Você já deve ter ouvido a expressão “santo de casa não faz milagre!”. A ideia de ser especialista em divulgar a empresa de seus clientes e não conseguir priorizar a própria divulgação do seu negócio é, infelizmente, muito comum. Para te ajudar a mudar essa realidade, criamos este artigo sobre como divulgar uma agência de publicidade.
Existem muitas razões para a equipe de uma agência de publicidade ter dificuldade de colocar a própria estratégia de marketing em ação, a primeira delas é a falta de priorização. No dia a dia corrido, cheio de afazeres e compromissos para cumprir com seus clientes, considerar uma estratégia de marketing para a própria empresa parece inviável.
Entretanto, como você bem sabe, uma empresa sem divulgação tende a perder vantagem competitiva, isso só para começar a falar dos prejuízos que a falta de estratégia pode causar na empresa.
Mas, então, o que fazer? Como divulgar uma agência de publicidade e fazer com que as estratégias criadas sejam realmente postas em prática?
A primeira coisa é criar um planejamento que seja prático, se concentre em ações que realmente tragam resultado para o negócio e que possam ser absorvidas por sua equipe.
Priorizar estratégias de marketing digital que realmente fazem sentido, ao invés de tentar abraçar o mundo.
Um outro conto a ser considerado – e que muitas vezes impede as agências de iniciarem uma estratégia – é o custo das ações. Se a sua empresa ainda não tem capital para grandes investimentos, aproveite sua expertise para criar campanhas com excelente retorno sobre investimento, usando canais que exigem pouco ou nenhum investimento financeiro direto.
Como divulgar uma agência de publicidade: 5 estratégias
Neste guia de como divulgar uma agência de publicidade vamos nos concentrar em estratégias que fazem parte do Inbound Marketing. Isso porque além de ser uma tática mais moderna e eficiente para empresas B2B, com vendas complexas e longos ciclos de tomada de decisão, também são ações com melhor custo-benefício e pouca demanda de investimento.
É claro que você também pode investir em campanhas de anúncios pagos, patrocínio de eventos, participação de feiras e outras estratégias para o gerenciamento da agência de publicidade. Entretanto, em um guia que visa otimizar a capacidade de produção da equipe e controlar custos, ao mesmo tempo que contribui para os resultados da organização, vamos nos concentrar em outras estratégias.
Invista em SEO
Você já sabe o que é SEO e,potencialmente, sabe que ele é muito estratégico para organizações que desejam ampliar o tráfego qualificado dentro de suas páginas.
Quando as páginas de seu site, por exemplo, estão rankeadas em boas posições no Google, sua chance de levar mais usuários para seu canal e poder se relacionar com eles é muito maior.
O SEO faz parte do conjunto de táticas de atração, dentro de uma estratégia de Inbound Marketing e não deve ficar de fora de um plano de ação de marketing para agências.
Além de exigir baixo investimento, amplia a reputação da empresa e é de grande importância para todas as demais etapas do da jornada de compra e do funil de vendas.
Muitas agências de publicidade, entretanto, ignoram a estratégia, se concentrando em campanhas de anúncios e redes sociais, seja para o planejamento de seus clientes ou para o seu próprio.
Segundo a pesquisa SEO Trends de 2020, o SEO amplia o tráfego orgânico em 38,1% e melhora a qualidade desse tráfego em 21%.
Logo, se você considera importante ter tráfego de qualidade dentro do seu site para alcançar seus objetivos, investir em SEO é uma obrigação.
Crie um Blog
O conteúdo está em todas as ações de marketing, afinal, a comunicação é feita a partir do compartilhamento de conteúdo.
Investir na produção de conteúdo relevante dentro de um blog vai contribuir para os resultados de SEO e branding da sua marca.
Além disso, quando bem feito, o conteúdo tem o poder de convencer o leitor a realizar ações, entre elas fazer o download de um ebook, se cadastrar para um evento, fazer uma compra, e mais.
Pra saber como usar o conteúdo para alcançar esses resultados, assista ao vídeo abaixo.
Para uma agência de publicidade, a criação de um blog com conteúdo relevante vai contribuir para:
- o aumento do volume de tráfego nas páginas da empresa,
- o alcance que ela tem,
- sua reputação.
Além disso, o material produzido para o blog pode ser usado e compartilhado nos demais canais da empresa como redes sociais e e-mail marketing.
Sem ideia sobre o que escrever no blog da agência? Então confira os artigos:
- 15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs
- Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site
Use as redes sociais
É provável que você já tenha uma conta no LinkedIn, no Instagram e no Facebook, pelo menos.
As redes sociais realmente são grandes aliadas para nos aproximar do nosso público, conversar com ele e apresentar nossos serviços e nossa personalidade como empresa.
Para divulgar uma agência de publicidade usando as redes sociais é necessário, mais uma vez, criar conteúdos relevantes e interessantes, que chamem a atenção do seu público e desperte curiosidade.
Evite sair postando qualquer coisa e fazer mais do mesmo. Para isso:
- crie um plano de marketing para redes sociais,
- monte um cronograma de publicações,
- invista na criação de vídeos curtos,
- use todo o potencial dos canais escolhidos, como feed, stories e mais,
- busque parcerias com outros canais,
- entreviste seus clientes,
- apresente números e dados,
- compartilhe dicas práticas e mais.
Já pensou em criar um canal no Youtube? Conteúdos em vídeo geram mais engajamento, podem ser compartilhados nas outras redes se ampliar o alcance e autoridade da empresa.
Invista na captação de leads
A captação de leads está no coração do Inbound Marketing e por isso deve ser presente em em um plano de como divulgar uma agência de publicidade.
Lembre-se que marketing de conteúdo, SEO e redes sociais são estratégias, sobretudo, de atração.
Elas vão te ajudar a levar os usuários para seus outros canais como blog, site e landing pages. Entretanto, para manter o relacionamento com essas pessoas, é fundamental converter visitantes em leads.
Para isso, invista em conteúdos ricos relevantes como:
- ebooks,
- webinars,
- whitepapers,
- planilhas,
- pesquisas etc.
Ainda fica confuso quando ouve falar nessa etapa da estratégia de como divulgar uma agência de publicidade? Então acesse o artigo, “O que são leads? 5 dúvidas mais comuns sobre captação de leads”.
Use o e-mail marketing
Por último, mas não menos importante, o e-mail marketing é a estratégia com maior ROI entre todas as que falamos até aqui. A cada US $1 investido US $38 voltam para a empresa.
É claro que para isso é importante criar ações eficientes de e-mail marketing, que permitam um bom relacionamento com os leads.
Em suma, o e-mail marketing é um dos melhores canais de comunicação com seus leads, e com certeza o mais usado.
Para saber como implementar uma estratégia eficaz, indicamos que faça o download gratuito do nosso material exclusivo, “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”.
Ferramenta de automação de marketing para sua agência e clientes
O software de automação de marketing é uma das ferramentas indispensáveis para o trabalho de uma agência, seja na gestão de clientes ou na gestão da própria estratégia.
O software reduz custos e aumenta a produtividade da equipe, bem como permite que uma série de táticas sejam postas em prática, por exemplo, a automação do fluxo de e-mail marketing, segmentação de leads, pontuação e mais.
Além de permitir a execução de algumas atividades o software otimiza o trabalho com outras estratégias como:
- gestão de redes sociais;
- disparo de e-mail marketing;
- criação de landing page, entre outras.
A Ramper é a única plataforma completa de marketing e vendas B2B. Descubra como a prospecção digital, a automação de marketing e a gestão de vendas B2B podem ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores no mundo digital.