Marketing

Pixel do Facebook: o que é, para que serve e como instalar?

Com um mercado cada vez mais competitivo, conhecer o seu público, entender o que ele quer e atingi-lo de forma certeira é fundamental para o sucesso do negócio. Por isso, neste post falaremos o que é o Pixel do Facebook e como ele pode te ajudar a alcançar esse objetivo.

Afinal, o que é o Pixel do Facebook?

O código Pixel do Facebook é uma tecnologia que opera rastreando o comportamento dos visitantes de um site, blog ou landing page. Quando instalado em um endereço virtual, como o seu site, ele funciona como um rastreador que “gruda” em todos os visitantes que acessaram a sua página. O pixel então acompanha a movimentação de cada usuário e com isso poderá ser usado para campanhas de remarketing do Facebook. 

Na prática, se você tem um e-commerce, por exemplo, quando um consumidor em potencial tiver clicado em um anúncio de um produto que você fez no Facebook, o Pixel passa a monitorar o que ele fará em seguida, quais páginas ele visitou no seu site e até em outros.

Dessa forma, você consegue criar públicos personalizados usando as informações que o Pixel coletou sobre cada usuário. Com isso você poderá fazer campanhas mais assertivas. 

Você pode, por exemplo, fazer anúncios específicos para quem abandonou o carrinho, para quem visitou um determinado produto que baixou de preço e por aí vai. 

Veja também: Facebook Ads vale a pena? 5 razões para responder que SIM ✔️

Pixel do Facebook: como funciona?

O exemplo que demos no tópico anterior serve para mostrar de fato o que é o Pixel do Facebook, no entanto essa ferramenta é capaz de rastrear diversas movimentações dentro de suas páginas e anúncios que podem te ajudar a:

  • aumentar sua base de leads, 
  • ampliar a taxa de conversão,
  • promover sua marca.

Sempre que um visitante rastreado pelo Pixel faz alguma movimentação é registrado um evento. Esses eventos podem ser usados para:

  • avaliar a eficácia de um anúncio, 
  • criar públicos personalizados, 
  • aprimorar campanhas e muito mais.

Tudo vai depender do seu objetivo e das características do seus públicos. 

Eventos rastreáveis com o código pixel do Facebook

O Pixel é um serviço de inteligência que vai te fornecer dados para que você aumente sua taxa de acerto. Veja todos os eventos rastreáveis:

  • Pesquisa: monitora as pesquisas que um visitante fizer dentro do seu site;
  • Visualização: acompanha e relata todas as páginas visitadas, sejam elas páginas de blog, página de produto, página de agradecimento e etc;
  • Adicionado ao carrinho: sempre que um cliente adiciona um produto ao carrinho ele estará dando um sinal de interesse e isso é registrado pelo PIxel;
  • Início de Checkout: toda vez que alguém vai até a página para finalizar a compra ela mostra ainda mais interesse e esses dados podem ser usados tanto para compras não finalizadas quanto para remarketing;
  • Adicionar forma de pagamento: outra informação que mostra que o cliente tem uma boa chance de comprar;
  • Efetuar compra: evento muito útil para a realização de ações de pós-venda;
  • Cadastro de Lead: informação relevante sobretudo para landing pages com esse objetivo;
  • Registro completo: evento que informa sempre que um visitante preenche um formulário, seja um cadastro no site ou a assinatura de uma newsletter, por exemplo.

Veja também: Como fazer remarketing no Google e Facebook Ads? [TUTORIAL]

Pixel do Facebook: para que serve?

Para entender o que é pixel do Facebook, o melhor é trazer, na prática, quais as funcionalidades, vantagens e benefícios que o uso desta tecnologia pode trazer para o seu negócio, veja a seguir.

Rastrear conversões

A principal funcionalidade do Pixel do Facebook, sem dúvidas, é o rastreio de conversões. 

Você consegue medir a quantidade de pessoas que viram seus anúncios, quantos clicaram e depois saber para onde eles foram e, tudo isso te trará informações muito valiosas.

Otimizar as conversões

Com os dados que você acumula do Pixel você consegue melhorar a experiência do cliente

Por exemplo, se nas páginas de produtos com mais fotos a retenção do usuário e a quantidade de cliques é maior, vale a pena investir em fotos para otimizar outras páginas.

Veja mais: 5 Dicas: Facebook Ads para otimizar seus anúncios + guia para começar

Conhecer melhor seu público

A movimentação e as respostas dadas pelo seu público são indicadores muito úteis para que você comece a compreender de fato o que ele quer. 

Muita gente aposta em um conhecimento geral de mercado ou no feeling, mas a verdade é que os dados não mentem e é sempre melhor se apoiar neles.

Aprimorar seus anúncios pagos

Por fim, com as informações em mãos e o conhecimento maior do seu público você consegue fazer anúncios com maiores possibilidades de acerto

O próprio Facebook gera públicos personalizados de acordo com o comportamento dos seus visitantes. Essa é uma ótima forma de começar a investir em tráfego pago de forma mais assertiva.

Como instalar o Pixel do Facebook? Passo a Passo

Agora que você já entendeu como funciona o Pixel do Facebook e o que ele tem a oferecer, vamos trazer aqui um passo a passo sobre o que você precisa fazer para conseguir instalar no seu site e ter todas essas funcionalidades a seu favor.

1. Acesse o Gerenciador de Anúncios já logado no Perfil do Facebook da sua empresa;

2. Na barra superior (com 3 linhas) clique em “PIxels” na coluna “Medir e Informar”;

3. Clique em criar um Pixel;

4. Dê um nome fácil de identificar ao Pixel e informe a URL correta do seu site;

5. Pronto seu Pixel está criado.

O processo de criação do pixel será sempre esse e, após criá-lo, você deve instalar o Pixel no seu site. No entanto, essas etapas variam de acordo com a plataforma que hospeda seu site, por isso, vamos deixar aqui 2 vídeos que ensinam como instalar o Pixel no WordPress e na Shopify.

E aí, entendeu o que é o Pixel do Facebook? Sabemos que promover a sua marca não é uma tarefa simples, por isso, uma das ferramentas que podem ajudar muito nos processos diários do marketing são os softwares de automação, por isso, a LAHAR traz soluções interessantes que podem melhorar os resultados da sua equipe.

Além disso, a LAHAR e a Piperun, lançaram uma parceria para integração, agora será possível utilizar todos os serviços do CRM da Piperun de forma integrada ao software de automação, facilitando o uso conjunto na sua estratégia.

Acesse a plataforma da LAHAR, crie sua conta e experimente grátis por 7 dias todos os benefícios dessa integração!

Sumário.

Recomendados para você

Devido a vários fatores internos e externos, muitas vezes enfrentamos dificuldades na prospecção de novos leads e de clientes para o funil de vendas da nossa empresa. As alternativas para reverter esse quadro são muitas, mas nem sempre o resultado é imediato. Mas você sabia que a produção de eventos também pode ajudar sua empresa […]

Cada vez mais empresas estão buscando softwares de automação de marketing com o objetivo de otimizar os processos dos seus departamentos de marketing e vendas. Se você está lendo esse artigo, provavelmente já faz uso de algum software de automação de marketing, mas caso seja alguém interessado em saber mais sobre automação de marketing e […]

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem citar as etapas do Inbound Marketing. Isso porque a estratégia de inbound e conteúdo é um dos pilares centrais de qualquer negócio sustentável na internet. As etapas do Inbound Marketing são: Em uma rápida pesquisa no Google, é possível encontrar outras divisões para as etapas do Inbound […]

Em busca da ferramenta de landing page ideal? Neste artigo, apresentamos seis opções de plataforma para ajudar na criação de landing pages que convertem: As landing pages são ferramentas de captação de leads usadas na etapa de conversão de visitantes (em leads), dentro de uma estratégia de Inbound Marketing. Ela é construída de acordo com […]

O e-mail marketing retorna $ 38 para cada $ 1 investido em sua estratégia. Imagina o que um ROI como este poderia fazer com as vendas de sua loja virtual? É por isso que este artigo ensina como usar e-mail marketing para e-commerce. Está preparado para descobrir como vender mais com e-mails? 5 dicas práticas […]

Já parou para pensar nas diversas formas de fazer sua empresa aparecer como resultado de pesquisas feitas na internet? Você já deve ter se perguntado: “como colocar minha empresa no Google”, certo? Com o SEO local, é possível ranquear um endereço no Google e ampliar o alcance da sua marca nos arredores do seu estabelecimento. […]