Ter foco no cliente deve ser uma obrigação de toda empresa. Afinal, é a experiência dele com a marca que dita o sucesso dos negócios.
Não é de hoje que você ouve falar que um consumidor satisfeito gera indicações e um insatisfeito consegue detonar sua reputação para pelo menos umas 10 pessoas.
Porém, com a internet e a facilidade de propagação de informações esse número pode ser até 10 vezes maior.
Assim, é preciso ter cuidado e instituir ações voltadas para o relacionamento com os clientes. Especialmente, se o objetivo da gestão for fidelizar e aumentar a performance.
Então, veja na sequência o que é ter foco no cliente e 4 estratégias para colocar em prática essa cultura.
A essência do foco no cliente
Em primeiro lugar, mas do que “resolver problemas”, uma empresa tem que conseguir antecipá-los e tornar a experiência do lead positiva desde o primeiro contato.
Assim, toda a jornada até a compra será respaldada por ações que quebrem objeções e respondam a dúvidas, por exemplo.
Todo esse cuidado irá se refletir em mais oportunidades de vendas e, consequentemente, em fechamentos.
Ter foco no cliente é justamente se preocupar com a qualidade dos processos e fluxos, com o objetivo de fidelizar consumidores.
Assim como, com o oferecimento de soluções reais, que sejam tão boas que superam as expectativas.
Dessa forma, o sucesso dos clientes reflete diretamente no da empresa. Mas, para se chegar a esse resultado é preciso adotar uma série de práticas internas.
Especialmente, voltadas para a motivação dos vendedores e do atendimento. Além de investir na construção de um ambiente corporativo saudável e produtivo.
Com planejamento estratégico e algumas práticas específicas, é possível parar de pensar apenas no lucro e pensar na satisfação.
4 estratégias para tornar o foco no cliente uma cultura interna
Então, entendida a essência do que é ter foco no cliente, chega o momento de colocar algumas estratégias em prática para começar a instituir essa cultura na sua empresa. Confira!
1) Crie um modelo de relacionamento e atendimento
Em primeiro lugar, todas as ações da empresa devem ter como intuito a satisfação dos clientes.
Por isso, pode ser necessário remodelar o seu planejamento comercial, de relacionamento e de atendimento ou criá-los do zero.
Dessa forma, é preciso definir o perfil ideal ou persona e, com base nele, elaborar um modelo que envolva cuidados como:
- A definição da maneira que a pessoa gostaria de ser tratada;
- Ações essenciais para construir relacionamentos de confiança;
- A linguagem que deve ser usada;
- Definir métodos de qualificação e controle do funil de vendas;
- Saber quais métricas serão acompanhadas regularmente;
- Criar uma rotina de reuniões de feedback e alinhamento, estimulando a troca de informações e conhecimentos entre os vendedores e muito mais.
2) Invista em treinamento e qualificação
Depois, de nada adianta ter um plano com foco no cliente sem pessoas capacitadas e preparadas para colocá-lo em prática. Portanto, pode ser necessário investir em treinamentos específicos.
Inclusive, o ideal é ter uma rotina de qualificação, já que, com o tempo, o mercado e as exigências dos consumidores mudam.
Com essa atenção, é possível ter mais sucesso em processos como captação, conversão e fidelização.
3) Tenha um sistema de CRM de vendas para ter foco no cliente
Em terceiro lugar, ter um software de CRM de vendas faz toda a diferença no acompanhamento do processo comercial.
Além disso, ele é fundamental para melhorar o atendimento com foco no cliente. Afinal, facilita a organização e produtividade em diversos fluxos e atividades rotineiras. Entre elas, estão:
- O cadastro de leads e clientes;
- Análise de histórico de compra;
- Controle de contratos e contatos;
- Avaliação de metas e métricas;
- Atualizações e troca de informações em tempo real, entre outros.
Para você ter uma ideia do poder dessa ferramenta, segundo a Aberdeen Group:
- Os vendedores sentem que sua produtividade aumenta em até 15% com CRMs que possuem versão mobile;
- Já 75% dos gestores acreditam que o sistema ajuda a gerenciar e aumentar vendas.
4) Inclua na rotina as pesquisas de satisfação
Enfim, ouvir o que o consumidor tem a dizer e como ele se sente com relação à empresa é essencial para a manutenção e melhoria da cultura com foco no cliente.
Por isso, parte do processo deve incluir as pesquisas de satisfação. Estas devem ser simples e diretas, mas estratégicas.
Assim, invista em perguntas que contribuam para implementar ações que melhorem o atendimento e a abordagem de vendas, por exemplo.
Você poderá criá-las em alguns CRM de vendas ou em plataformas como Google Forms e MindMiners.
Por fim, não se esqueça de que para ter foco no cliente é preciso estar sempre de olho nos processos internos.
Assim, ficará mais fácil aprimorar fluxos e processos e melhorar constantemente. Boas vendas!