O Gmail é uma ferramenta gratuita e por isso é muito comum que iniciantes da área busquem por informações de como fazer um e-mail marketing no Gmail. Sim, é possível fazer email marketing usando essa ferramenta de e-mail, mesmo que ela não seja, originalmente, concebida para isso.
Ao longo deste artigo criamos um passo a passo de como fazer um e mail marketing no Gmail.
Mas, antes de começarmos, nossa dica é que você também conheça algumas boas práticas de envio que encontra no material; “Checklist de e-mail marketing”. Seguindo as sugestões do guia você tem maiores chances de aumentar as taxas de abertura e conversão do e-mail marketing.
Então, para começar, vamos às dicas de como fazer um e mail marketing no Gmail.
Como fazer um e mail marketing no Gmail: passo a passo
Como falamos rapidamente acima, o Gmail não foi criado para ser um disparador de e-mail marketing, entretanto, é possível usá-lo para isso.
Se ele é a melhor opção? Não. Mas, vamos começar o passo a passo e no final nós voltamos a falar sobre as melhores opções de software para e-mail marketing.
1. Como instalar a extensão para e-mails em massa
O Gmail não é configurado para o envio de e-mails de massa, por isso, se essa for a sua intenção, será necessário instalar a extensão GMass.
Para isso você deverá usar o Google Chrome como navegador. Vá em “Mais Configurações” e depois em “Extensões”, como mostra a imagem abaixo.
Faça a instalação e posteriormente volte para a sua caixa de entrada para fazer a ativação e autorização para o uso o GMass. Não se preocupe, vai parecer um ícone para que você clique e consiga fazer esse processo, sem grandes dificuldades.
Atenção: o envio de e-mails em massa não é uma boa prática de e-mail marketing. A indicação é que você segmente seu público e entenda quais as preferências de cada persona, bem como a etapa do funil de vendas cada lead está. Se você não conhece esses termos ou não sabe como realizar essa segmentação, indicamos a leitura do artigo; “Email marketing para iniciantes: o que é, para serve e quais suas vantagens”.
2. Crie uma lista de e-mails
Você vai precisar criar uma lista de contatos para os quais você deseja enviar a mensagem. Atenção: Não compre listas de e-mails.
Além de ser contra a Lei, você estará enviando mensagens para pessoas que não se interessam pelo seu conteúdo e que não permitiram que a sua empresa às contacte.
O resultado será seu e-mail na caixa de Spam e uma imagem muito negativa.
Então como captar contatos? Leia mais sobre isso no artigo; “O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads”.
Com os leads em mãos é hora de organizá-los em uma planilha do Google. Essa é a melhor forma de lidar com o GMass.
Crie um nome para a planilha e separe os contatos, incluindo colunas como:
- endereço de e-mail;
- nome do destinatário;
- nome da empresa.
3. Envie o e-mail marketing
Com a planilha criada e com o GMass ativado clique na a opção “Escrever” do Gmail.
Você precisará incluir o e-mail dos destinatário, para isso, você vai importar os contatos da planilha criada no item anterior. Como? O vídeo abaixo mostra em poucos minutos o que você deve fazer.
Você também pode usar as colunas do Google Planilhas para personalizar o nome do destinatário em seu e-mail usando o nome da empresa, por exemplo.
Para isso clique na seta que está ao lado do botão de GMass e selecione uma opção entre as que aparecerem em Google Sheets Personalize.
4. Criando o assunto e conteúdo do corpo do e-mail
No corpo do e-mail use imagens e texto garantindo que as informações mais importantes estarão em texto. Assim você não corre o risco do lead não visualizar as informações porque as imagens não carregam.
Crie um conteúdo relevante de acordo com as necessidades, desejos e problemas de seus leads.
Um CTA é fundamental para fazê-lo agir, por exemplo, “Clique Aqui e Fala com um Especialista” ou “Baixe agora o material” e mais.
Lembre-se que o assunto do e-mail é fundamental para garantir que os leads se interessem em abrir o material.
Para criar um e-mail marketing que funciona lembre-se de acessar o “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”. O material é gratuito e vai te ajudar a ampliar as taxas de abertura, cliques e conversões.
O GMAIL NÃO é a melhor opção para a estratégia de e-mail marketing
Como dissemos acima, o Gmail não é uma ferramenta feita para o envio de e-mail marketing e gestão de leads.
Você pode usá-lo para isso seguindo as dicas que listamos acima, mas dificilmente, dessa forma, você irá alcançar todo o potencial da estratégia de e-mail marketing que pode trazer um retorno sobre investimento de 3800%.
É isso mesmo, o ROI do e-mail marketing atinge $38 para cada $1 investido.
Mas isso só vai acontecer se a sua empresa realmente se dedicar a criar uma estratégia completa que não aposte no envio de e-mails em massa, mas sim em uma comunicação personalizada, segmentada e estrategicamente automatizada. Desde a captação dos leads até:
- testes A/B;
- segmentação de leads;
- criação de fluxo de automação de marketing;
- qualificação de leads;
- nutrição de leads e mais.
Acesse gratuitamente o material: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”
E nem pense que isso é apenas para grandes empresas! Pequenos e médios negócios tem muito a ganhar com uma estratégia completa de e-mail marketing.
Enviar e-mails em massa reduz a taxa de abertura e de cliques, além disso pode gerar uma inativação de contatos em massa e uma péssima imagem de seu cliente sobre sua empresa.
O Ramper marketing é um software de automação de marketing com funcionalidades como:
- disparador de e-mail marketing;
- segmentação de leads;
- criação de landing page para captação de leads;
- teste AB;
- automação de marketing;
- Lead Scoring para a qualificação de leads;
- relatórios e mais.
Com um sistema completo ajudamos sua empresa a criar campanhas de e-mail marketing mais eficazes. Crie sua conta e experimente grátis por 7 dias.