O remarketing é uma estratégia de conversão voltada para atingir usuários que já demonstraram interesse na sua empresa, em seus serviços ou produtos. Um usuário que acessou um e-commerce, clicou em um produto, mas concluiu a compra, certamente, para ter clicando no produto, se interessou – em algum nível – por ele. Logo, aprender como fazer remarketing vai te ajudar a buscar por esse mesmo usuário e apresentar de novo sua oferta para ele mais uma vez.
É provável que você já tenha vivido a sensação de que está sendo perseguido por um produto. rs
Talvez você tenha acessado uma loja virtual e pesquisado por um celular, tenha ficado um pouco na página do produto, considerando a forma de pagamento e o preço, mas não fez a compra. Depois disso, entretanto, você é constantemente atingido por campanhas de anúncios dessa loja, apresentando exatamente esse produto e/ou similares.
Por mais que em algumas situações pareça exagerada essa “perseguição”, o remarketing, quando bem feito, ajuda muito a alavancar as vendas, ampliando os índices de conversões realizadas, afinal, você cria anúncios que alcançam exatamente as pessoas que já estão interessadas no produto ou serviço.
Agora, você pode estar pensando: mas se a pessoa entrou e saiu da página do produto é porque ela não está interessada, achou caro ou tem qualquer outra razão para isso.
Sim, faz sentido esse raciocínio, entretanto, fato é que dificilmente um usuário vai fazer uma compra na primeira vez que entrar no seu site ou no primeiro site que visitar em busca de um produto.
De fato, cerca de 92% dos visitantes de um e-commerce não compram na primeira visita.
Ou seja, se você não fizer nada para trazer esses 97% de consumidores de volta, é provável que você não faça vendas com o fluxo que deseja.
E é para trazer os usuários de volta que o remarketing existe e pode ser realizado a partir do Google Ads – e seus múltiplos formatos de anúncio – e Facebook Ads, por exemplo.
Como fazer remarketing no Google?
No Google, geralmente, a campanha de remarketing começa com um usuário fazendo uma pesquisa sobre algum produto ou serviço que deseja adquirir.
Imagine que você fez uma pesquisa sobre “vestidos de festa” no Google e clicou em um resultado que te levou para o site da Amaro, um dos maiores e-commerces de moda, no Brasil.
Depois de navegar por algumas opções de vestido, resolveu sair do site e fazer outra pesquisa, ou mesmo interrompeu o momento e foi fazer outra coisa.
A mecânica de como fazer remarketing começa e funciona assim:
- o usuário acessa o site e o produto,
- o site coloca um cookie no seu computador,
- o cookie funciona como um carimbo ou um selo que mostra para o Google Ads que você tem interesse naquele item (ou itens),
- O cookie funciona como um sinalizador e é esse sinalizador que vai fazer o Google enviar anúncios de produtos para o usuário.
Geralmente, uma campanha de remarketing no Google tem duração de 30 dias, mas os anunciantes também podem personalizar algumas configurações.
Na imagem abaixo você vê um exemplo de anúncio de remarketing em display, no site de um parceiro do Google Adsense.
Para fazer o remarketing, é preciso também que o site que você acessou tenha uma campanha de remarketing ativa para que o Google coloque ela para “rodar”.
Nesse sentido, se você como empreendedor deseja atrair usuários interessados novamente para o seu site, vai precisar criar uma campanha voltada para isso.
Então, como fazer remarketing no Google? Existem duas maneiras principais:
- remarketing na Rede de Display
- remarketing na Rede de Pesquisa
Remarketing na Rede de Display
A Rede de anúncios Display é a rede de sites e portais parceiros do Google, que disponibiliza espaços para anunciantes do Google Ads.
Os anúncios apresentados na rede Display são em formato de banner e um bom exemplo de anúncio remarketing é a imagem que apresentamos acima.
É um anúncio mais visual e impacta o usuário em um leque maior de canais que apenas o Google.
Remarketing na Rede de Pesquisa
Os anúncios de pesquisa são as que aparecem antes dos resultados orgânicos de uma pesquisa no Google, feita por um usuário.
Ao contrário do anúncio de display, é um anúncio apenas de texto, mas tem como vantagem estar na própria página em que o usuário faz a pesquisa, entre as opções, além da SERP tradicional, está o Google Shopping.
Leia também: Como anunciar no Google Shopping: da criação da conta à otimização do anúncio
Para colocar a mão na massa e aprender como fazer remarketing nada como acompanhar um passo a passo em vídeo, não é mesmo? Assim você tem certeza de onde ir, quais canais acessar e quais configurações estabelecer para seu anúncio.
No vídeo abaixo você aprende o passo a passo de como criar um remarketing no Google, seja no display ou na pesquisa.
Como fazer remarketing no Facebook?
A ideia, como você deve imaginar, é bastante similar a do remarketing no Google.
Dentro da plataforma de anúncios do Facebook você deve configurar um anúncio remarketing.
Da mesma maneira que no Google, o computador do usuário que acessa seu site recebe um selo (um cookie) que vai indicar que ele está interessado em determinado assunto.
Quando esse usuário acessar o Facebook, os anúncios começarão a aparecer, conforme a configuração estabelecida ao criar o anúncio, no Gerenciador do Facebook.
Os anúncios no Facebook são em display e aparecem de forma bastante similar a do Google Ads.
Para aprender como fazer remarketing no Facebook indicamos que assista ao passo a passo apresentado no vídeo abaixo e comece a criar sua campanha.
Leia também: O que é Facebook Ads e como montar uma campanha perfeita?
Usamos como exemplo um e-commerce que investiu em ações de remarketing, entretanto, é importante falar que qualquer empresa pode fazer o mesmo em busca de aumentar as taxas de conversão do negócio. O remarketing é especialmente valioso para empresas que lidam com vendas complexas.
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