Automação de marketing é o nome dado à prática de tornar automática a realização de uma série de atividades de marketing, entre elas envio de e-mail marketing, rastreamento de leads, segmentação de clientes e mais. Mas, como fazer automação de marketing? Como colocar em prática que tem potencial de aumentar em 53% a taxa de conversão da empresa?
Sem dúvidas, você vai precisar de uma ferramenta de automação de marketing que vai permitir a automação das ações que você desejar. Entretanto, o uso da ferramenta é a última etapa de toda uma estratégia que deve ser planejada fora do software.
Como fazer automação de marketing?
A automação de marketing é uma forma de tornar sua estratégia de relacionamento e vendas mais eficiente.
Logo, para aplicar a automação, é preciso que você, antes, tenha um plano de ação de marketing bem estabelecido e para isso, como você verá a seguir, é fundamental entender questões como:
- quem são as personas da sua empresa,
- quais são as etapas do funil de vendas do negócio,
- quais ações serão usadas para o relacionamento entre empresa e usuários.
A partir dessas informações e da criação de canais de comunicação como landing pages, sua empresa pode fazer automação de marketing.
1. Entenda quem são as personas do negócio
Qual é o perfil de clientes que a sua empresa deseja atender? Quais são os seus comportamentos, necessidades, desejos e dores?
Ao estabelecer quem são as personas do negócio, vá além da definição de idade, gênero e localidade.
Para aprender como criar personas para a empresa, assista ao vídeo abaixo.
2. Compreenda seu funil de vendas
Funil de vendas é a representação do caminho que um potencial cliente faz durante toda a jornada de compra.
O funil de vendas torna mais fácil a organização de estratégias que atendam as demandas desses prospects em todas as fases do processo de decisão deles, desde a identificação de um problema até a conversão e fidelização desses clientes.
Sua empresa usará a automação de marketing para a criação de landing pages, rastreamento do usuário, gestão de leads, envio de e-mail marketing para nutrição e mais.
Tudo isso deve estar embasado em conteúdos relevantes para cada uma dessas fases.
3. Defina o software de automação
Ao escolher um software de automação de marketing fique atento às funcionalidades que ele oferece, integrações possíveis e recursos que poderão ser usados para ampliar ainda mais os resultados da automação para sua empresa e a produtividade da equipe de marketing e vendas.
4. Crie fluxos de automação de marketing
Muitos dos benefícios da automação de marketing estão na possibilidade de criação de fluxos de automação, que vão funcionar automaticamente conforme o usuário ou lead percorrer seus conteúdos, materiais e páginas.
Para fazer a automação de marketing funcionar sua equipe precisará cadastrar o fluxo, ou caminho, que os leads poderão passar, e definir um material que será enviada a acada novo comportamento.
Por exemplo, se um lead recebeu um e-mail “A” e abriu esse email, deverá receber um e-mail “B”. Se o lead recebeu o e-mail “A”, mas não abriu o e-mail, deverá receber o e-mail “C” (e não o “B”). Se o lead recebeu o e-mail “A”, abriu, clicou no CTA, ele deverá receber o e-mail “D”.
Tudo isso deverá ser programado na ferramenta de automação de marketing apenas uma vez. Depois o fluxo funcionará automaticamente, conforme suas pré-definições.
A cada nova campanha sua equipe pode organizar os fluxos de nutrição e aguardar que funcionem automaticamente.
5. Defina parâmetros de qualificação de leads
O lead scoring também é uma das funcionalidades mais importantes para aprender como fazer automação de marketing, afinal, ele permite que você identifique quais leads estão mais próximos a fazer uma compra ou para receber uma comunicação de venda mais direta.
Se você ainda não conhece sobre leads qualificados para marketing e leads qualificados para vendas, indicamos que leia o artigo, “MQL e SQL: o que são, e como transformá-los em clientes?”.
Logo, para fazer a automação de marketing de maneira eficiente, defina os critérios de pontuação do lead e estabeleça uma pontuação mínima para que sejam encaminhados para o setor de vendas.
6. Monitore os resultados
Para fazer a automação de marketing funcionar de maneira adequada e eficiente, sua equipe precisa monitorar os resultados das campanhas. Não basta criá-las e deixá-las rodar infinitamente. Observe os resultados e faça ajustes contínuos.
Principais perguntas sobre automação de marketing
A automação de marketing é o nome dado ao uso da tecnologia para tornar automática a realização de uma série de atividades de marketing, entre elas a gestão de leads, rastreamento e pontuação de leads, envio de e-mail marketing, gestão de redes sociais, segmentação de contatos, envio do SMS, criação do fluxo de nutrição, qualificação de leads e mais.
Para criar uma automação de marketing sua empresa precisa de uma ferramenta de automação, que permite que as atividades desejadas sejam automatizadas. Para fazer a automação de marketing sua empresa deve seguir o passo a passo:
. Entenda quem são as personas do negócio
. Compreenda seu funil de vendas
. Defina o software de automação
. Crie fluxos de automação de marketing
. Defina parâmetros de qualificação de leads
. Monitore os resultados
Entre as vantagens da automação de marketing estão:
. tornar automática a execução das estratégias de marketing como envio de e-mail e SMS;
. capacidade de segmentar contatos para uma comunicação mais personalizada;
. qualificação de leads;
. redução do tempo gasto com atividades repetitivas;
. ampliação da produtividade e eficiência da equipe;
. maior taxa de conversão de leads e o ROI e mais.
Ferramentas de automação de marketing
Como você viu, ao aprender como fazer automação de marketing, as ferramentas são indispensáveis para a execução de toda a estratégia.
Entre as ferramentas de automação de marketing que podem ser usadas por sua empresa para realizar as atividades que descrevemos, podemos citar:
- MailChimp: envio e automação de alguns e-mais, como e-mail de boas vindas e e-mails transacionais de e-commerce,
- Hello Bar: ferramenta de captação de leads e plugin do WordPress,
- Hootsuite: Ferramenta de automação para Facebook e Instagram
- LAHAR: ferramenta de automação de marketing completa, que oferece funcionalidades de gestão de leads, envio de e-mail, gestão de redes sociais, qualificação de leads e mais.
Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.
Além de automatizar uma série de atividades repetitivas como o disparo de e-mail de boas vindas para um lead que converteu em uma landing page, por exemplo, a LAHAR também permite que outras ações sejam realizadas como:
- criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
- agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
- ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
- gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
- lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
- relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
- e mais!
Além disso, essa ferramenta oferece relatórios completos que vão otimizar também a análise de resultados.
Entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar os melhores resultados.