Marketing

Como escrever e-mail marketing: do assunto ao CTA!

Como escrever um e-mail marketing? Por onde começar? Que tipo de conteúdo compartilhar? Onde colocar o CTA? Quais imagens incluir no material? 

Todas essas e outras perguntas surgem na cabeça de quem está em busca de como começar um e-mail marketing. 

E é justamente para te ajudar a dar esses primeiros passos que criamos este artigo sobre como escrever um e-mail marketing. Confira nossas dicas!

Como escrever email marketing?

Vamos começar este guia de como redigir um e-mail marketing dividindo o material em três partes:

  • assunto do e-mail, 
  • o conteúdo do e-mail, 
  • o CTA. 

Cada uma dessas partes, quando juntas, formam um e-mail marketing de sucesso, que vai alcançar bons resultados em relação a taxa de abertura, engajamento e cliques. 

Assunto do e-mail

A escolha do assunto para email marketing é uma etapa fundamental de como escrever um e-mail marketing.

Sem um bom assunto as suas taxas de abertura tendem a ser muito baixas e com taxas de abertura baixas todo o resultado da campanha é afetado. 

Entre as dicas de como escrever um bom assunto para e-mail marketing estão: 

  • seja objetivo
  • busque gerar curiosidade
  • evite palavras como “promoção”, “grátis, “clique aqui” etc (elas podem levar seu e-mail para a caixa de SPAM)
  • seja pessoal ao incluir o nome do lead e ao oferecer um conteúdo alinhado ao que ele tem interesse,
  • desperte o senso de urgência e escassez e considere usar outros gatilhos mentais no e-mail marketing
  • considere o uso de dados e números para despertar interesse no lead, 
  • a presença de emojis pode ajudar nas taxas de abertura, 
  • assuntos de e-mails com perguntas também é uma boa ideia, 
  • use o humor para engajar.

Essas são apenas algumas ideias de como começar um e-mail marketing ao criar um assunto poderoso! 

Conteúdo do e-mail

Depois de convencer um lead a abrir seu e-mail é bom que você tenha algo de valor para oferecer a ele, caso contrário você corre o risco de perder a credibilidade e, até mesmo, o lead.

Você já ouviu falar em copywriting? Estamos falando de uma técnica de escrita que tem como objetivo convencer os usuários que têm contato com o material a agir. 

Seja em textos escritos ou falados, o copywriting tem como objetivo convencer o interlocutor. 

E convencer, diferente do que algumas pessoas acham, não é usar a velha estratégia do imperativo, usada por exemplo em campanhas como a clássica “Compre Batom”. 

Os consumidores mudaram seus comportamentos e cabe às empresas acompanharem essa evolução.

A “arte de convencer” atualmente está muito mais relacionada a se conectar com o “outro”. 

Logo, ao usar o copywriting para e-mail marketing deve buscar criar um conteúdo que apresente elementos como: 

  • conhecimento total sobre o lead (a segmentação de clientes e a automação de marketing vai te ajudar), 
  • linguagem simples, objetivo e clara, 
  • comunicação personalizada, 
  • empatia com os problemas do lead, 
  • oferta de uma solução para as demandas do usuário, 
  • senso de urgência, escassez, exclusividade, 
  • antecipe objeções, 
  • dê uma motivo para o lead agir, 
  • ofereça valor durante o seu e-mail. 

Leia também: Design de e-mail marketing: 6 táticas para aumentar a conversão de suas campanhas

Para entender melhor o que é copywriting e como usar o copywriting para e-mail marketing, indicamos que assista ao vídeo a seguir. 

Outros elementos importantes ao aprender como escrever e-mail marketing são:

  • use um design criativo, moderno e clean, 
  • alinhe o material à identidade visual da empresa, 
  • organize as informações mais importantes, colocando-as logo no topo do e-mail ou em destaque ao longo do material, 
  • use a linguagem adequada para seu cliente.

Atenção: nunca coloque o texto do e-mail em formato de imagem! Use o template em HTML.

CTA

Fazer o lead clicar no CTA do e-mail é um dos principais objetivos e desafios para quem está começando a aprender sobre como escrever e-mail marketing. 

Para criar um CTA eficiente, algumas dicas também pode ser seguidas, entre elas: 

  • mais uma vez explore o senso de urgência e/ou escassez,
  • destaque o benefício que o lead terá ao clicar,
  • use cores chamativas e em contraste com o restante do e-mails, para atrair o olhar do lead, 
  • organize e posicione o call to action antes da “primeira dobra do e-mail” e também ao final do material. 

Uma das formas de otimizar os resultados de cliques é fazendo testes A/B com o CTA e descobrir como funciona melhor com a sua base de leads.

Como criar um template de E-mail marketing?

Além do conteúdo escrito, ao aprender  como começar um email marketing é importante seguir outras dicas relacionadas ao template do material.

Mas, afinal, como criar um template de e-mail marketing? É simples: 

  • faça o template em HTML ao invés de usar uma imagem única inserida no corpo do e-mail,
  • otimize e reduza o peso das imagens que for usar, elas devem ter alta qualidade, mas não podem demorar a abrir. Uma dica para isso é usar o Tiny.png, que diminui o peso das imagens sem fazer com que percam a qualidade, 
  • deixe o material responsivo para mobile: lembre-se que 66% dos e-mails são abertos em um dispositivo móvel, logo, sua mensagem precisa ser completa também dentro dessas plataformas,
  • use as cores para organizar e destacar informações, 
  • brinque com a tipografia para dar destaque e personalidade ao conteúdo. 

Se você ainda não domina as técnicas de  como escrever email marketing, nós sugerimos que acesse o nosso checklist “Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe” e também nosso Guia do E-mail Marketing. Com tudo sobre como iniciar uma campanha de e-mail marketing e como coletar bons resultados com a estratégia. 

E para finalizar, não se esqueça que a escolha da ferramenta de envio de e-mail marketing é uma etapa fundamental para ter sucesso nessa empreitada. 

A plataforma correta permite que você crie e-mails em HTML de maneira rápida e fácil, sem precisar da ajuda de um programador ou desenvolvedor web. Além disso:

  • facilita o disparo dos e-mails,
  • permite a segmentação de leads, 
  • realizar testes A/B, 
  • controla e monitora os resultados,
  • qualifica leads e mais.

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de leads;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação e envio de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • e mais!

Acesse a plataforma, crie sua conta e experimente grátis por 7 dias. 

Sumário.

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