Quase todos erram nas projeções de quanta receita é possível gerar com um freemium. Acreditar que distribuir coisas de graça gerará ondas de fãs inbound que poderão, mais para frente, serem convertidos em clientes pagantes a uma taxa elevada, é um conto de fadas bastante atraente.
Porém, em nove de cada dez vezes, é melhor não aguardar que um modelo freemium gere a maior parte da sua receita – principalmente se você deseja crescer.
Também não dá para afirmar que esse modelo não possa gerar um negócio de US$100 milhões. É possível criar, desenvolver e propagar tal negócio.
A grande questão é que o freemium é um modelo limitante, mas que ajuda a desenvolver o seu branding.
Normalmente este modelo gera muito leads com ou sem fit, e a maioria precisa de um vendedor apenas para esclarecer poucas dúvidas antes de decidir adquirir a versão paga.
Uma versão pura e automatizada, ao qual você hospeda em um site e espera o dinheiro entrar automaticamente, é uma ideia excelente, quando funciona. É difícil de colocar isto em ação, principalmente quando se está é a primeira vez que você está fazendo.
Se você está tentando crescer rapidamente, dobre o tamanho médio das vendas tanto quanto se concentra em encontrar e fechar o dobro de transações. Se você já possui uma máquina de geração de leads funcionando sem maiores problemas, pode fazer isso para quadruplicar o crescimento da seguinte forma: dobre o tamanho das transações enquanto dobra o número de leads.
É possível combinar geração de leads direcionados, alteração do esquema de preços, criação de pacotes para um público mais sofisticado, lançamento de produtos premium e outros recursos. É claro que nada acontece da noite para o dia, mas com algumas medidas certeiras, você chegará lá.
Algumas ideias de negócio para ser mais ambicioso: produtos de SaaS, produtos freemium ou baratos, apps de smartphone, livros, programas online, workshops, jeans ou camisetas.
Use as pequenas transições para dar os primeiros passos e valorizar esses clientes. E aproveite que após a internet, é possível criar uma base de clientes pequenos médios e grandes. O segredo está em focar um dos grupos com seu negócio principal e manter outros como negócios complementares.