Uma estratégia completa de automação de marketing digital deve incluir, além da criação de fluxos de automação por e-mail, a orquestração de diferentes canais e pontos de contato.
No entanto, o e-mail marketing continua sendo o segundo canal que mais gera conversão de vendas on-line após o tráfego orgânico, por isso, mesmo que as técnicas de fluxo de automação de marketing não estejam relacionadas apenas ao disparo de e-mail marketing, sabe-se que essa estratégia é fundamental em qualquer planejamento de marketing digital.
O que é fluxo de automação de e-mail marketing?
A automação de e-mail marketing é o processo de criação de campanhas de e-mails automatizados para serem enviadas aos seus clientes quando realizam ações específicas em seu site.
Se a sua empresa tem uma presença on-line, você obviamente não pode estar lá para se comunicar com seus clientes dia e noite e por isso a utilização de um software de automação de marketing é fundamental para:
- atrair clientes,
- aumentar seu relacionamento com eles,
- melhorar a nutrição de leads do seu negócio.
A automação de marketing por e-mail assegurará que todos os leads que você possa vir a capturar serão alimentados com o objetivo de que se torne um cliente real.
Alguém está solicitando informações sobre sua nova impressora 3D à 1h da manhã? Ative automaticamente um email para que as informações do produto possam ser enviadas ao lead assim que ele solicitar.
Alguém comprou uma camisa da sua loja de comércio eletrônico, mas não retornou em alguns meses? Acione um e-mail para clientes inativos com um pequeno desconto para que eles voltem, explorem suas novas opções e conheçam seus novos produtos.
A automação de marketing por e-mail economiza tempo e energia que poderão ser usados fazendo outras coisas importantes para o seu negócio.
Hoje, cerca de metade das empresas adotaram a automação de marketing, que tem como objetivos alcançar objetivos como:
- conversão,
- engajamento,
- retenção de clientes.
Leia também: Guia: as vantagens da automação de vendas em seu negócio
8 modelos de fluxo de automação de e-mail marketing
Considerando que, segundo algumas pesquisas, os e-mails automatizados produzem cerca de 6 vezes mais conversões do que os e-mails esporádicos, criar um fluxo de email marketing automatizado tornou-se vital para as empresas que desejam conquistar uma fatia do mercado, principalmente quando o assunto é vendas por e-commerce.
Com isso em mente, listamos abaixo oito modelos de fluxo de automação que você pode começar a aplicar na sua empresa:
- Email de boas-vindas
- Download da oferta
- Inscrição gratuita de teste
- Fluxo de trabalho de criação de leads
- Engajamento de clientes inativos
- Carrinho abandonado
- Compras passadas
- Reabastecimento
Entenda como fazer um fluxo de automação, com cada modelo, a seguir.
# 1: Email de boas-vindas
Este é o mais básico de todos os e-mails de um modelo de fluxo de automação.
É desencadeado quando um visitante se registra em seu site. Isso pode ser ao se inscrever para uma conta ou se inscrever em uma newsletter.
Além de saudá-los e mostrar sua apreciação, aproveite ao máximo seu e-mail de boas-vindas aplicando as seguintes dicas:
- informe ao lead quais deveriam ser os próximos passos para avançar no processo de vendas,
- mostre um conteúdo alinhado ao que os usuários possam estar interessados,
- indique conteúdos e convide os contatos a visitarem suas mídias sociais,
- use o e-mail para enviar pesquisas, por exemplo, de satisfação.
As possibilidades de um e-mail de boas-vindas são infinitas. Para decidir sobre o conteúdo do seu e-mail de boas-vindas, basta pensar sobre o que você gostaria que seu lead realizasse a seguir, respeitando a etapa da jornada de compra em que ele está.
Se o ciclo de vendas para o seu negócio for longo, direcione-os para mais informações do produto, conteúdo relacionado ou uma FAQ – algo que lhes dará mais confiança para fazer uma compra.
Se o seu ciclo de vendas for curto, mostre-lhes novos produtos, promoções ou conteúdos interessantes – rapidamente transformando-os em um cliente.
#2 Download da oferta
Se os visitantes da sua página ou site se inscrevem para receber determinado material, então você pode criar um email automatizado para enviá-los os conteúdos imediatamente depois que eles se converterem.
Com base no assunto de um ebook gratuito que um lead baixou, por exemplo, você pode configurar um fluxo de automação com uma série de e-mails com conteúdos relacionados a esse tópico.
Se fosse um ebook sobre perda de peso, por exemplo, você poderia enviar um segundo e-mail com uma planilha com uma série de exercícios físicos para iniciantes.
Crie um fluxo de e-mail marketing aprofundando no conteúdo que chamou a atenção do usuário. Essa é uma forma eficiente de fazer o lead caminhar pelas etapas da jornada de compra.
O objetivo é que, eventualmente, ele compre, por exemplo, o seu programa exclusivo de perda de peso.
# 3: Inscrição gratuita de teste
É um fluxo de automação que pode ser iniciado quando um lead assina uma versão de avaliação gratuita de sua oferta principal.
Se alguém se inscrever para uma avaliação gratuita para o seu software ou serviço, você deve iniciar um fluxo de automação para agradecê-los e ajudá-los nos próximos passos de uso do sistema, por exemplo.
Uma vez que alguém se registra para um teste gratuito, é interessante compartilhar uma série de e-mails de onboard para explicar com podem começar, por exemplo com:
- demonstrações de vídeo,
- links para recursos úteis – tudo o que tornará sua experiência com seu produto tão simples e agradável quanto possível.
# 4: Fluxo de trabalho de criação de leads
Você está produzindo conteúdo de entrada para seu blog e redes sociais? Criar fluxos de trabalho personalizados pode ser uma ótima maneira de nutrir potenciais clientes através do seu funil de vendas e aumentar as vendas.
Simplesmente sabendo que eles querem aprender mais sobre algum tema, você pode enviar conteúdo e produtos relacionados.
À medida que os e-mails são enviados e, à medida que você desenvolve um relacionamento com eles, sua marca será a primeira em sua mente quando eles estiverem prontos para comprar seu próximo par de calças jogging.
# 5: Engajamento de clientes inativos
Perfil de conta inativa. Você acompanhou seus clientes passados? Ou seus relacionamentos caíram? Não se preocupe, há um fluxo de trabalho automatizado de e-mail que irá reativar seu relacionamento com um cliente inativo.
Um e-mail automatizado desse tipo pode ser enviado aos clientes que:
- criaram uma conta ou registraram seu e-mail com seu site,
- fizeram compras, mas não retornaram há um tempo,
- inscreveram-se para uma avaliação gratuita do seu software, mas não voltou a explorar o programa.
Se a conta de alguém não tiver visto nenhuma atividade em um longo período de tempo, é possível configurar um fluxo de email marketing para reativação. Eles podem ser enviados para:
- alertá-los de uma venda,
- ajudá-los com acesso a informações diferentes,
- fornecer uma oferta como um código de cupom exclusivo.
# 6: Carrinho abandonado
Você possui e opera uma loja de comércio eletrônico? Então você deve saber que pelo menos 68% das pessoas que colocam um produto em seu carrinho de compras o abandonam. Se houvesse alguma maneira de diminuir seu abandono do carrinho de compras …
Os fluxos de automação de e-mails de abandono do carrinho de compras podem ser disparados quando alguém sai do seu site sem completar sua compra.
Logo após um cliente potencial sair do seu site, você pode enviar-lhes um e-mail com uma oferta – frete grátis, 10% de desconto, um presente de bônus – qualquer coisa para persuadi-los a retornar e terminar a compra.
# 7: Compras passadas
Os fluxos de email marketing de upsell podem ter um enorme impacto na sua linha de fundo.
Com base em compras anteriores, os e-mails que contêm produtos relacionados podem ser enviados aos seus clientes anteriores.
Dependendo de quanto gostou da experiência com o seu negócio, é mais fácil vender para um cliente passado do que adquirir um novo.
Os e-mails do Upsell são uma estratégia inestimável para grandes empresas como a Amazon.com para continuar seus relacionamentos com seus clientes.
# 8: Reabastecimento
O seu produto tem um ciclo de vida finito?
Uma vez que o ciclo de vida do seu produto esteja completo, um e-mail automatizado pode ser enviado aos seus clientes para lembrá-los de reabastecer o item.
Um fluxo de automação com um lembrete de compra e um link direto para o produto é uma maneira estratégica e conveniente para seus clientes comprarem um produtos que pode estar acabando.
Sem dúvida é um exemplo de fluxo de automação que vai te ajudar a aumentar as vendas de forma rápida.
Um email automatizado é útil em situações como:
- Uma renovação anual de assinatura, como uma assinatura de revista
- A expiração de um produto alimentício perecível, como um suprimento mensal de grãos de café
- Reordenando produtos, como detergente para roupa ou panos
Ser capaz de fazer um fluxo de automação para diferentes situações ajudará você a manter contato com seus clientes e desenvolver seu relacionamento até estar pronto para fazer uma compra.
Exemplo de fluxo de automação: aprenda com os melhores
Vamos dar uma olhada em alguns modelos de fluxos de automação de e-mail de revendedores de eletrônicos, do mundo todo, em estágios críticos da jornada do cliente.
Mensagem de boas vindas
Lululemon (EUA)
O fluxo de e-mail de boas-vindas é o mais importante de uma estratégia de automação de marketing. Como dizem: primeira impressão, última impressão.
Um fluxo de email marketing de boas-vindas gera até 23% mais conversões de comércio eletrônico do que um único e-mail de boas-vindas.
Além disso, os e-mails de boas-vindas têm taxas de abertura 4 vezes mais altas e as taxas de cliques 5 vezes superiores a um e-mail promocional aleatório.
Assim, este fluxo de automação é uma ótima oportunidade para transmitir todas as mensagens-chave da empresa (proposição de valor, mídia social e promoção de aplicativos, etc.) e converter um lead em cliente.
O famoso vendedor de equipamentos esportivos Lululemon criou um fluxo de boas-vindas simples e eficiente para clientes que se inscreveram em uma conta online.
- Começa com um e-mail de confirmação da primeira conta imediatamente após a inscrição.
- O segundo e-mail promove o aplicativo móvel Lululemon, o finder de lojas e as contas de redes sociais.
- Finalmente, o último e-mail mostra as diferentes categorias de produtos disponíveis na loja online Lululemon.
Abandono de carrinho
Zalora (Hong Kong)
O abandono de carrinho e navegação são clássicos de automação de marketing.
A maioria dos estudos mostra que um e-mail de abandono de carrinho deve ser desencadeado dentro de 1 hora após o abandono. No entanto, tenha em mente que o tempo de entrega certo variará de acordo com as especificidades de cada empresa.
O abandono do carrinho e da navegação não é necessariamente orientado para a promoção.
Na verdade, na maioria das vezes, eles tomam a forma de um simples lembrete atraente, juntamente com recomendações de produtos relevantes.
Nordstrom (US)
Pós- compra
Asos (Hong Kong)
Os fluxos de automação de pós-compra são uma maneira recomendada de administrar o relacionamento com o cliente e já pensar na próxima compra.
Aproveite também para capturar os comentários do cliente sobre sua experiência de compra geral.
A Asos começa com um e-mail de recomendações de produtos atraentes (“Escolha perfeita para combinar sua compra”), seguido de uma pesquisa de compras pós-venda.
Os clientes recebem um desconto imediato de 10% após a conclusão do questionário. Observe também que a Asos inicia as automações de compra após 3 dias após a data de entrega, para evitar o risco de enviar esses e-mails para clientes que ainda não receberam sua compra.
Reativação
American Apparel (EUA)
Ao aprender como fazer um fluxo de automação lembre-se de investir neste tipo de automação de e-mail. Afinal, esses e-mails são enviados em um momento de perigo para um site de comércio eletrônico e seus clientes.
Do ponto de vista do conteúdo, os e-mails de reativação são frequüentemente:
- Humorístico: “Precisamos conversar. Nós costumávamos ser amigos e agora você nem sequer me procura mais “- Missguided
- Promoção: “Somos melhores juntos. Volte e economize 30% de desconto “- Reebok
A atuação do fluxo de automação de e-mail marketing também permite que as empresas racionalizem os investimentos em automação de marketing, identificando os clientes e canais mais rentáveis e acentuando os esforços de marketing em clientes e canais que geram o melhor ROI.
Como fazer um fluxo de automação: a escolha da ferramenta ideal
Gostou das nossas dicas para desenvolver um fluxo de automação do e-mail marketing? Então é hora de colocar a mão na massa. E tudo começa com a escolha do software perfeito.
Em 2019 o Ramper Marketing foi eleito a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral.
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