Marketing

Como lançar um curso online: [Guia] da ideia à divulgação em 6 passos

Você está por dentro de todas as tendências em EAD, sabe como montar um curso online e já sabe qual conteúdo compartilhar. Agora é hora de dominar algumas técnicas como lançar um curso online.

Como você pode imaginar, essa etapa é muito importante para o sucesso da sua empreitada como empreendedor digital.

É por isso que vamos direto ao assunto: afinal, como lançar um curso online?

Como lançar um curso online: 6 etapas para engrenar sua carreira

A seguir organizamos cinco etapas de como lançar um curso online:

  1. Defina o preço do curso
  2. Destaque seus diferenciais
  3. Capte leads e faça a nutrição
  4. Use o e-mail marketing para se comunicar
  5. Faça marketing pessoal
  6. Crie a divulgação do curso online

1. Defina o preço do curso

Esse é um aspecto muito importante para a divulgação de cursos online.

Seu preço não pode ser muito alto, pois assustará os alunos, nem muito baixo, a ponto de diminuir a credibilidade de seu material.

Faça um levantamento de seus gastos, uma projeção do que você deseja alcançar e uma pesquisa em cursos concorrentes.

A partir disso defina um preço e lembre-se que, provavelmente, você fará promoções ao longo de seu lançamento. Contabilize todos esses gastos e coloque uma margem de lucro que seja interessante para você, afinal, seu objetivo é ganhar dinheiro, além de compartilhar seu conhecimento, correto?

2. Destaque seus diferenciais

A didática de aula pode ser um de seus diferenciais.

Aulas com duração de 5 a 10 minutos tem potencial de atrair a geração Millenium.

A lista de tópicos sobre o que o curso abordará deve incluir um diferencial, como um professor convidado ou um estudo de caso especial.

Aulas ao vivo ou gravadas devem ser consideradas pensando no seu público.

Ao organizar como será a estrutura do curso pense em diferenciais importantes para a sua persona e inclua na organização do material e, claro, use isso a seu favor na divulgação.

Devido à importância dessa etapa indicamos que, antes de lançar seu curso EAD, você volte e leia também o conteúdo, “Como montar um curso EAD: 4 etapas para criar e vender online”. Aprofunde sua compreensão dos passos necessários para organizar seu curso.

Como lançar um curso online

3. Capte leads e faça a nutrição

A captação de leads é uma das estratégias de marketing digital que melhor funcionam para converter visitantes em alunos.

Inclusive essa campanha pode ser posta em prática muito antes do curso ser lançado, gerando curiosidade e expectativa. 

Usar aspectos emocionais e discursos como “Vem mais um curso imperdível de marketing para varejo. Cadastre-se e receba um desconto especial” vai ajudar você a gerar um banco de contatos qualificados que deverão ser nutridos e preparados para venda do curso, quando o momento certo chegar.

Uma outra estratégia para gerar leads qualificados é criar e divulgar um webinar gratuito que envolva o assunto do curso que será lançado.

Para saber mais sobre esse assunto confira o artigo;O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads”. 

4. Use o e-mail marketing para se comunicar

Depois de captar leads é hora de nutri-los por meio de uma comunicação estratégica e contínua. Um fluxo de nutrição automatizado vai te ajudara alcançar os resultados que você deseja, compartilhando informações alinhadas as etapas do funil de vendas e da jornada de cada lead.

Use o e-mail para falar mais sobre as aulas, professores, temáticas e abordagem.

Lembre-se de tocar na ferida do lead destacando, principalmente, o que ele tem a ganhar ao se inscrever.

Quais problemas que o usuário tem hoje e que seu curso será capaz de solucionar?

5. Faça marketing pessoal

Se você é o palestrante do curso que esta lançando é preciso que se lembre que a sua imagem terá impacto direto no sucesso das vendas do curso.

Com uma marca pessoal forte, consolidada e profissional suas chances de alcançar o sucesso são muito maiores.

Isso não quer dizer que sem essa marca pessoal você não consiga vender cursos, mas de fato o marketing pessoal vai ajudar seu potencial de alcance, credibilidade e autoridade.

Para isso tenha redes sociais atualizadas, faça networking, conecte-se com parceiros que possam ajudar a elevar o seu nome e o dos cursos. Crie ações e projetos além das aulas para possa associar mais experiências em seu currículo.

6. Crie a divulgação do curso online

Depois de seguir todas essas dicas de como lançar um curso online é hora de divulgá-lo.

Além do uso da estratégia de captação de leads e de envio de e-mail marketing que já citamos acima é hora de criar uma campanha para atrair alunos agora!

Entre as ações mais eficazes para isso estão:

  • redes sociais;
  • blog;
  • anúncios pagos, no Google Ads, Facebook Ads, Youtube e LinkedIn Ads;
  • SEO.

Esse último, entretanto, demanda tempo e seu resultado será melhor se você já tiver começado pelo menos há 6 meses.

Outras ferramentas de divulgação que se mostram cada dia mais eficientes e tem o poder de ampliar exponencialmente o alcance de seu curso, estão:

Voltando ao e-mail marketing, você terá melhores resultados se criar um fluxo de automação, com conteúdos relevantes, que façam seus leads andaram pelas etapas do funil de vendas, até a conversão.

Aqui você pode precisar do apoio de um software de automação de marketing.

Se você não tem ideia de por onde começar, indicamos a leitura do artigo; “Como criar campanhas de e-mail marketing do ZERO: 9 passos”. Com ele você vai receber dicas desde como captar endereços de e-mail, convertendo visitantes em leads até estratégias de tipos de conteúdo a enviar para conseguir mais alunos.

Agora é hora de comemorar!

Aprender como lançar um curso online pode ser um processo longo, mas vale a pena. Os criadores de cursos online são capazes de executar seus negócios em seus próprios termos e desfrutam de um modelo de negócios flexível que também lhes dá tempo para se concentrarem em seus outros projetos.

Alguma dúvida sobre como lançar um curso online? Deixe-me saber nos comentários!

Antes de finalizar o artigo, gostariamos de fazer um convite! O Ramper Marketing, software de Inbound Marketing e automação de marketing da Ramper, possui uma parceria com a EAD Plataforma. Essa união permite que uma série de ações de atração, nutrição, conversão e engajamento de leads e alunos possam ser realizadas para lançar e manter seu curso nas paradas de sucesso!

Para saber mais sobre a EAD Plataforma, o Ramper Marketing e essa integração, acesse o artigo: “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/”.

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]