O que deve ser feito para aumentar a relevância de um site? Apostar apenas em conteúdo de valor funciona? A resposta pode estar no SEO. Por isso, na sequência você terá a oportunidade de:
- Entender o que é SEO;
- Qual a importância dessa técnica;
- 4 estratégias para usá-lo e aumentar suas vendas.
Afinal, mais do que apostar no Marketing Digital ou de Conteúdo é fundamental aplicar estratégias de SEO em tudo que puder quando o assunto é internet.
Curioso? Então, leia até o final!
O que é SEO
Primeiramente, Search Engine Optimization ou SEO é o nome de uma série de técnicas que otimizam sites e conteúdos. Ou seja, os tornam mais relevantes dentro dos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.
Dessa forma, ele é construído com base em uma determinada palavra-chave, já que os buscadores a utilizam para oferecer os melhores resultados.
Entretanto, várias palavras-chaves podem ser utilizadas dentro dos conteúdos e site, desde que se tenha o cuidado de que elas sejam relacionadas.
Quanto mais bem feito o SEO for, maiores as chances de chegar ao primeiro lugar nos buscadores, inclusive organicamente.
Afinal, o Search Engine Optimization, quando bem feito, pode auxiliar na diferenciação da sua página perante milhares de outras.
Qual a importância do SEO
Além de tornarem o conteúdo do blog ou página mais visível, as otimizações conseguem melhorar o ranqueamento do site dentro das plataformas de pesquisa.
Assim como, contribuem para o aumento do tráfego, ou seja, dos acessos e, consequentemente, ampliam as oportunidades de venda. Entretanto, as vantagens do SEO não param por aí:
- Gera autoridade;
- Contribui para a visibilidade da marca;
- Cria cadastros qualificados;
- Ajuda na construção do funil de vendas;
- Favorece o retorno contínuo e de longo prazo;
- Eleva a qualidade dos anúncios na web e muito mais.
Porém, mais do que entender o que é SEO e sua importância, é preciso estudar o algoritmo do Google. Ou seja, as regras que determinam a relevância do site e, consequentemente, o ranqueamento. Afinal, de tempos em tempos essas diretrizes mudam e as técnicas precisam seguir as novidades.
4 estratégias para usar o SEO e aumentar as vendas
Embora SEO seja um assunto extenso e com muitas variáveis, na sequência você confere algumas estratégias que você pode usar, tanto nos conteúdos quanto na construção do site, mesmo que seja iniciante. Então, confira!
1) Instale o Google Analytics
Em primeiro lugar, essa é uma ferramenta que te dará muitas informações sobre as pessoas que acessam sua página web. Assim, você poderá fazer uma boa análise de dados, avaliar métricas e construir uma estratégia de SEO mais assertiva.
Além disso, poderá adaptar suas técnicas ao longo do tempo ao observar os retornos conquistados. Dessa forma, entre as informações que o Google Analytics pode oferecer estão:
- Localização e sexo;
- Páginas e conteúdos mais visitados;
- Tráfego por dia e horário;
- Canais que atraíram as pessoas, entre outros.
2) Determine as palavras-chaves
Em segundo lugar, com o entendimento do público e construção da persona, é hora de definir quais palavras-chaves irão permear seus conteúdos. Então, elas devem ser usadas em estruturas como:
- Títulos;
- Meta descrição;
- Texto;
- Tags;
- Nome de imagens;
- URLs e etc.
Assim, para defini-las e usá-las no SEO você pode utilizar diversas ferramentas, inclusive gratuitas:
- Planejador do Google Ads: ajuda a determinar a quantidade de buscas e o custo por clique;
- Keyword Tool: gera uma lista de sugestões com base na palavra-chave central. Além disso, informa os custos médios por clique, o volume de buscas e ainda é dividida por plataforma, como Youtube e Instagram, por exemplo;
- Ubersuggest: oferece um overview do site, com direito a acessos e páginas mais visitadas. Além disso, através da palavra-chave base também é possível ver a quantidade de buscas e ter ideias para complementos a ela;
- Google Trends: facilita a identificação de tendências nas pesquisas dos buscadores.
3) Publique com frequência
Em terceiro lugar, o volume de postagens e de geração de conteúdo influencia no SEO. Assim, quanto mais publicações, mais chances de ranquear, especialmente usando as palavras que você determinou.
Porém, qualidade e valor são essenciais para que as pessoas permaneçam mais tempo no site, gerando relevância para os buscadores.
4) Use links internos nos textos
Por fim, quanto mais você conseguir manter o usuário no seu site, melhor irá ranquear. Por isso, outra forma de alcançar esse objetivo com o SEO é utilizando links internos nos textos.
Entretanto, eles precisam ter relação com o conteúdo que está sendo lido, pois o leitor os verá como um complemento útil e de valor à informação que buscaram.
Agora, é hora de colocar o que aprendeu aqui em prática e conhecer o sistema de CRM da Linkselller.
Afinal, ao aumentar seu tráfego, cadastros e vendas, você precisará automatizar tarefas e agregar as informações dos leads e clientes em uma plataforma 100% online e segura. Conheça e teste grátis por até sete dias.