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Planejamento de marketing para e-commerce em 5 etapas [GUIA DEFINITIVO]

Mesmo após um momento conturbado que foi a pandemia do Coronavírus, o mercado digital segue em crescimento. Nesse sentido, os gestores têm utilizado cada vez mais de planejamento de marketing para e-commerce para impulsionar os seus negócios. 

Segundo a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, em 2021, o setor de logística virtual obteve o faturamento de R$150,8 bilhões, mesmo com a reabertura das lojas físicas. Por sua vez, essa estatística representa um crescimento de 19% comparado ao ano anterior. Portanto, é possível dizer que o varejo online está se consolidando.

Como resultado, a expectativa para até o fim de 2022 é de que as vendas online cresçam 12% e uma projeção de faturamento de R$169,5 bilhões.

Mas como criar um plano de negócios para loja online? Em primeiro lugar, baseie-se nessas cinco decisões estratégicas:

  • Identifique as metas e objetivos do e-commerce;
  • Segmente seus clientes;
  • Crie um plano de ação;
  • Construa uma estratégia de conversão;
  • Acompanhe os indicadores de cada ação.

A seguir, aprofundamos nossa explicação sobre cada uma das etapas que listamos acima sobre o planejamento de marketing para e-commerce. Acompanhe nosso artigo e aprenda o passo a passo.

Como fazer um planejamento de marketing para e-commerce? 5 etapas

1. Identifique seus objetivos e metas 

Essa primeira etapa da estratégia para e-commerce sobre definir seus objetivos para sua loja virtual. Para isso, garanta que suas metas sejam:

  • temporais;
  • realistas;
  • alcançáveis;
  • mensuráveis;
  • específicas.

Outra dica é criar metas macro e micro, por exemplo:

  • meta macro: aumentar a receita em 25% a cada trimestre”;
  • meta micro: adicionar 300 novos clientes por mês e aumentar as compras repetidas em 10%.

Essas metas guiam o dia a dia da empresa e auxiliam em todas as decisões, seja sobre marketing, setor financeiro ou escolha dos produtos que você irá disponibilizar aos clientes.

Elas também medem o quanto sua empresa avançou e se ela está na direção correta.

Planejamento de marketing para e commerce

Fonte: Siteware

Por isso é importante, não apenas definir como também, acompanhar os resultados das métricas durante o período e não apenas no final dele.

2. Defina suas personas 

Definir o público-alvo do negócio é fundamental para qualquer organização, entre eles, o planejamento de marketing para e-commerce.

Para convencer uma pessoa de que o seu negócio é a solução certa para a necessidade dela, você precisa saber estar ciente sobre o que ela procura, não é? Isto é, estar atento à pessoa para a qual está tentando vender.

As personas são definições mais profundas do público-alvo, com estabelecimento de dados demográficos, comportamentos e interesses desse público.

Portanto, criar personas vai ajudar você a entender os desejos, problemas e necessidades do grupo que você quer atrair e transformar em clientes.

Abaixo você tem acesso a um exemplo de construção de persona.

Planejamento de marketing para e commerce

A definição da persona influenciará uma ampla variedade de áreas da sua loja virtual entre elas:

  • a escolha do tipo de produto ou serviço que você irá oferecer;
  • a mensagem transmitida em suas ações de marketing.

Tudo isso resultará em um maior retorno sobre seu investimento. Entretanto, além da persona, também é indicado que você construa um funil de compras. Ele irá contribuir para que você entenda os argumentos e mensagens que deve compartilhar com cada lead ou usuário.

O funil é importante porque as personas do seu negócio podem estar em fases diferentes da jornada do cliente. Isso significa que sua empresa deve criar ações com argumentos para cada uma dessas etapas.

Se você ainda não conhece o modelo de análise de jornada de compra por meio de funil, indicamos a leitura do artigo; “O que é Funil de Vendas? Quais são suas etapas?

Planejamento de marketing para e commerce

Funil de Vendas e suas etapas

3. Crie um plano de ação para atração

Aqui sua equipe deve se concentrar em listar as ações práticas do planejamento de marketing para e-commerce. Isso significa que você deve listar as ações de marketing que serão postas em prática. Entre as principais estratégias são:

Neste tópico específico, indicamos a leitura do artigo; Marketing para E-commerce: 8 estratégias e tendências para o sucesso”. Com ele, você entenderá como aplicar essas táticas em prática. 

4. Construa uma estratégia de conversão 

A otimização de conversão é um processo contínuo que envolve melhorar a proposta de valor do negócio e segmentar clientes. Quando o assunto é conversão, algumas dicas são fundamentais, como:

  • criar ações para as diferentes etapas do funil de vendas;
  • fazer a qualificação de leads;
  • desenvolver ações de retenção de cliente e mais.

A seguir um vídeo completo que aborda o tema. Vale a pena conferir as dicas e incluí-las no planejamento de marketing para e-commerce.

5. Acompanhe os indicadores de cada ação 

Um dos principais ganhos da ascensão do marketing digital para as empresas é a possibilidade de acompanhar em tempo real os resultados de cada ação executada.

Dentro das próprias ferramentas de marketing, é possível acompanhar os resultados de cada campanha, por exemplo, avaliando quantos cliques um anúncio recebeu.

Outra dica é usar plataformas como o Google Analytics para ter acesso ao número de visitantes dentro do seu site.

Usar esses recursos é uma forma de otimizar sua estratégias, afinal, ao identificar que uma ação não está trazendo os resultados que você espera, basta pausar ou encerrar a campanha. Do mesmo jeito, é possível aumentar o investimento em ações que apresentam bons resultados.

Isso permite que você aproveite melhor o capital que tem disponível para investir em atrair e converter clientes.

Diante das etapas que acompanhamos aqui, podemos dizer que para montar um planejamento de marketing para e-commerce é necessário:

  • definir seus objetivos;
  • estabelecer quem é o seu público-alvo;
  • construir um funil de compras;
  • listar as ações de marketing que serão postar em prática;
  • organizar um cronograma de ações;
  • criar estratégias de conversão;
  • segmentar clientes;
  • qualificar leads;
  • desenvolver ações de retenção de clientes;
  • mensurar seus resultados e fazer ajustes.

Como colocar em prática o plano de marketing da sua loja? 

A pesquisa para criar um planejamento de marketing para ecommerce deve continuar ao longo de sua estratégia para que você descubra quais ações oferecem melhores resultados, seja de:

Com esses dados em mãos, é possível otimizar suas ações e excluir as campanhas que não trazem retorno e ampliando o investimento nas ações que estão funcionando. 

Investir em um planejamento de marketing para e-commerce é fundamental para tomar boas decisões.

Mas você não precisa fazer nada disso sozinho! Aliás, gerenciar todas essas etapas e ainda colocar em prática, manualmente, todas as ações de marketing recomendadas, pode tomar o tempo de toda uma vida!

Usar um software de automação em marketing digital é extremamente importante para gerenciar as ações e acompanhar as métricas de um planejamento de marketing para e-commerce. Uma ferramenta moderna pode ajudá-lo a:

  • criar landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendar e monitorar publicações em redes sociais;
  • usar uma ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gerenciar e segmentar contatos cadastrados na ferramenta;
  • fazer lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de inbound marketing;
  • criar relatórios unificados que ajudam a tomar decisões.

Coloque essa ideia em prática!

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Sumário.

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