A internet tem mudado a forma como as pessoas fazem negócio. Se antes os consumidores precisavam entrar em contato com uma empresa para obter informações sobre ela, hoje é fácil encontrar esse tipo de informação em uma busca rápida no Google. Da mesma forma, se antes a divulgação uma empresa dependia sobretudo do quanto ela conseguia pagar por essa divulgação, hoje há muitas formas gratuitas de fazer isso na web.
Sendo assim, é importante abraçar as oportunidades que a internet traz para alavancar o seu negócio. Mas, para isso, é preciso aprender alguns conhecimentos sobre marketing digital para empreendedores, que vão fazer com que o marketing digital valha a pena, sem que necessariamente você precise investir altas quantias para ter retorno para o seu negócio.
Neste post, vamos explicar o que é marketing digital para empreendedores, quais são as etapas do marketing digital, quais são as estratégias, entre outras dicas.
Acompanhe e boa leitura!
O que é marketing digital para empreendedores
Antes de tudo, é preciso deixar claro que, quando falamos de marketing digital, estamos nos referindo a um conceito mais amplo de utilizar o marketing em plataformas digitais, e não necessariamente ao uso das técnicas de marketing digital para empresas. Por isso, convém diferenciarmos os termos, e nos focarmos no marketing digital para empreendedores.
Dito isso, vamos ao conceito: é o emprego de técnicas de marketing digital para trazer resultados a uma empresa (seja esta micro ou pequena empresa, média ou grande), que podem ser desde atrair a audiência dessa empresa e relacionar-se com ela até gerar novas oportunidades de negócio.
Em outras palavras, o marketing digital para empreendedores são ações realizadas em meios online para fortalecer uma marca e gerar mais vendas para a empresa.
As 5 funções do marketing digital para empreendedores
Podemos dizer que, para ter uma estratégia eficiente, é preciso investir em 5 funções ao longo do funil de vendas:
Atrair
Sem atrair visitantes para o seu site, você não conseguirá cumprir nem uma outra etapa do funil. Assim, obter tráfego focado em seu público-alvo é um dos principais objetivos que você precisa ter quando investe em marketing digital.
Assim, você deve focar em produzir conteúdo que esteja relacionado ao seu mercado e que interesse sua audiência, trazendo-a ao seu site. Não fale apenas sobre seus produtos ou serviços. Ofereça conteúdos que seu público pesquisa para chegar até você. Dessa forma, você mostrará que sabe como ajudá-lo a resolver aquela “dor” que ele tem.
Por exemplo: se você tem uma pet shop, em vez de escrever apenas sobre sua loja e seus serviços, experimente criar um conteúdo respondendo a alguma dúvida comum de seu público, como “melhor remédio anti-pulgas”. Se você criar esse conteúdo e sua audiência chegar até seu site por meio dele, é muito mais provável que acabe comprando de você:
Converter
Após atrair seu público-alvo, é preciso transformá-lo em Leads, ou seja, pessoas que vão se interessar pela sua empresa a ponto de deixarem algum tipo de contato (e-mail, telefone etc.)
Mas, para que isso aconteça, é interessante oferecer algo em troca a essas pessoas: pode ser o envio regular de uma newsletter, a disponibilização de algum conteúdo interessante (como um e-book), ou mesmo o envio de promoções e cupons de desconto.
Relacionar
Depois que você obtiver o contato desses Leads, é hora de começar a se relacionar com eles. Isso significa conduzi-los pelo funil de vendas até que estejam prontos para comprar de você.
Como estamos falando de marketing digital, você pode desenvolver esse relacionamento utilizando canais como e-mail marketing, nutrição de leads e redes sociais.
Vender
Este é o momento tão esperado da venda. Depois de ter alimentado o relacionamento com seus leads, eles estão prontos para serem passados para o time de vendas. Perceba que, com as estratégias de marketing digital, a venda acaba assumindo um caráter mais consultivo, porque o Lead já chega muito mais informado e preparado em relação ao que sua empresa oferece.
Mas, para que a abordagem desse lead seja feita no momento e da forma certa, é preciso definir de forma clara o momento em que ele se torna um MQL ou SQL, ou seja, em que momento ele deve ser passado para o time de vendas.
Analisar
Um dos grandes trunfos do marketing digital é que quase todas as estratégias podem ser mensuradas. Assim, a empresa consegue saber se está investindo nas táticas certas, quais têm trazido resultados e quais precisam ser aprimoradas.
Métricas como número de visitantes no site, leads e oportunidades geradas são algumas das mais importantes a serem avaliadas. Elas apontam de maneira clara como está sendo o retorno do investimento para a empresa.
Mas é possível também ir mais a fundo em cada fonte de tráfego, de geração de lead e canal de relacionamento para entender o que está funcionando. Quanto mais detalhadas forem as análises, mais fácil será realizar melhorias.
Estratégias de marketing digital para usar em sua empresa
Existem diversas estratégias de marketing digital que você pode aplicar na sua empresa, mas algumas são particularmente importantes. Vamos a elas:
Criar sua buyer persona
A buyer persona é a representação do seu cliente ideal. Em outras palavras, é um personagem que você cria unindo características de um perfil de cliente que você quer atrair para sua empresa.
Criar a buyer persona é fundamental para entender quem é seu cliente e quais são suas dúvidas e motivações, e de que forma sua empresa pode ajudá-lo e vender para ele.
Produzir conteúdo em um blog
Como dissemos, produzir conteúdo é uma das formas mais eficientes de atrair sua audiência para seu site. Por isso, é vital para sua empresa que ela crie um blog com conteúdo de qualidade, abordando questões relativas ao seu mercado e as principais dúvidas que seus clientes têm.
Além de qualidade, é preciso que seu conteúdo também seja produzido e publicado de maneira periódica, para que você sempre tenha novidades para apresentar ao seu público. A frequência da produção e publicação do seu conteúdo depende do seu mercado, do perfil da sua buyer persona e da capacidade que sua empresa têm de produzir.
Mas, de qualquer forma, é importante criar um calendário de conteúdo para o blog, para que o número de publicações se mantenha relativamente constante, sem que haja falta ou excesso ao longo do ano.
Relacionar-se por meio de e-mail marketing
O e-mail marketing continua sendo uma das estratégias mais eficientes de marketing digital, e serve desde para divulgar conteúdo até para fechar vendas, além de ajudar a conduzir o lead pelo funil de vendas.
Sua empresa também deve investir em personalizar os e-mails. Isso significa que, para ter uma comunicação eficiente com o seu lead, você deve conhecê-lo, saber em qual perfil de buyer persona se encaixa, em que etapa do funil de vendas está, qual conteúdo ele precisa naquele momento etc. Quanto mais personalizado for o e-mail, mais chances de que a taxa de abertura seja alta e de que ele cumpra com o seu objetivo.
Usar as redes sociais
Hoje as redes sociais deixaram de ser apenas plataformas de relacionamento entre pessoas; as empresas também entraram na jogada. Sendo assim, você não pode deixar de investir nelas.
Mas não se deve criar perfis em toda e qualquer rede social que exista: é preciso saber onde está sua audiência. Por isso, é importante ter criado suas buyer personas antes de escolher em quais redes sociais você vai estar.
Use suas redes sociais para divulgar seu conteúdo, compartilhar informações importantes, conversar com seus clientes etc. Não esqueça que as redes sociais são uma via de mão dupla, e que você deve estar atento para responder ao seu público o mais rapidamente possível.
Usar landing pages para gerar leads
Anteriormente, falamos da importância de gerar leads. E um dos melhores jeitos de fazer isso é por meio das landing pages, páginas voltadas para converter visitantes em leads.
Para gerarem boas taxas de conversão, essas páginas precisam ser criadas utilizando critério que estimulem os visitantes a realizarem a ação, como ter design responsivo, ser leve e de rápido carregamento, ter conteúdo otimizado para mecanismos de busca (SEO), explicar detalhadamente o que você oferecerá em troca da conversão etc.
Veja abaixo um exemplo de landing page para o download de um e-book.
Repare que, além de especificar bastante do que se trata o conteúdo, ela possui um formulário destacado, porém breve e conciso, voltado para obter as informações necessárias do lead.
Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo. Caso tenha interesse em tornar sua estratégia de marketing digital para empreendedores ainda mais eficaz, que tal investir na contratação de um software de automação de marketing?
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