Negócios e Gestão

5 razões para incluir eventos online na sua estratégia de marketing

Eventos online ficaram cada vez mais comuns ao longo da pandemia e hoje fazem parte da estratégia de marketing de diversas empresas.

O formato online favorece muito as equipes de marketing, pois podem sair mais em conta que os eventos presenciais e é possível conseguir mais dados dos participantes, por exemplo.

Separamos 5 razões para você incluir de uma vez por todas os eventos online em sua estratégia de marketing. Vamos ver quais são?

O que são eventos online

Um evento é um acontecimento que tem como foco passar uma informação ou conhecimento para uma audiência específica, seja no formato online, presencial ou híbrido.

Assim, o evento online é aquele que ocorre em plataformas virtuais, com transmissões ao vivo ou gravadas.

Marketing para eventos online

Independente do formato escolhido, você precisa do marketing para fazer com que sua mensagem chegue ao seu público.

Nisso, vale a divulgação em diversos canais, como e-mail, redes sociais, mídia paga e outros. O importante é fazer com que a maior parte do seu público conheça e se inscreva no seu evento.

Razões para fazer um evento online

Razões para incluir os eventos online na sua estratégia de marketing não faltam. Separamos 5 para vocês, veja só:

Praticidade

Após a pandemia, os eventos que ocorriam presencialmente passaram para o formato online. Isso trouxe muita praticidade para muita gente, principalmente quem está trabalhando de casa, que consegue se organizar para participar.

Além da praticidade, você consegue aumentar o alcance de participantes, pois seu limite agora é o Brasil ou até o mundo todo, não apenas a cidade em que o evento ocorria.

Dados e métricas

Quando realizado em plataformas digitais, como a Evnts, você consegue metrificar todo o seu evento. Dados como tempo de participação, taxa de engajamento ou taxa de respostas são simples de conseguir e já vem de forma automática para você.

Dados que, em um evento presencial, é muito difícil ou até mesmo impossível de medir. Com isso, sua equipe de marketing garante informações preciosas sobre seu público que podem ser usadas no pós-evento.

Diferenciação de conteúdo

Sua audiência está saturada de mais do mesmo quando se trata de conteúdo? Sempre blog post, vídeos no YouTube e postagens em redes sociais podem cansar ao longo do tempo, e o evento traz um novo formato para ser explorado.

Um evento pode trazer um conteúdo mais prático ou até mesmo mais profundo que os de consumo rápido. Um storytelling também pode funcionar muito bem.

Por fim, ele é personalizável de acordo com suas personas. Diferentes palcos servem para trazer diferentes conteúdos, cada um com sua devida importância. Talvez o Palco A pode ser um conteúdo voltado para C-levels, enquanto o Palco B para Analistas, aproximando a sua relação com os clientes em todos os níveis.

Orçamento democrático

Diferente do evento presencial que é preciso destinar um grande orçamento para sua execução, os eventos online são bem mais democráticos.

Existem formatos de eventos que com baixo orçamento você consegue entregar um valor enorme para seu público. Mas caso você queira investir em uma melhor experiência para quem está assistindo, é preciso um budget maior.

Contudo, eventos online mesmo que com um alto investimento, ainda assim costumam sair mais baratos que os presenciais, tendo potencial para alcançar públicos maiores.

Aumente e aproxime da sua base de contatos

Não dê o vacilo de divulgar o evento sem uma landing page com formulário para inscrição. Esse é o básico para qualquer marketing para eventos, seja ele presencial ou online.

Assim, você acaba alcançando pessoas de fora da sua base de contato que vão passar a ter contato com sua marca através do evento.

Crie campanhas de email marketing para estreitar essas relações e tenha cada vez mais pessoas engajadas com sua marca, gerando leads e vendas, posteriormente.

Onde fazer meu evento online

Não existe uma regra quando o assunto é onde fazer seu evento online. Plataformas como o Streamyard, Zoom ou Teams suportam bem o evento, mas ficam para trás no quesito experiência da audiência e metrificação.

Para ter um pacote completo e personalizável para o que você precisa, com diversos palcos, interação, enquetes e metrificação robusta, será necessário recorrer a plataformas especializadas em eventos online.

A Evnts, por exemplo, consegue se adaptar ao tipo de evento que você precisa, com ferramentas criadas especialmente para você. Contudo, há também o plano free, que você consegue criar sozinho o seu evento em poucos minutos e colocá-lo no ar.

Sumário.

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