Além das redes sociais, e-mail marketing, SMS, blogs, Google, agora sua empresa também precisa inclui o marketing digital pelo WhatsApp em sua lista de estratégias para atrair usuários e converter clientes.
Com mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o WhatsApp se tornou o principal canal de comunicação entre as pessoas. Não demoraria muito para que o canal também se tornasse um espaço atrativo para as empresas, não é mesmo?
E não se engane. As ações de marketing digital pelo WhatsApp não se limitam a criação de grupos ou a listas de transmissão de conteúdo em massa.
Com a demanda do mercado por uma solução mais comercial, o WhatsApp criou o WhatsApp Business e o Business API, ideais para o marketing de micro, pequenas, médias ou grandes empresas.
Como usar o marketing digital pelo WhatsApp
Mas, afinal, como usar o WhatsApp em suas ações de marketing digital?
A seguir separamos algumas sugestões de uso do canal, não apenas para atender aos chamados de seus clientes, mas para tornar sua empresa pró-ativa na comunicação de lançamentos, produtos e novidades. Acompanhe!
1. Crie uma conta empresarial
O primeiro passo é criar uma conta empresarial. Como citamos acima você tem duas opções, entretanto, elas são bem diferentes.
O WhatsApp API é voltado para a criação de automações complexas que envolvem inteligência artificial e learning machine. Geralmente esse tipo de solução é voltada para grandes empresas, com uma base de contatos enorme. Se esse não é o seu caso, indicamos que opte pelo WhatsApp Business App.
A forma de começar a usá-lo é super simples e está a um download de distância. No vídeo abaixo você aprende como ter acesso ao WhatsApp para empresas. Spoiler: você precisa baixar o app.
2. Preencha seu perfil empresarial
A primeira diferença do WhatsApp Business para o app que você já tem no seu smartphone é a possibilidade de criar um perfil profissional que inclua informações como:
- endereço;
- site;
- horário de funcionamento e mais.
Além disso, com uma conta profissional, o WhatsApp verifica a autenticidade da sua empresa. Esse simples detalhe faz toda a diferença para que o usuário passe a confiar que está, realmente, lidando com uma empresa.
3. Solicite Opt-in
O opt-in no Whatsapp é obrigatório para que você possa entrar em contato com seus leads.
Isso quer dizer que você precisa da autorização deles para começar sua conversa usando esse canal.
A autorização pode ser solicitada no formulário da landing page de conversão, por exemplo.
Leia também: Landing Pages: como converter visitantes em leads
A regra de ouro de como fazer marketing no WhatsApp é: nunca mande spam. Isso é tão sério que você pode até perder seu número se não seguir as orientações!
4. Use as listas de transmissão com moderação
Olha elas aí! As listas de transmissão permitem que você mande uma mesma mensagem para vários contatos ao mesmo tempo sem que um lead saiba do outro. É como a cópia oculta do e-mail.
Você pode mandar uma mensagem por lista de transmissão para todo mundo que tiver o seu número salvo nos contatos do celular.
Isso pode ser um impeditivo em algumas situações, mas você pode contornar enviando mensagens individuais e solicitando que o contato salve seu número para receber novidades, promoções e outros conteúdos.
Como você deve estar pensando: é preciso ser criativo!
Ninguém vai adicionar seu número se não achar que vai ganhar alguma coisa com isso.
O recurso da lista de transmissão é interessante apenas para momentos especiais como lançamentos e promoções gerais, por exemplo.
5. Aposte nas mensagens personalizadas
Essa sim é uma estratégia mais interessante para suas ações de marketing digital pelo WhatsApp.
As mensagens personalizadas ou segmentadas têm maior poder de conversão (mesmo com menor alcance).
Se você conhece o perfil de um cliente, você sabe que produto ou serviço pode interessar. Por isso, ao invés de mandar uma mensagem genérica sobre um lançamento, por que não investir em uma comunicação mais personalizada, mostrando a efetividade do produto ou serviço para aquele lead em especial.
Se você não conhece o perfil de um cliente em específico pode segmentar as mensagens por grupos de pessoas. Essa segmentação pode vir a partir do canal de conversão que o lead veio, usando informações como o tipo de landing page ou os dados preenchidos no formulário.
Leia também: Segmentação de clientes: tipos e benefícios para sua empresa
6. Compartilhe conteúdo relevante
Além das promoções, produtos e serviços, o marketing digital pelo WhatsApp também deve priorizar o compartilhamento de outros tipos de conteúdos relevantes para seus clientes.
Enviar notícias e dicas relacionadas ao seu negócio é uma forma de manter os clientes por perto, lembrando da sua marca, sem tentar convencê-los de uma compra.
Por exemplo, se você tem uma loja de roupas pode compartilhar dicas de moda. Uma empresa de contabilidade, pode avisar sobre prazos e explicar impostos. E por aí, vai!
7. Marketing viral no WhatsApp
O WhatsApp se tornou um canal perfeito para o compartilhamento de virais em imagens, GIF ou vídeos.
Se você ainda não sabe como usar o que é marketing viral em sua estratégia talvez seja porque está faltando inspiração. Acesse o artigo; “7 exemplos de marketing viral: Dove, Heineken, Itaú e mais” e comece a considerar a criação de uma campanha para seu negócio.
8. Faça vendas pelo WhatsApp
O WhatsApp também facilita a sua vida e a de seus clientes permitindo que eles realizem compras dentro da plataforma.
Para isso você vai precisar criar um catálogo de produtos para que eles escolham o que precisam. Por meio de mensagens o cliente pode reservar o produto e realizar o pagamento.
Para aprender mais sobre como configurar o catálogo de produtos no WhatsApp indicamos o vídeo abaixo.
Gostou das nossas dicas de como usar o marketing digital pelo WhatsApp? Já usou alguma delas? Então compartilhe com a gente a sua experiência deixando o seu comentário.
Esperamos que essas dicas te ajudem a aproveitar o melhor desta rede social. Para avançar em suas ações, entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores nas redes sociais.