A segmentação psicográfica é um exemplo de segmentação de mercado que reúne pessoas com traços psicológicos semelhantes. Esses, por sua vez, influenciam os hábitos de consumo, estilo de vida, objetivos de vida e mais. De maneira geral, este tipo de segmentação está mais atrelada aos valores e hábitos do grupo de pessoas que fazem parte da persona da empresa. Logo, observa-se essas variantes para gerar identificação entre empresa e clientes.
O que é segmentação psicográfica?
A segmentação psicográfica é uma forma de fazer um recorte do mercado, usando características dos valores e hábitos dos consumidores para criar estratégias de marketing e vendas que vão conectar a sua marca com esse público.
A partir da identificação dos valores e comportamentos dos seus clientes fica mais fácil se comunicar com eles e gerar engajamento.
A segmentação psicográfica tem o objetivo de compreender o que os clientes querem, quais são seus sonhos, como desejam enxergar a vida, quais hábitos possuem, estilo de vida e mais.
Com essas informações em mente, as empresas criam uma estratégia de comunicação que esteja alinhada a todas essas questões e faça com que os consumidores sejam atraídos por essa identificação, ou alinhamento.
Para que a compreensão sobre o que é segmentação psicográfica fique ainda mais simples, vale conhecer alguns exemplos de segmentação psicográfica:
- veganos,
- atletas amadores,
- geeks,
- pessoas que amam viajar e mais.
É claro que a segmentação psicográfica pode ser mais detalhista e complexa do que os exemplos acima, mas nosso objetivo é que você comece a entender como ela funciona.
O que é o perfil psicográfico?
O objetivo da segmentação psicográfica é criar um perfil do consumidor ideal da sua empresa. Esse perfil pode ser usado como um modelo de cliente que considera a personalidade dos consumidores para criar produtos, campanhas de marketing e vendas, canais de relacionamento e mais.
Entre os elementos que devem ser usados para criar um perfil psicográfico estão:
- o estilo de vida,
- a personalidade,
- valores,
- atitudes.
Segmentação psicográfica: como fazer?
Mas, afinal, como criar um perfil psicográfico de seus clientes? Com um passo a passo simples é possível colocar isso em prática:
- Entreviste seus clientes sobre seus desejos, hábitos e preferências
- Avalie indicadores e use o big data a seu favor
- Procure a ajuda de especialistas no assunto, como consultores de marketing e profissionais de pesquisa,
- Faça uma análise sobre interesses, atividades e opiniões dos clientes e monte o perfil psicográfico que mais se alinha à realidade.
As características levantadas vão ajudar sua empresa a criar uma persona que corresponda com o cliente ideal da empresa, que tem mais chances de se identificar com seus produtos e valores.
Como resultado sua equipe poderá segmentar as ações de marketing, gerando um melhor retorno sobre investimento, inclusive de campanhas como Google Ads, ao atingir o público que se assemelha ao perfil criado.
O que é analisado por meio da segmentação psicográfica?
A segmentação demográfica e psicográfica são exemplos diferentes de segmentação de mercado.
A segmentação demográfica recorta o mercado com informações como:
- Gênero;
- Idade;
- Estado civil;
- Localização;
- Escolaridade;
- Renda.
Já a segmentação psicográfica, como o próprio nome sugere, usa a seu favor, a análise de elementos mais subjetivos como:
- Personalidade
- Modo de vida
- Opiniões e crenças sobre a sociedade
- Atividades de sua preferência.
Exatamente por oferecerem informações com focos diferentes, a segmentação demográfica e psicográfica podem ser usadas em conjunto, para criar uma imagem mais detalhada do cliente ideal da empresa.
Um outro modelo que pode ser agradado a essa avaliação é o da segmentação comportamental que usa informações como:
- frequência de uso,
- benefícios procurados,
- grau de lealdade ou fidelidade à marca,
- etapa da jornada de compra em que o cliente está.
Um exemplo de segmentação comportamental é a identificação de clientes que consomem o produto comercializado todos os dias.
Agregar informações na montagem do perfil e cliente ideal da empresa contribui para uma série de áreas da organização, entre elas na criação de campanhas de anúncios pagos, e-mail marketing e até mesmo no marketing de conteúdo e SEO.
Também contribui para a priorização dos serviços que serão oferecidos para ampliar a proposta de valor da empresa.
Ferramentas que auxiliam na segmentação
É cada vez mais exigido das empresas personalização na comunicação com seus clientes e alinhamento às demandas que eles apresentam.
Sem dúvida, compreender mais sobre os desejos e interesses dos consumidores, seus comportamentos e características gerais vai contribuir para que você ofereça essa tão falada personalização. Afinal, com essas informações você passa a conhecer mais seu cliente e esse é o primeiro passo para a personalização.
Fazer isso, entretanto, pode ser bastante complexo se você não tem a ajuda das ferramentas certas.
A transformação digital mudou a forma como as pessoas interagem com as empresas e realizam seu processo de compra, e para atender a tudo isso, as empresas precisam também investir no seu aparato tecnológico.
A ferramenta de automação de marketing torna o trabalho de segmentação mais estratégico e produtivo.
Além de automatizar uma série de atividades repetitivas como o disparo de e-mail de boas vindas para um lead que converteu em uma landing page, por exemplo, essa ferramenta de marketing também permite que outras ações sejam realizadas entre elas o acesso a dados que facilitam a segmentação de mercado.
É possível fazer a gestão e segmentação de leads e clientes cadastrados na ferramenta automaticamente, tornando o trabalho escalável e sustentável dentro da empresa, seja para uma pequena ou grande operação de marketing e vendas.
Um sistema de automação de marketing ainda oferece outras funcionalidades como:
- criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
- agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
- ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
- lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
- relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
- e mais!
Todas essas atividades só são possíveis com um software de automação de marketing ao seu lado.
Além disso, essa ferramenta oferece relatórios completos que vão otimizar também a análise de resultados.
Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de marketing e vendas, por meio da segmentação psicográfica, entre em contato com a equipe da Ramper e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores.
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