Você se lembra de alguma vez que acessou uma loja online para procurar algo e, alguns segundos depois, uma tela de bate-papo automática apareceu perguntando se você precisa de ajuda? Esse é um uso possível do chatbot para e-commerce!
Existem dois tipos de chatbot: os baseados em regras e os construídos com inteligência artificial (IA). Independentemente do modelo usado, ele está transformando a forma como as marcas estão se engajando com os clientes.
Seja oferecendo assistência personalizada de compras ou ajudando os clientes a planejar suas férias, as marcas estão integrando cada vez mais os chatbots em seu e-commerce para melhorar a experiência do usuário.
De acordo com um relatório da Ubisend, 35% dos consumidores querem ver mais empresas usando chatbots, provando que a revolução do chatbot está apenas começando e veio para ficar.
Chatbot: para que serve?
Startups e empresas experientes estão incorporando os chatbots em suas operações diárias, comunicação com clientes e processos de vendas. Os chatbots podem ajudar as empresas a:
- Melhorar o atendimento ao cliente. É a melhor opção para aqueles que não querem que seus clientes fiquem na linha aguardando a resposta do operador.
- Evitar que os clientes tenham que ficar pesquisando uma resposta nas perguntas frequentes. Os usuários não têm tempo para rolar dezenas de páginas com instruções.
- Agilizar o processo de compra. Só é preciso escrever o que você quer para o chatbot, e ele irá enviar as informações para o departamento de vendas fazer o contato. Além disso, o chatbot para e-commerce lembra as preferências do cliente e usa essas informações quando ele retorna, tornando sua experiência mais prática.
- Personalizar a comunicação. Um chatbot responde às perguntas específicas dos visitantes em vez de exibir uma página de um site com uma longa lista de informações. Quanto mais atenção um cliente recebe, maior é seu desejo de finalizar uma compra.
- Melhorar a taxa de resposta. Cerca de 90% das perguntas enviadas às páginas comerciais do Facebook permanecem sem resposta. O chatbot responde a 100% das mensagens na hora e, por causa disso, pode converter mais visitantes em compradores.
- Automatizar tarefas repetitivas. A maioria dos clientes quer obter respostas sobre as mesmas perguntas. Para não escrever as mesmas respostas todas as vezes, faça um chatbot. Isso reduz a carga de trabalho de seus funcionários e permite que eles foquem em demandas mais estratégicas e complexas.
Ficou curioso para entender melhor como funciona essa tecnologia? Veja como funciona um chatbot.
7 principais vantagens do chatbot para e-commerce
1. Resolver consultas
Embora os telefonemas tenham sido tratados como o primeiro ponto de contato para atendimento ao cliente durante anos, você sabia que 32% dos consumidores consideram o telefone um canal frustrante? Isso se deve principalmente ao tempo de espera e à incapacidade de alcançar o ponto certo de contato na primeira tentativa.
Aqui é onde os chatbots podem preencher a lacuna e garantir aos clientes uma experiência de compra mais agradável. Estando disponíveis 24 horas por dia, os chatbots para e-commerce podem resolver consultas instantaneamente e com precisão. Eles reduzem o tempo de espera e são capazes de lidar com várias consultas de clientes ao mesmo tempo.
2. Recuperar carrinhos abandonados
Chatbots servem como lembretes quando um visitante adiciona itens ao carrinho, mas fica muito tempo sem efetuar a compra.
3. Fazer anúncios
Você já lançou uma nova gama de produtos ou executou uma venda apenas por período limitado? Por que não usar chatbots para comunicar esses anúncios aos seus clientes?
A melhor parte dos chatbots é que eles permitem que você comunique anúncios aos visitantes, direcionando-os para páginas de destino específicas que podem induzir compras. No Facebook Ads, você pode até mesmo fazer um anúncio ‘click to messenger’ abrir o chatbot e iniciar o contato com o cliente.
Por exemplo, se você quer anunciar uma nova coleção de roupas, você pode comunicar descontos para a primeira compra e também oferecer cupons para os clientes através do chatbot para e-commerce.
4. Gerar leads
Diga adeus aos métodos tradicionais de geração de leads e aproveite chatbots para fazer o truque para você.
Sim, em vez de fazer com que os clientes preencham formulários longos, interaja com os visitantes usando os chatbots e colete os dados necessários sem problemas.
Isso reduz seu custo por lead e também oferece uma ideia melhor do que seus clientes em potencial estão procurando.
Quer saber como? Veja como usar chatbot para captar leads, qualificá-los e convertê-los.
Além de gerar leads, os chatbots também ajudam a cultivar leads fazendo um acompanhamento oportuno e direcionando-os a uma comunicação personalizada que ajuda na conversão.
5. Dirigir vendas
Deixe os chatbots servirem como assistentes de compras pessoais. Em vez de fazer com que os clientes naveguem pelo site inteiro, você pode usar os chatbots para entender exatamente o que eles estão procurando e oferecer uma comunicação personalizada para eles, de acordo com suas necessidades.
Você também pode recomendar produtos aos compradores com base no histórico de compras deles. Por exemplo, se eles compraram anteriormente um vestido branco, você pode sugerir, via chatbot, acessórios que combinem com esse vestido.
A empresa inglesa Just Eat, um serviço on-line de pedidos e entrega de alimentos, informou que o chatbot gerou uma taxa de conversão 266% maior do que um anúncio em rede social.
Isso mostra que o chatbot para e-commerce pode desempenhar um importante papel na promoção de vendas e no aumento das taxas de conversão.
Essa não é a única empresa que conseguiu ótimos resultados com essa tecnologia. Veja mais cases de chatbot que foram um sucesso.
6. Acompanhar o comportamento do cliente
Na era da personalização, é essencial acompanhar as jornadas de compras e os padrões dos clientes para obter informações valiosas para atraí-los, convertê-los e estimulá-los.
A inteligência artificial do chatbot para e-commerce permite que você faça exatamente isso — compreenda as preferências dos clientes e os comportamentos de compra de modo que possa direcioná-los com ofertas personalizadas para obter o interesse deles.
Você também pode usar essa ferramenta de marketing de conversação para realizar pesquisas de satisfação e obter feedback de seus clientes.
7. Economizar tempo e custo
Por último, mas não menos importante, por que gastar tempo e dinheiro na contratação de uma força de trabalho de atendimento ao cliente quando você pode simplesmente automatizar todo o processo e colher benefícios adicionais?
De acordo com um estudo feito pela Juniper, acredita-se que os chatbots cortaram os custos nas empresas em mais de US$ 20 milhões em 2017.
Sendo programas automatizados, os chatbots são muito mais produtivos e prometem melhorar a experiência do consumidor, mostrando que a integração de chatbots é definitivamente uma situação de ganha-ganha para seus negócios e clientes.
Contratando um serviço de chatbot para commerce
“Tá ok, já entendi que o futuro está no chatbot, mas como consigo um desses para realizar os serviços de comunicação e atendimento da minha loja?” A nossa dica é que você conheça a plataforma de chatbots da Take. Com ela, você pode criar chatbots que automatizam diferentes ações diárias de uma empresa.
Com um chatbot para ecommerce, você conseguirá oferecer a melhor experiência para seus clientes enquanto otimiza seus processos. Ou seja: você terá dois ganhos em apenas um único serviço!
Comece já e aprenda como é o processo de construção de um chatbot.
Este post foi escrito pela Take, uma empresa que nasceu para facilitar e modernizar a comunicação entre empresas e pessoas.