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Como anunciar no Twitter: 5 passos simples para criar sua primeira campanha

O Twitter conta com mais de 330 milhões de usuários ativos, publicando e compartilhando cerca de 500 milhões de tuítes todos os dias. Embora bastante atrás de países como EUA e Japão, o Brasil é um dos maiores mercados do microblog, com mais de 8 milhões de perfis ativos.

Por suas características, o Twitter é uma ferramenta que merece a atenção de empresas que buscam engajar, expor sua marca e vender mais. Além disso, a possibilidade de comunicação direta e instantânea na rede social a tornou uma das principais plataformas para colocar em prática estratégias de relacionamento e experiência do cliente.

Além do seu potencial orgânico, o microblog permite a criação de publicidades pagas por meio da sua ferramenta Twitter Ads. Esses anúncios são uma excelente forma de alcançar mais usuários com uma determinada publicação, além de aumentar o número de seguidores, atrair mais tráfego para o seu site e divulgar sua empresa junto ao público e ao mercado.

Por tudo isso, neste post confira um passo a passo de como anunciar no Twitter. Acompanhe!

Como anunciar no Twitter em 5 passos rápidos

1. Configure sua conta no Twitter Ads

Antes de começar, vale ressaltar que, se a sua empresa ainda não possui um perfil no Twitter, o primeiro passo é criar uma conta na rede social – veja no próprio site da plataforma como fazer.

Registro feito com sucesso, agora é preciso configurar uma conta de anúncios no Twitter. Para isso, basta clicar no item “Mais”, no canto esquerdo da tela, e depois clicar em “Anúncios do Twitter”.

Ao fazê-lo, você será redirecionado para a página específica de anúncios da rede social. Em seguida, é necessário confirmar informações relativas ao seu país e ao fuso horário em que você está. Note que essas informações não podem ser alteradas depois; por isso, atenção.

2. Defina o objetivo da sua campanha

Depois de configurar sua conta, é hora de criar sua primeira campanha. Antes, porém, o Twitter fornece uma série de opções baseadas nos objetivos que você deseja alcançar com seus anúncios, como:

  • Alcance: maximize o alcance do seu anúncio;
  • Visualizações de vídeo in-stream: relacione seu anúncio a conteúdo premium;
  • Visualizações de vídeo: atraia as pessoas para que elas assistam aos seus vídeos;
  • Instalações do app: atraia as pessoas para que elas instalem seu aplicativo;
  • Cliques no website: direcione o tráfego para seu website;
  • Engajamentos: atraia as pessoas para que elas interajam com seu tweet;
  • Seguidores: crie uma audiência para sua conta;
  • Reengajamento com o aplicativo: atraia as pessoas para que elas realizem ações no seu aplicativo.
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3. Crie sua campanha

Selecionado o tipo de campanha que mais se alinha aos seus objetivos, é hora de criar seu primeiro anúncio no Twitter Ads. O primeiro passo é dar é um nome à sua campanha, definir um orçamento e o período de tempo pelo qual ela será veiculada.

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Para criar anúncios pagos no Twitter, é preciso definir dois tipos de orçamento: diário (o valor máximo que você pretende gastar por dia; é obrigatório) e total (valor que você deseja pagar durante toda a campanha; é opcional).

Você pode definir se você deseja que a sua campanha seja rodada em ritmo normal ou acelerado. A segunda opção é recomendada apenas quando sua campanha tiver um prazo definido e limitado, uma vez que ela será mostrada com mais frequência, consumindo seu orçamento mais rapidamente.

Depois, configure o grupo de anúncios:

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Outra opção que deve ser configurada é o tipo de lance. Na sessão “Tipo de lance”, você deve definir entre duas opções:

  • Lance automático: o Twitter otimiza automaticamente seus anúncios para obter os melhores resultados com seu orçamento.
  • Oferta máxima: você define um valor máximo por cada engajamento. Nesse caso, o Twitter mostrará a quantia média que outros anunciantes gastam, para que você possa definir valores mais competitivos.

4. Segmente sua campanha

Para quem está acompanhando como anunciar no Twitter, esse é um dos passos mais importantes para o sucesso da sua campanha: é aqui que você vai definir quem verá o seu anúncio.

A segmentação do Twitter Ads é bastante completa. Em primeiro lugar, é preciso escolher se seus anúncios serão mostrados para todos os usuários da rede social ou apenas para as contas de um determinado país ou cidade.

Em seguida, você deve selecionar o sexo do público-alvo da campanha, bem como o idioma de preferência e até mesmo os dispositivos e plataformas que eles utilizam. No terceiro passo de segmentação, você deve selecionar as funções do público da sua campanha. Para isso, o Twitter oferece algumas opções:

  • Palavras-chave, eventos, interesses, seguidores semelhantes, filmes e programas de TV;
  • Redirecione para pessoas que viram ou se engajaram com seus Tweets anteriores;
  • Expanda seu público: agregue pessoas com características semelhantes às dos públicos que você escolheu.
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6. Revise, publique e acompanhe

O último passo deste guia de como anunciar no Twitter é o mais simples. Dependendo do tipo da campanha, ela poderá pedir que você selecione uma média (imagem ou vídeo), URL ou adicione uma call-to-action. Adicione-os e vá para a última tela.

Configurada sua campanha, não se esqueça de revisá-la antes de publicar. Verifique o nome, o objetivo, as datas, o orçamento e, principalmente, as opções de segmentação. Feito isso, basta clicar em “Lançar campanha”.

Assim como toda estratégia de anúncios pagos, em qualquer que seja a plataforma, uma vez que sua campanha estiver rodando, é fundamental acompanhar os resultados.

E, para isso, existe o Twitter Analytics. Com essa ferramenta, você pode avaliar e acompanhar o desempenho de cada campanha publicada, por meio de gráficos e métricas. Esse acompanhamentos é fundamental para identificar as ações que mais têm funcionado e também aquelas que não têm trazido os resultados esperados.

Leia mais: Descubra 9 ferramentas para Twitter que podem ajudar a otimizar sua atuação nesta rede social

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