Quando o assunto é marketing é preciso ter em mente que alguns públicos são mais sensíveis que outros, e é preciso um certo cuidado na hora abordá-los. A educação infantil é sem dúvida um dos setores que exigem atenção especial. Entretanto, é possível sim criar um plano de marketing digital para escola de educação infantil com o objetivo de atrair mais alunos para a instituição.
Assim como o marketing para a área da saúde, a educação tem um apelo diferente e trabalhar o marketing de escola infantil focando apenas no aspecto comercial tende a não ser bem visto. Então, como fazer? A seguir listamos algumas dicas e sugestões para marketing de escola infantil. Confira!
O que é plano de marketing e como elaborá-lo?
Antes de abordarmos como criar um plano de marketing para escola de educação infantil, precisamos ir no conceito para que você entenda de fato o que é e como criar um plano de marketing.
Antes mesmo de pensar em estratégias, ferramentas ou investimentos a serem feitos é preciso traçar um plano, é ele quem irá nortear as ações de marketing de modo gradativo e englobando todo tipo de campanha.
O plano de marketing é um documento que reúne toda a estratégia de comunicação e divulgação de uma marca em um determinado período. Dentro dele estão descritos:
- os objetivos almejados,
- as estratégias e ações que serão executadas para alcançá-los,
- o prazo para a realização.
Seja qual for o objetivo, o planejamento estratégico de marketing é essencial para o sucesso, a partir do plano você irá definir as ações que deverão ser executadas e organizar a ordem das coisas para que se caminhe rumo a realização da meta para qual foi criada esse plano.
Como fazer um plano de marketing de escola de educação infantil?
Se você está no ramo do ensino sabe as dificuldades de se pensar em estratégias de marketing para atrair alunos.
No geral, os maiores períodos de captação de alunos se concentram no final, começo e um pouco no meio do ano letivo. Essas características mostram que seu plano deve concentrar maiores ações de conversão nesses períodos com campanhas sazonais. Isso não quer dizer que nada deva ser feito no resto do ano.
É preciso entender que os período de matrículas precisam ser o foco de um plano de marketing para escola de educação infantil, mas também é preciso ter em mente que os pais só chegam a fazer a matrícula de seus filhos depois de conhecerem mais sobre a instituição em questão. Por isso as campanhas de branding também são essenciais para as escolas.
Na hora de criar um plano de marketing, você deve se concentrar nessas duas frentes:
- Campanhas e estratégias para valorizar sua instituição destacando seus pontos fortes
- Campanhas e estratégias de conversão de matrículas, bolsões de descontos (através de provas ou sorteios) e parcerias com outras instituições
Com isso em mente, para que você possa começar a traçar seu plano de marketing na escola de educação infantil trouxemos algumas ideias para escolas particulares que podem integrar seu planejamento e trazer bons resultados.
Marketing de Conteúdo
Uma das melhores formas de atrair seu público-alvo para conhecer sua instituição é o Marketing de Conteúdo. Muitos pais fazem pesquisas todos os dias sobre vários assuntos relacionados à educação e produzir conteúdo relevante que atenda a essas pesquisas, vai te aproximar mais desses usuários, que são o público alvo da sua instituição.
Uma dica importante é entender o que os pais de alunos, da faixa etária que sua instituição atende, pesquisam na internet em relação à educação dos filhos.
Além de se concentrar em apresentar aspectos que respondam às dúvidas que surgem no momento em que buscam por alguma instituição de ensino para matricularem seus pequenos, produza conteúdo que esteja relacionado a vários outros fatores que são determinantes para pais e familiares como:
- proposta pedagógica da instituição,
- linha educacional,
- atividades de enriquecimento, e mais.
Quando se trata de marketing de conteúdo para instituições de ensino, os blogs costumam ser a via mais atrativa, mas aposte em outros formatos como:
- vídeos, criando, por exemplo, um canal no Youtube,
- ebooks,
- podcasts educativos para atrair a atenção para sua escola.
SEO
Uma estratégia de marketing de conteúdo para instituições de ensino pode estar atrelada às boas práticas de SEO, dessa forma, o conteúdo produzido tem como objetivo também ranquear as páginas de blogs e do site da instituição nas melhores posições de respostas para uma pesquisa no Google.
Assim, a escola aparecerá entre as páginas que respondem às dúvidas frequentes de pais e responsáveis, sendo uma caminho eficiente para ampliar a taxa de tráfego no site da escola e o contato desse público com a sua instituição.
Leia também:
- 5 truques e dicas de SEO para ficar entre os primeiros do Google
- SEO local: um guia simples (e completo) + dicas pro
Anúncios no Facebook e Google Ads
As campanha de links patrocinados são importantes elementos de um plano de marketing para escola de educação infantil, principalmente, na fase de matrículas.
É possível e indicado o uso de anúncios no Google Ads, Instagram Ads e Facebook Ads.
Crie campanhas de remarketing que vão atingir pais e responsáveis que já estiveram no site da sua instituição, assim você reforça sua marca para quem já conhece e já está considerando sua escola, como uma opção.
Redes sociais
As redes sociais, como o próprio nome propõe, são excelentes canais de relacionamento entre instituição, clientes (pais de alunos e alunos) e potenciais clientes.
As redes sociais permitem o compartilhamento do dia a dia da escola, suas atividades, o pensamento pedagógico do local,
Trabalhe também suas redes sociais de forma orgânica, sempre mantendo seus perfis atualizados, organizados e bonitos, quando um cliente em potencial chegar até eles é preciso dar a sensação certa de profissionalismo e competência.
Use as redes sociais para compartilhar links do site, blog e compartilhar atualizações de outras plataformas de produção de conteúdo como Youtube e podcasts.
Seja criativo e invista também em lives, stories, bate papos entre profissionais da educação infantil e pais, tire dúvidas e mais.
Lembre-se que no marketing para escola infantil, o objetivo é atingir os responsáveis pelos alunos.
Leia também: Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing
E-mail Marketing
Por fim, outra boa ferramenta para integrar ao seu plano de marketing para escola de educação infantil são as campanhas de e-mail marketing, elas são ótimas para manter um vínculo contínuo com os pais e mantê-los atualizados sobre as novidades e também cobrar pagamentos e incentivar as rematriculas.
Além disso, quando integrada a ações de geração de leads, também funcionam para nutrir potenciais clientes – pais de alunos que podem fazer a matrícula para o próximo período.
Trabalhe suas campanhas de forma automatizada e segmentada para atingir cada público de acordo com sua estratégia e tenha todas essas campanhas previstas no seu plano de marketing para atrair alunos. Tente segui-lo sempre, mas não deixe que ele seja um entrave para melhorias.
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Leia mais em: Automação de marketing: o que é, afinal?
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