O Marketing na área da saúde deve ser pensado com bastante cautela, pois leva em conta a credibilidade do profissional e serviço, que quando uma propaganda é muito agressiva, pode afetar esses pontos fundamentais.
A ideia de usar as ferramentas do marketing digital na saúde é encantar os pacientes, de modo que vejam através de uma ótica humanizada os serviços e com base em benefícios reais dos produtos e procedimentos adotados.
Por muito tempo, a divulgação do trabalho de profissionais da saúde foi realizada pelo Marketing de indicação, onde quem já era paciente indicava o serviço para outras pessoas que necessitam do atendimento.
Hoje, contamos com ferramentas tecnológicas que ajudam na divulgação do consultório, na fidelização de pacientes e relacionamentos com clientes em potencial.
Mas afinal, como usar o Marketing na área da saúde? Pois bem, é isso que você vai aprender no artigo de hoje: maneiras práticas para encantar seu paciente.
Por que investir em marketing digital na área da saúde?
As estratégias de Marketing na saúde são diferentes das áreas de e-commerce, como as lojas virtuais, pois você vende um produto e serviço que envolve vidas, pessoas que estão necessitando de qualidade de vida. Pode-se dizer até que é um pouco mais difícil, visto que não é apenas adicionar o produto ao carrinho e acabou.
Por esse motivo, não podemos trabalhar com a ideia somente de aplicar promoções, ofertas de produtos e outras estratégias de vendas ‘comuns’.
A área da saúde muitas vezes, não envolve a visão de baixo custo nos serviços, mas sim, de um marketing que apresenta resultados, com acesso às informações confiáveis e serviços de qualidade.
Antes de aplicar as estratégias para divulgar o seu negócio na internet, pense no seu público, o que ele gostaria de saber sobre a sua clínica e os serviços que podem trazer soluções para o paciente.
Se você possui um consultório especializado em implante de sobrancelha, por exemplo, uma dica é pensar como o conteúdo poderia esclarecer dúvidas, com os benefícios do procedimento, para o que ele é indicado e quais os resultados esperados.
Portanto, para gerar mais resultados na área da saúde, é preciso usar as melhores táticas de marketing digital para atrair clientes e ajudar seu público, encontrando sua clínica como uma opção.
O importante é entender quais são as dúvidas e necessidades do seu público e conseguir ajudá-lo a encontrar o melhor caminho para ele, sendo você uma das opções. Com sorte – e utilizando as técnicas certas -, você será o escolhido para auxiliá-lo.
Marque presença nas redes sociais
Um dos canais de divulgação adotados por muitas clínicas e consultórios são as redes sociais, que trazem resultados bem satisfatórios de negócio. É interessante investigar onde seus possíveis clientes estão, para não gastar tempo e dinheiro em lugares que eles não estarão online.
Cada uma das plataformas possui recursos que podem contribuir para seus objetivos, ajudando a distribuir conteúdo e interagir de forma mais aproximada dos seus seguidores e possíveis pacientes.
O principal meio de divulgação no Instagram é através de fotos, vídeos e imagens, pois essa é uma plataforma onde as imagens falam mais que palavras.
No entanto, se tratando do perfil de um profissional de saúde, alguns pontos devem ser observados, já que esses profissionais devem seguir um código de ética, que diz respeito à publicidade.
O Instagram pode ser sim uma ótima opção de marcar presença nas redes sociais, pois é através dele que você poderá divulgar procedimentos, educar o público e gerar conteúdos atrativos para nutri-los. É legal também que há diversas formas de interação, como enquetes, perguntas e filtros.
Para facilitar as atividades de gestão na plataforma, os profissionais podem investir em automação no Instagram com ferramentas para agendamento de publicações, organização de anúncios e mensuração dos resultados com ações em publicidade.
O Facebook é uma das maiores redes de relacionamento virtuais do mundo, sendo assim, indispensável para o seu negócio.
Assim como o Instagram, ele oferece diversos recursos para publicação de conteúdo e esclarecimentos de dúvidas, como o que é endometriose, para perfis de consultórios de ginecologista. Sendo uma plataforma dinâmica, é possível escrever posts com informações e abrir para dúvidas sobre a temática.
Com um perfil comercial para a sua clínica, você consegue interagir com potenciais pacientes, trazendo informações, respondendo comentários com dúvidas e contornando resultados negativos que podem ocorrer.
É interessante que o Facebook também é usado para avaliação de negócios, pois muitas pessoas costumam pesquisar nas redes sociais a reputação de uma empresa. Ou seja, mantenha a avaliação positiva que mais pessoas confiarão na sua marca.
O LinkedIn é uma rede social para profissionais de todas as áreas, portanto, a linguagem é mais formal que a das demais plataformas.
Um ponto importante é que a rede é destinadas a encontrar parcerias, por isso, é mais viável que o conteúdo seja voltado para caráter informativo de procedimentos específicos, como um ultrassom com preparo intestinal para diagnóstico de endometriose, em um perfil de clínica ginecológica ou laboratórios especializados.
A questão do LinkedIn é trazer informações interessantes a respeito de trabalho e seu entorno, assim como buscar funcionários e novas parcerias, assim como compartilhar experiências profissionais.
Crie uma identidade visual com um site
Assim como as redes sociais são plataformas de perfil profissional para profissionais da saúde, um site possui grande relevância no quesito confiabilidade. As redes sociais são boas porque as pessoas estão sempre mexendo em algumas delas, mas é o site que dá um ar mais profissional à qualquer empreendimento.
Quando as pessoas entram em um site, esperam encontrar todas as informações que promovem a clínica, desde informações sobre os procedimentos, os profissionais atuantes, tratamentos, recursos utilizados, preço e formas de pagamento.
Com uma identidade visual bem representada na plataforma, o usuário terá uma melhor navegação na página, encontrando respostas que o fazem querer contratar os serviços.
Invista em um blog
Depois de criar um site e perfis comerciais nas redes sociais, é hora de alimentar seu blog, que normalmente é vinculado com o seu website.
A ideia é usar o blog para encantar os pacientes, usando conteúdo relevante, que atraia e tire dúvidas dos usuários.
Assuntos segmentados como os tipos de calvície para um site de consultório de implantes capilares pode ser um tema da nicho bem atrativo, trazendo clareza e segurança através de informações de valor, até por ser um assunto bem em alta.
O Marketing digital para a área da saúde deve ser usado de forma estratégica, apostando nos recursos e formas de melhorar o relacionamento com o paciente e que se adaptam ao seu tipo de negócio.