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Marketing Digital para escolas: 5 estratégias ideais para começar

A cada dia fica mais difícil algum setor do mercado não utilizar o Marketing Digital em suas estratégias de atração, nutrição, retenção e conversão de clientes, afinal ele foi criado para alavancar negócios pela internet, atrair mais clientes e posicionar as marcas. No ambiente escolar não é diferente, então veja esse texto até o final para saber 5 dicas sobre marketing digital para escolas.

Sempre que se fala em marketing digital é comum que se associe a vendas de produtos pura e simplesmente, com isso instituições mais tradicionais, como as escolas, costumam ter certa resistência e medo de encarar esses canais, e incluí-los em suas estratégias. 

Entretanto, o marketing digital para escolas pode contribuir muito para os objetivos da instituição, em vários períodos do ano (nada de focar apenas na época da matrícula, hein). 

Por que é importante o Marketing Digital para escolas?

Hoje em dia é comum que façamos pesquisa na internet sobre tudo, desde escolher o que almoçar até onde morar. Então é normal que os pais também pesquisem muito na internet sobre as escolas onde matricular seus filhos.

Se a sua escola não tem uma presença forte na internet, os alunos vão chegar, em sua maioria por indicação, e nem sempre esse método mantém uma escola cheia, não é mesmo?

Além disso, se um pai pesquisar por escolas em uma certa região da cidade e você não tiver uma presença online forte e seu concorrente sim, ele é quem vai aparecer como opção para esse “cliente em potencial”, fazendo com que suas chances diminuam. Afinal, quem não é visto não é lembrado!

Utilizar estratégias de Marketing Digital para escolas vai ter trazer benefícios como:

  • captação de novos alunos,
  • autoridade de marca,
  • fidelização de alunos,
  • reconhecimento para sua escola.

É claro que o marketing para escolhas só traz tudo isso, se tiver pautado por uma boa estratégia. 

5 dicas de como fazer marketing digital para escolas

Para criar uma estratégia de marketing digital para escolas priorize as seguintes táticas:

  1. Aprimore seu site
  2. Se posicione nas Redes Sociais
  3. Marketing de conteúdo e SEO
  4. Faça pesquisas internas para conhecer melhor seu cliente ideal
  5. Faça anúncios no Facebook Ads e Google Ads

1. Aprimore seu site

Um site de um colégio precisa ser muitas coisas, para quem está conhecendo a escola pela primeira vez é importante que ele seja:

  • carregado com informações sobre a escola: história da instituição, missão, visão e valores, fotos da escola, fotos de atividades extracurriculares como feiras, jogos e apresentações. Tudo isso diz muito sobre o que os pais podem esperar do novo colégio do filho. 
  • responsivo: às pesquisas feitas por smartphones. Elas já superam as realizadas pelo computadores (notebook ou desktop), por isso, é importante que a escola saiba como seu site vai aparecer em outros dispositivos. Contrate um profissional se for possível para que o site funcione bem, principalmente, no celular onde vem a maioria das pesquisas.
  • contato: essa é fundamental não é? Nada pior do que entrar em um lugar com vontade e interesse e não encontrar formas de contato imediato. Mantenha todos os canais possíveis, entre eles, Whatsapp, e-mail e se possível até um chatbot para não perder esse potencial cliente.

Leia também: Marketing digital pelo WhatsApp: 8 dicas para colocar em prática

Para quem já é aluno ou pai de aluno é importante que o site do colégio tenha abas específica para interagir com seu público, como:

  • Calendário: mantenha uma aba de calendário atualizada, é importante para os pais acompanharem o que está sendo feito no colégio, além de diminuir o fluxo de ligações com as mesmas dúvidas.
  • Notas: Importante para pais e alunos, vale a pena investir nessa funcionalidade, apesar de ter um trabalho de lançamento de notas que vai envolver uma integração de funcionários a professores, dá credibilidade e transparência para a escola.

Lembre-se que o marketing não deve ser usado apenas para atrair novos alunos e famílias, mas também para fidelizar os atuais “clientes” e encantá-los. 

2. Se posicione nas Redes Sociais

O marketing para redes sociais é uma excelente ferramenta para interação com o público, mas também uma forma de mostrar o posicionamento do colégio enquanto instituição de ensino.

Cada dia mais marcas adotam uma abordagem própria para ter uma marca mais original nas redes sociais, é interessante que você entenda como sua escola é vista e como você quer que ela seja reconhecida. 

Baseie suas postagens que esteja conectada a esse posicionamento. 

Quando escolas adotam perfis descontraídos, por exemplo, usando linguagem mais coloquial, com gírias e memes, ela consegue se aproximar mais do público que usa as redes sociais, além dos próprios alunos que passam a interagir com o perfil da escola.

Claro que o tipo de abordagem vai depender do posicionamento que a escola quer passar, mas usar esse mecanismo além de aproximar os próprios alunos, gera uma simpatia para quem conhecer o colégio através das redes sociais.

Entretanto, lembre-se que se trata de uma escola e é fundamental ter uma linguagem correta, sem erros de português e com um humor equilibrado. 

3. Marketing de conteúdo e SEO

Uma das ferramentas mais utilizadas por quem quer ser encontrado na internet através do Google é o Marketing de Conteúdo. Uma das vantagens da produção de conteúdo estratégico é que ele contribui para outra estratégia: o SEO.  

O SEO é um conjunto de táticas que ajudam a posicionar as páginas da sua escola nas primeiras posições de pesquisas relacionadas no Google e em outros mecanismos de pesquisa. 

Dessa forma, ao usar o marketing de conteúdo e o SEO em conjunto, você cria conteúdos que possam ser indexados pelo Google e apresentados como opções de links nas pesquisas realizadas na plataforma. Tudo isso de forma orgânica, ou seja, gratuita. 

Ao combinar marketing de conteúdo e SEO você não tem que pagar nada ao Google. 

Através dessa estratégia você produz conteúdo relevante no blog do Colégio para que ao pesquisar sobre assuntos relacionados os pais encontrem sua escola falando sobre isso.

Nesse caso, é interessante contar com ajuda profissional, porque será necessário um trabalho de pesquisa de palavra-chave e produção de conteúdo relacionado a educação que gera o maior número de pesquisas. 

Leia também: Como colocar palavras chaves no site

Aprenda mais sobre como usar o marketing de conteúdo a seu favor, no vídeo abaixo.

4. Faça pesquisas internas para conhecer melhor seu cliente ideal

Outro ponto fundamental de Marketing Digital para escolas é conhecer bem o seu cliente ideal. Ele seria em meia palavra, um conjunto de caraterísticas ideias dentre os perfis de cliente que você possui.

Por isso fazer questionários internos ajudam muito, pergunte coisas mais básicas sobre onde a pessoa ficou sabendo do colégio, virtudes e possibilidades de melhorias, pesquise no seu próprio banco de dados qual as características em comum para ir definindo as personas da sua escola.

Todas esses dados e informações, além de ajudarem sua escola a oferecer o melhor para seus alunos, serão muito úteis para a próxima dica também. 

5. Faça anúncios no Facebook Ads e Google Ads

Conhecendo bem seu cliente ideal você consegue usar esses parâmetros para segmentar seu público de acordo com seus interesses e comportamentos, além de características demográficas. 

É possível, por exemplo, estabelecer que o anúncio deve aparecer apenas para usuários que tenham filhos em um determinada faixa etária. 

Afinal não adianta sua propaganda atingir uma pessoa sem filhos ou com filhos fora da faixa etária pretendida. 

Através dos anúncios você consegue focar em épocas fundamentais como a volta às aulas ou pós férias. 

Para criar seus anúncios use parâmetros como: 

  • localização, 
  • gênero, 
  • idade, 
  • faixa de renda,
  • interesses que foram definidos nas pesquisas de cliente ideal.

Ainda não sabe o que é Facebook Ads? Assista ao vídeo abaixo e tire suas dúvidas. 

E aí, consegui conhecer um pouco mais sobre Marketing Digital para escolas? Sabemos que gerenciar uma empresa do ramo da educação não é nada complexa, seja ela presencial ou EAD pode contar com a Lahar para auxiliá-lo nessa jornada.

A LAHAR é um software de automação de marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes, ficou interessado? Então, entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

Sumário.

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