada de acordo com suas informações pessoais de contato.
No Ramper Marketing você pode gerenciar seus contatos em nosso CRM e automatizar ações de disparo de email de pesquisa de satisfação.
Monte um e-mail de pesquisa de satisfação com altas taxas de resposta
Antes de mais nada, o primeiro passo deve ser definir qual o seu objetivo com aquele e-mail. Sabendo exatamente aquilo que você deseja alcançar, é mais fácil criar perguntas para pesquisas de satisfação mais assertivas.
Para que os consumidores estejam dispostos a colaborar, elabore pesquisas diretas e coesas. Confira, a seguir, um passo a passo para montar um email de pesquisa de satisfação que converta.
1. Adicione sua marca
Incluir o logo da sua empresa e utilizar as cores da sua paleta de marca em sua pesquisa são fatores importantes para uma apresentação atraente, consistente, de qualidade e que passe credibilidade e segurança ao respondente.
2. Dedique-se à criação das perguntas para pesquisa de satisfação
- Defina seu alvo: todas as perguntas devem ser direcionadas para atender ao seu objetivo.
- Faça uma pergunta para cada assunto: não tente combinar vários itens em uma única pergunta, isso dificulta a compreensão das respostas.
- Não tente influenciar o usuário: faça perguntas sem opinião e/ou juízo de valor.
- Seja específico: nada de perguntas vagas que dificultem a mensuração das respostas.
- Faça no máximo 10 perguntas: pesquisas muito longas podem desestimular os usuários a respondê-la até o fim.
- Escolha os tipos de perguntas: existe uma variedade de tipos de perguntas, o ideal é que você foque em um ou dois tipos de perguntas por pesquisa, caso contrário você pode confundir o cliente.
- Cubra todas as respostas possíveis: se fizer perguntas de múltipla escolha, é fundamental garantir que haja todas as possibilidades de respostas.
3. Chame a atenção!
Dê aquela caprichada na hora de formular as chamadas do email. Confira algumas sugestões de texto de assunto de email:
- Dê a sua opinião e ganhe um vale presente.
- Ajude-nos a melhorar a sua experiência.
4. Seja convincente
É o corpo do email que contém o texto que convida o destinatário a realizar a pesquisa. Ele precisa ser amigável e oferecer detalhes sobre o questionário.
Confira um exemplo de texto para email de pesquisa de satisfação:
“Olá Fábio,
Obrigado por usar o nosso serviço. Nós ficamos realmente felizes por você ter nos escolhido para fazer parte dos seus planos de viagem.
Ajude-nos a melhorar, gostaríamos de fazer algumas perguntas sobre sua experiência até agora. Leva apenas 3 minutos e suas respostas nos ajudarão a tornar o NOME DA EMPRESA ainda melhor para você e outros clientes.
Muito obrigado,
[assinatura]
Botão: Responda a pesquisa”
5. Crie um CTA poderoso
A chamada à ação deve ser chamativa e eficiente. Dessa maneira, crie uma frase clara e direta, e opte por botões que, ao serem clicados, redirecionam o usuário direto para a pesquisa.
6. Segmente seus contatos
Você sabe para quem sua equipe deve enviar o email de pesquisa de satisfação? Há casos que ele pode ser disparado para todo seu mailling, mas há situações em que é melhor enviá-lo para um grupo específico de pessoas, como por exemplo, usuários que adquiriram um produto recentemente..
A segmentação da sua lista de contatos ajuda na hora de obter respostas mais assertivas e gera insumos para trabalhar de maneira efetiva em cima das respostas para transformá-las em ações.
7. Está tudo ok? Hora do envio!
Após verificar seu email e testar os links, está no hora de agendar o envio para quando você deseja que os usuários o recebam.
Tipos de pesquisa de satisfação
Agora que você já sabe o passo a passo para montar seu email de pesquisa de satisfação, conheça alguns tipos de pesquisa para escolher o que melhor se adequa às preferências da sua audiência.
Feedback: essa é uma das melhores formas de conhecer o grau de satisfação do seu cliente, pois por meio do feedback ele expressa toda a sua experiência e fornece mais detalhes do que seria possível em uma pesquisa fechada.
Formulário do Google: esse tipo de pesquisa permite a criação de modelos mais personalizados, o que pode ajudar seu negócio na compreensão de alguns aspectos de forma mais precisa.
Net Promoter Score: prática e rápida essa opção é capaz de apontar a lealdade e a satisfação dos clientes com uma única pergunta. Com esse tipo de pesquisa é possível dividir os clientes em três categorias: promotores, neutros e detratores.
Escala Likert: esse tipo de pesquisa trabalha com a distribuição de votos em relação a seu serviço. Esse modelo pede ao usuário que ele concorde ou discorde de determinada afirmação em uma escala de 1 a 5, onde 1 é nunca e 5 é sempre.
Pronto para colocar em prática?
Para te ajudar a colocar em prática essa estratégia de email de pesquisa de satisfação é fundamental usar um software CRM como seu aliado.
O Ramper Marketing pode te ajudar a garantir a satisfação do consumidor além de automatizar o processo de disparo de emails de pesquisa de satisfação.
Tome melhores decisões baseadas nos resultados das pesquisas e nas métricas de desempenho de marketing obtidas em nossos relatórios automáticos.