Vendas

Marketing Digital e CRM: relação e 4 benefícios para as vendas

Existem duas ferramentas que não podem faltar na rotina de uma empresa: Marketing Digital e CRM. Por quê? Porque elas andam juntas no quesito vendas e, claro, lucros.

Porém, é importante que você se aprofunde e saiba como unir essas duas vertentes nos processos e tarefas diários. Por isso, na sequência você confere:

  • Qual a relação entre Marketing Digital e CRM;
  • 4 benefícios para os resultados.

Boa leitura!

Qual a relação entre Marketing Digital e CRM

Para começar, não é novidade que as áreas de vendas e marketing precisam ter uma boa sinergia, especialmente para gerar leads qualificados. Porém, a ligação entre Marketing Digital e CRM vai além disso.

Em primeiro lugar, vem a tecnologia. Afinal, ambos precisam dela para serem implementados e criarem um diferencial competitivo. Na sequência, os dois contribuem para entender o público e oferecer soluções.

Em terceiro lugar, estão unidos para aumentar a qualidade do atendimento e criar um relacionamento sólido com leads e clientes. Embora um atue na captação e o outro no controle do processo comercial.

Por último, Marketing Digital e CRM possuem recursos que contribuem para a automatização de processos, aumentando a produtividade, capacidade de atendimento e melhorando a experiência do consumidor.

4 benefícios de unir Marketing Digital e CRM para as vendas e resultados

Marketing Digital e CRM_benefícios

Agora que você já sabe a relação entre os dois e compreendeu a importância dessas ferramentas, está mais pronto para entender seus benefícios.

Afinal, Marketing Digital e CRM possuem sim suas diferenças, inclusive quanto a estratégias. Porém, têm um poder enorme de obter informações que geram valor para a marca. Tanto relacionadas aos produtos ou serviços quanto para a tomada de decisão de vendedores, gestão e especialistas de marketing.

Então, dá uma olhada nas vantagens competitivas dessa dupla!

1) Melhoram a integração entre as áreas

Em primeiro lugar, por exemplo, o marketing consegue enviar oportunidades mais qualificadas para a equipe de vendas. No sistema de CRM, é possível registrar automaticamente diversas ações dos dois setores, que incluem:

  • Feedbacks;
  • Campanhas;
  • Novas ofertas;
  • Ações relâmpagos;
  • Retornos;
  • Influências;
  • Follow-ups, entre outros.

Entretanto, é importante ter um fluxo bem estabelecido para que dê certo. Vale tanto em responsabilidades, como quem deve alimentar o sistema, por exemplo, quanto a prazos e outros fatores que influenciam o processo.

2) Facilitam o compartilhamento de informações

Depois que as áreas estão bem integradas, usar o Marketing Digital e CRM facilita o compartilhamento. Afinal, as duas áreas podem incluir dados de leads, clientes e prospects em tempo real em um sistema único.

Inclusive, essas informações podem ser sobre o comportamento online do consumidor, suas interações com a marca e até referente ao seu nível no funil de vendas, por exemplo.

Dessa forma, é possível melhorar o processo como um todo, desde a captação e qualificação até o pós-venda. Foco total na experiência do cliente ou lead, já que a agilidade oferecida por essas ferramentas permite ações rápidas e personalizadas.

3) Marketing Digital e CRM contribuem para a criação de estratégias, inclusive de qualificação de leads

Como você viu anteriormente, personalização e rapidez são consequências positivas dessa integração, tanto para vendas quanto para marketing.

Entretanto, mais do que facilitar e abrir caminho, essas ferramentas ajudam na tomada de decisão estratégica e na qualificação de leads. Afinal, é comum que durante a jornada de compra ocorram guinadas e mudanças.

Uma das mais comuns, por exemplo, é no comportamento do consumidor, inclusive em momentos de crise ou de picos na procura por um determinado item.

Então, com esses recursos unidos é possível acompanhar essas tendências e tomar as rédeas com facilidade, reduzindo impactos negativos.

Mesmo na calmaria, Marketing Digital e CRM em conjunto oferecem dados muito mais confiáveis para a gestão decidir o que fazer.

4) Geram métricas mais realistas

Por fim, além de acompanhar o comportamento e capturar informações que definam o perfil ideal de cliente, Marketing Digital e CRM juntos geram métricas realistas.

Isso ocorre, pois eles agregam dados completos sobre as ações colaborativas entre marketing e vendas. Ou seja, reúnem tudo o que é feito no processo de conquista e manutenção de clientes.

Dessa forma, a gestão pode acompanhar as conquistas e saúde financeira, avaliar se as metas estão sendo batidas e analisar métricas como Custo de Aquisição de Clientes (CAC), Taxa de Conversão e Ticket Médio, por exemplo.

Invista no CRM da Linkseller

Enfim, os pontos vistos acima são vantagens oferecidas por um bom sistema de CRM, como o da Linkseller.

Entretanto, diferente de outras plataformas, a da Linkseller foi feita por vendedores para vendedores e é 100% brasileira. Ou seja, tem foco total nos resultados e realidade do mercado local.

Dessa forma, a gestão fica facilitada, assim como a rotina de trabalho do time comercial. Então, fica o convite para fazer um teste grátis da ferramenta por até sete dias, sem compromisso, e sentir a diferença na integração de Marketing Digital e CRM. Assim, você começa a mudar sua performance agora mesmo!

Sumário.

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