Quando se está começando a implementar estratégias de marketing em um negócio um dos pontos que podem ajudar muito nos resultados e na produtividade do time é a automação de processos do setor. Neste artigo, você vai conhecer cinco vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing.
Mas, antes disso, vamos relembrar o que é automação de marketing?
Automação de Marketing: o que é?
Antes de começar a listar as vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing, vamos às definições para que não haja confusões.
Antes de qualquer coisa você precisa saber que a automação faz parte do processo, mas sem estratégia por trás ela não tem eficácia.
A automação é feita através de um software de automação de marketing que vai executar tarefas pré-programadas pela sua equipe.
Tudo que você puder fazer para que o cliente receba o que precisa sem precisar esperar que alguém o faça manualmente.
Logo, a automação de marketing nada mais é que uma forma de manter seu cliente sempre em contato de forma que ele avance nas etapas do funil de vendas. Você vai definir o que caracteriza esse avanço.
Exemplo: um cliente entrou no blog de seu e-commerce de material de construção e no final cadastrou-se para receber mais conteúdos como aquele. Você poderá automatizar para que ele receba mais informações sobre aquele assunto e eventualmente oferecer o produto que ele precisa de acordo com o que ele vem consumindo.
6 vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing
Agora sim, vamos entender quais são as vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing:
- Captação de leads qualificado
- Descobrir oportunidades de venda
- Identificação de leads qualificados
- Integração de vendas e marketing
- Baixo custo de aquisição de clientes
- Fidelização de clientes
1. Captação de leads qualificado
A primeira das vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing sem dúvida é a captação mais qualificada de seus leads.
Quando você oferece um processo amarrado que permite captar dados e movimentos dos seus leads fica bem mais fácil ter uma base de pessoas realmente interessadas no que você vende.
Se você tem um e-commerce, por exemplo, é possível usar algumas ferramentas de automação para começar a entender o que quer aquele visitante.
Você pode instalar um pop-up de cadastro, como no exemplo abaixo, caso o usuário ameace sair da página ou mesmo uma oferta se ele chegar ao checkout e demora a finalizar, tido de forma automatizada.
2. Descobrir oportunidades de venda
Uma das grandes vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing é a de identificar oportunidades de venda em cima da avaliação do comportamento e informações oferecidas pelos seus leads e também por seus clientes.
Se você identificar que vários clientes entram em duas páginas de produtos, por exemplo, você pode programar uma oferta para compra dos 2 produtos de uma vez, uma forma de incentivar seu lead a fazer uma compra maior.
3. Identificação de leads qualificados
Além disso, através de um software de automação é possível dar uma pontuação de acordo com nível de interesse de cada lead, é o que chamamos de Lead Scoring.
Você define os parâmetros e pode observar o nível de interesse de cada grupo e criar conteúdos específicos seguindo essas segmentações.
Leia também: Aprenda como qualificar leads com dicas incríveis que funcionam
4. Integração de vendas e marketing
Outro ponto muito interessante é que a automação chega para unir os setores de vendas e marketing de forma que possam trabalhar na mesma direção.
Juntando os conhecimentos e esforços de quem tem contato direto com os clientes (vendas) com quem conhece os processos de captação (Marketing) é possível que eles trabalhem juntos e as informações de um sejam usadas para melhorar o trabalho do outro.
Esse conceito é chamado de vendarketing, vou deixar um vídeo abaixo caso você queira se aprofundar no assunto:
5. Baixo custo de aquisição de clientes
Outra das vantagens diretas oferecidas pela automação de marketing que você irá perceber é a queda no custo de aquisição de clientes. Isso acontece principalmente porque boa parte do contato com o cliente será feita de forma automática e isso poupará tempo para sua equipe.
Uma vez que ele tenha mais tempo poderá investir em melhorar as estratégias e conteúdos utilizados com os leads o que tornará a conversão maior, uma coisa puxa a outra e no final o custo para aquisição de clientes vai caindo.
6. Fidelização de clientes
Por último, mas não menos importante está a fidelização desses clientes. Muitos profissionais acreditam que após a venda o trabalho está encerrado, mas isso está muito errado!
Isso porque segundo especialistas, manter um cliente é até 7 vezes mais barato que adquirir um novo, logo o serviço de remarketing precisa ser feito para que esse cliente volte a comprar e a automação é essencial nessa comunicação.
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