Começar uma empresa de marketing pode ser um negócio bastante lucrativo principalmente se você seguir algumas dicas de como abrir uma agência de publicidade.
Gerenciar um negócio exige mais do que conhecimento técnico sobre suas funções, mas também sobre gestão financeira, de equipe e outras áreas.
Entretanto, com certa preparação, abrir uma agência pode ser uma boa ideia e um bom negócio para sua carreira.
Pensando em te ajudar nessa caminhada, listamos algumas dicas de como abrir uma agência de publicidade. Acompanhe!
Como abrir uma agência de publicidade: 9 fatos que você precisa conhecer
Ansioso para se tornar dono de uma agência de publicidade? Confira o passo a passo a seguir! 😉
1. Plano de Negócios
Essa etapa não é exclusiva do processo de como abrir uma agência de publicidade. Toda empresa deve se preocupar em montar um plano de negócios.
Se você não sabe por onde começar uma sugestão é buscar apoio de órgãos como Sebrae ou outros consultores empresariais.
Para adiantar, indicamos que assista ao material abaixo com um resumo de como elaborar um plano de negócios para sua agência de publicidade.
Uma etapa importante desse momento é definir quais serão os serviços prestados pela agência.
Você pode se concentrar em uma única área (como agência especializada em SEO ou redes sociais) ou se tornar uma agência multiprofissional.
2. Localização
Onde criar seu negócio?
Essa é uma definição importante para quem deseja abrir uma agência de publicidade.
Existem muitos modelos de trabalho para quem deseja abrir uma empresa. Entre eles a opção de equipe remota ou presente no escritório.
Entenda qual é a melhor opção para o tipo de negócio que deseja realizar.
3. Crie uma Marca
Não venha com essa história de que “santo de casa não faz milagre”!
Como agência de publicidade é preciso que você crie uma campanha de branding que atraia clientes e parceiros. Dessa forma sua agência será seu próprio case de sucesso.
Crie uma marca que reflita os valores que você espera que o mercado enxergue em seu negócio.
Lembre-se: a marca do seu negócio é a cara da sua empresa (oras, você é um publicitário, você deve saber disso melhor do que ninguém).
4. Monte sua equipe
Mesmo que você tenha domínio sobre várias áreas do marketing, ao liderar uma agência de publicidade você não poderá executar tudo sozinho.
Crie um organograma e identifique cargos estratégicos. Assim ficará mais fácil saber quais profissionais você precisará ter ao seu lado.
Aumente sua força de trabalho, conforme sua empresa exigir.
5. Terceirização
Uma boa opção para empresas que estão começando e que precisam reduzir custos fixos é a terceirização de alguns serviços oferecidos e prestados.
Por exemplo, se dentro do portfólio da sua agência há o serviço de desenvolvimento de sites talvez seja estratégico terceirizar um programador para projetos como este, ao invés de ampliar os custos fixos da empresa, com o profissional fixo.
Mais uma vez confira a lista de serviços prestados e identifique o que pode ser terceirizado e o que realmente precisa estar alocado dentro da empresa.
6. Reative (ou crie) sua rede de contatos
Networking é a palavra de ordem para donos de empresas de serviços que querem conquistar novos clientes.
Entre asa ações que você pode realizar para alcançar esses objetivos, estão:
- participe de eventos;
- vá a congressos;
- esteja ativo em fóruns da área;
- crie um bom relacionamento com fornecedores;
- entre em contato com antigos colegas de trabalho e clientes.
Todas essas pessoas tem potencial para divulgar seus serviços e atrair clientes.
7. Ofereça valor único ao mercado
Para que você possa competir no mercado atual é necessário criar um modelo de trabalho exclusivamente seu.
Considere o que já há no mercado, modelo de trabalho de seus concorrentes e o tipo de serviço que prestam. Tente inovar a partir daí. Ofereça ao mercado:
- um serviço único;
- uma forma de atendimento especializado;
- um produto de valor agregado …
Quer saber como abrir uma agencia de publicidade?
No vídeo abaixo a equipe do Google aborda a inovação no mercado de publicidade com conteúdo relevante para empreendedores que estão em fase de criação de sua empresa.
8. Gerenciamento de Tempo
Prazos, deadline, gestão do projetos são apenas alguns dos termos mais conhecidos dentro do mercado de trabalho de publicidade.
Se sua empresa deseja ter sucesso você precisará garantir que as entregas serão feitas no prazo e com a qualidade necessário.
Com um cliente isso parece fácil, mas com o passar do tempo é preciso adotar um modelo de gestão de projetos.
Esse setor também auxiliar sua empresa a ampliar a produtividade, permitindo que a agência faça mais entregas em menos tempo.
Ficou interessado em saber mais sobre essa área? Indico então dois artigos que, juntos, vão otimizar a gestão de prazos e tempo:
- Como fazer gerenciamento de agência de publicidade: 5 estratégias para maiores resultados;
- 5 ferramentas para agência de marketing digital: da gestão de clientes à automação de estratégias.
9. Vendas e Marketing
Depois de planejar e implementar tudo o que listamos nas etapas acima sobre como abrir uma agencia de publicidade a próxima coisa importante a fazer é conquistar os primeiros clientes.
Então faça o que você sabe fazer!
Invista em ações de marketing direcionadas para seu público alvo, usando o canais de comunicação que fazem parte do dia a dia deles. Por exemplo:
- redes sociais;
- links patrocinados;
- marketing de conteúdo;
- SEO;
- e-mail marketing e mais.
As 9 etapas que descrevemos acima são os princípios básicos de como abrir uma agencia de publicidade.
Mesmo que em um primeiro momento tudo isso te deixe assustado, lembre-se que a maioria das grandes agências começou do zero e se desenvolveu até alcançar altos patamares.
Como falamos acima, é possível que você precise de parceiros e diferenciais para se destacar no mercado.
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