Marketing

Como divulgar sua empresa no Twitter: 4 dicas para conquistar mais clientes

Com mais de 330 milhões de usuários ativos, o Twitter é uma das principais redes sociais do mundo. Embora, no Brasil, a plataforma não tenha a mesma força que tem em outros países – em especial os Estados Unidos –, são mais de 8 milhões de brasileiros conectados, o que representa a 6ª maior base de usuários dessa rede no planeta.

Mesmo que não seja um número tão expressivo quanto de outras redes sociais, o Twitter ainda é bastante relevante para as marcas interagirem com o público e ampliarem seu alcance. Neste post, veja dicas de como divulgar sua empresa no Twitter e conquistar mais clientes. Acompanhe!

4 dicas de como divulgar sua empresa no Twitter

1. Crie uma identidade própria para o seu perfil

O Twitter é uma rede social que incentiva o diálogo entre os usuários, sejam eles pessoas comuns, personalidades ou empresas. Nesse sentido, as pessoas gostam de sentir que há um ser humano por trás do perfil das suas marcas favoritas no Twitter.

Não à toa, grandes empresas, como Ponto Frio e Magazine Luiza, buscaram dar um tom mais humanizado aos seus perfis, utilizando seus mascotes e linguagem em primeira pessoa. Veja:

Como divulgar sua empresa no Twitter
Como divulgar sua empresa no Twitter

Sendo assim, busque utilizar no Twitter uma linguagem que reflita a essência da sua marca e que seja a mais adequada para se comunicar com o seu público dentro da plataforma.

Como vimos, o Twitter é uma excelente oportunidade para adotar uma postura mais irreverente e informal, que torna a interação mais convidativa e as postagens mais interessantes para o público.

Por fim, alguns dados globais que podem ajudar você a direcionar a comunicação da sua marca:

Leia mais: Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing

2. Acompanhe as tendências e utilize hashtags

Uma das principais estratégias para quem deseja saber como divulgar sua empresa no Twitter é saber aproveitar as últimas tendências e ficar por dentro dos assuntos mais comentados na rede social.

E isso pode ser feito por meio dos Trending Topics, uma lista que mostra aos usuários os assuntos que estão em alta não só no Brasil como em todo o mundo. Acompanhá-los é fundamental para identificar oportunidades de gerar e participar de debates com a comunidade que podem ajudar a tornar a marca mais conhecida.

Para isso, saber como utilizar corretamente as hashtags também é bastante importante. Mais do que uma marca de identificação para cada postagem, as hashtags são uma ferramenta que ajuda outros usuários a encontrarem e compartilharem conteúdos de seu interesse. Grandes marcas frequentemente utilizam as hashtags como forma de criar campanhas virais e chamar a atenção do público.

Por isso, utilize em suas postagens as hashtags mais importantes para a sua marca e fique atento às tendências. Sempre que algum termo relacionado à sua empresa viralizar e entrar nos Trending Topics, tente “pegar carona” e participar da conversa.

3. Interaja com o público e acompanhe o que eles dizem

Como comentamos, o Twitter é uma rede social que busca incentivar a interação entre os usuários, oferecendo uma comunicação direta entre diferentes pessoas e organizações. De fato, muitas pessoas utilizam a plataforma como um canal de atendimento para tirar dúvidas, dar sugestões, fazer elogios ou reclamar diretamente com as empresas que seguem e consomem.

Sendo assim, sempre que possível, responda a todas as interações que receber dos usuários, especialmente dúvidas e reclamações. Mais do que isso, incentive a interação por meio de perguntas, enquetes e pequenas provocações.

Além disso, sempre acompanhe o que está sendo dito sobre sua marca. No Twitter, os assuntos podem tomar grandes proporções muito rapidamente e, por isso, seguir de perto os comentários dos usuários sobre a sua empresa é fundamental para identificar focos de crise e resolvê-los antes que ocorra qualquer prejuízo à imagem da companhia.

Tenha em mente que, do mesmo modo como coisas negativas viralizam, atitudes positivas, como um problema resolvido rapidamente ou uma interação bem feita, por exemplo, podem ganhar a rede e trazer benefícios à marca.

Veja um exemplo interessante que aconteceu há alguns anos. Ao acompanhar as menções à empresa no Twitter, Netshoes e Centauro puderam interagir com o cliente e brigar para conseguir uma venda – o que, certamente, garantiu uma experiência que marcou o usuário.

Como divulgar sua empresa no Twitter

Leia mais: Como vender no Twitter: 8 maneiras de disparar suas conversões

4. Faça anúncios com o Twitter Ads

Assim como Instagram e Facebook, o Twitter também conta com sua ferramenta própria para a criação de anúncios.

O Twitter Ads é uma excelente opção para quem deseja saber como divulgar sua empresa no Twitter, levando conteúdos para um público mais segmentado e, assim, alcançando um maior número de pessoas afins com a sua marca. Isso pode ajudar a empresa a, por exemplo, ganhar mais seguidores, gerar mais engajamento ou atrair mais tráfego para o seu site/blog.

Outra funcionalidade útil do Twitter Ads é a possibilidade de acompanhar as métricas e os resultados de cada anúncio, ajudando a identificar o que vem dando certo com o público e o que precisa ser melhorado.

Criar um anúncio no Twitter Ads é simples. A primeira coisa a saber, porém, é que, no Twitter, você pode tanto promover contas quanto criar tuítes promocionais, cada uma forma específica para gerar conversões. Para isso, existem diferentes tipos de campanhas. A escolha da mais adequada vai depender de acordo com os seus objetivos.

Para fazer uma campanha:

  • Acesse ads.twitter.com e crie sua conta;
  • Clique em ‘Criar campanha’;
  • Escolha a campanha que desejar: engajamentos com tweets, cliques ou conversões em website, ou seguidores;
  • Você será direcionado a uma aba chamada ‘Detalhes’, em que você deve definir um nome, o orçamento, a fonte de pagamento e as datas da sua campanha;
  • Em seguida, de acordo com o tipo de campanha que você escolheu, defina entre as opções de lance que você deseja utilizar na sua campanha. As alternativas que podem aparecer são: lance automático (otimizado para alcançar o menor preço dentro do seu orçamento), custo desejado (atribui automaticamente um custo médio diário que alcance ou supere o seu lance-alvo) ou lance máximo (você pode escolher o valor exato que deseja pagar);
  • Na aba ‘Segmentação’, defina o público ao que seus anúncios serão direcionados;
  • Selecione os tuítes que você deseja incluir na campanha;
  • Na aba ‘Analisar e Concluir’, veja a configuração final e, se tudo estiver ok, inicie sua campanha no Twitter Ads.

Agora que você já sabe como divulgar sua empresa no Twitter e como isso pode ajudar você a conquistar mais clientes, saiba que é possível tornar sua estratégia de marketing ainda mais eficaz contratando um software de automação

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]