Ao escolher uma plataforma de análise web deve avaliar o que será mais benéfico para o seu site. As principais coisas a verificar são:
- O site é suficientemente grande para garantir um pacote de análise pago? Quantas visitas tem por mês?
- Uso todos os serviços gratuitos disponíveis para otimizar o meu site? O que tem o premium (ou versão paga) que não tem na versão gratuita?
- A versão paga oferece os serviços que preciso para o meu site?
- Qual a diferença em termos de análises no pacote gratuito e pago?
A principal diferença entre um serviço de análise web gratuito e premium (além do preço) é que uma plataforma gratuita exige que a instalação e a manutenção sejam realizadas pela sua equipa, enquanto o premium oferece esse serviço. As plataformas de analise gratuita e premium requerem experiência interna para analisar e validar dados, porém os serviços premium possuem mecanismos de suporte mais dedicados. Normalmente, estes são orçamentados num sistema de tempo ou crédito e, se ficar sem tempo ou sem credito pode ter de pagar um extra para continuar com o suporte.
Os serviços premium alteram o passivo da equipa interna, para o provedor de análise web. Outras vantagens da plataforma premium são a capacidade de lidar com mais hits, menos tempo de processamento e mais suporte do gerente de contas.
Opções de análise web gratuitas:
Google Analytics
É grátis, fácil de usar e personalizável. Para o utilizar apenas necessita de adicionar um código de rastreio JavaScript para cada página do seu site. A grande vantagem é que pode adicioná-lo ao Google Adwords e ao Google Search Console para ter informações mais aprofundadas sobre o público do seu site.
Uma vantagem da versão gratuita do Google Analytics é que existem imensos materiais de aprendizagem para o ajudar a ficar especialista na matéria! No entanto, na versão gratuita pode receber relatórios de amostras e os relatórios que escolher para download podem demorar 24h a ser processados.
Um inconveniente é que a versão gratuita é limitada a 200.000 visitas por dia. Se o seu blog tem um número maior de visitas é importante considerar mudar para premium.
Opções premium de análise web
Google Analytics 360 – Premium
O Google Analytics 360 destina-se a empresas de tamanho empresarial, custa cerca de €130.000 por ano. Aqui tem todos os benefícios do pacote padrão, mas complementado com um suporte premium, atribuição, projetos mais fáceis e acesso a informações de aprendizagem.
Outro bónus é que tem sempre acesso a relatórios e que podem ser transferidos em 4horas, de modo a obter resultados rápidos e precisos. Além da versão premium do Google Analytics poderá também aceder a versão premium de outros produtos associados como Tag Manager, Optimize e Data Studio.
Adobe Analytics
Possui três níveis de preços para os diferentes níveis de negocio. Dá acesso a relatórios em tempo real, suporte na configuração, relatórios personalizáveis e até acesso a algoritmos de aprendizagem de IA/máquina. A interface é muito diferente do Google Analytics e há menos problemas com as amostras.
Webtrends
É uma das opções mais alternativas, mas oferece foco na otimização, a partir de €100 por mês. Do ponto de vista da análise, possui painéis, configuração de relatórios personalizados e pode-se integrar ao SharePoint para facilitar a partilha de relatórios na empresa. Existem muitos níveis de preços, com o maior direcionamento para o desenvolvimento de CRO e não apenas de análise web.
IBM Digital Analytics
Anteriormente conhecido como CoreMetrics, tem capacidade de fazer painéis, calcular ROI e fornecer análises em tempo real.
Plataformas de análise web gratuita VS Premium
- Premium é paga;
- Plataforma gratuita é instalada e mantida por si, já para a plataforma premium existe uma consultoria de oferta conforme necessário;
- Se houver problemas com os dados fornecidos pela plataforma premium o fornecedor é o responsável. Na versão gratuita você é o responsável por quaisquer erros;
- O suporte da plataforma gratuita pode vir de várias fontes, o suporte oficial para questões específicas pode ser limitado. Os serviços premium geralmente oferecem suporte do gerente de conta;
- Os materiais de aprendizagem para pacotes premium são mais difíceis de encontrar fora dos canais oficiais, de modo que o conhecimento para esses pacotes é mais limitado;
- A plataforma premium geralmente tem tempos de processamento mais rápidos que a plataforma gratuita;
- A plataforma premium suporta uma análise de tráfego muito maior que a gratuita, portanto torna-se uma necessidade para sites com grandes volumes de tráfego;
- As plataformas premium geralmente tem acesso a mais estilos de relatórios e personalizações do que as plataformas gratuitas.