Com um mercado cada vez mais competitivo, conhecer o seu público, entender o que ele quer e atingi-lo de forma certeira é fundamental para o sucesso do negócio. Por isso, neste post falaremos o que é o Pixel do Facebook e como ele pode te ajudar a alcançar esse objetivo.
Afinal, o que é o Pixel do Facebook?
O código Pixel do Facebook é uma tecnologia que opera rastreando o comportamento dos visitantes de um site, blog ou landing page. Quando instalado em um endereço virtual, como o seu site, ele funciona como um rastreador que “gruda” em todos os visitantes que acessaram a sua página. O pixel então acompanha a movimentação de cada usuário e com isso poderá ser usado para campanhas de remarketing do Facebook.
Na prática, se você tem um e-commerce, por exemplo, quando um consumidor em potencial tiver clicado em um anúncio de um produto que você fez no Facebook, o Pixel passa a monitorar o que ele fará em seguida, quais páginas ele visitou no seu site e até em outros.
Dessa forma, você consegue criar públicos personalizados usando as informações que o Pixel coletou sobre cada usuário. Com isso você poderá fazer campanhas mais assertivas.
Você pode, por exemplo, fazer anúncios específicos para quem abandonou o carrinho, para quem visitou um determinado produto que baixou de preço e por aí vai.
Veja também: Facebook Ads vale a pena? 5 razões para responder que SIM ✔️
Pixel do Facebook: como funciona?
O exemplo que demos no tópico anterior serve para mostrar de fato o que é o Pixel do Facebook, no entanto essa ferramenta é capaz de rastrear diversas movimentações dentro de suas páginas e anúncios que podem te ajudar a:
- aumentar sua base de leads,
- ampliar a taxa de conversão,
- promover sua marca.
Sempre que um visitante rastreado pelo Pixel faz alguma movimentação é registrado um evento. Esses eventos podem ser usados para:
- avaliar a eficácia de um anúncio,
- criar públicos personalizados,
- aprimorar campanhas e muito mais.
Tudo vai depender do seu objetivo e das características do seus públicos.
Eventos rastreáveis com o código pixel do Facebook
O Pixel é um serviço de inteligência que vai te fornecer dados para que você aumente sua taxa de acerto. Veja todos os eventos rastreáveis:
- Pesquisa: monitora as pesquisas que um visitante fizer dentro do seu site;
- Visualização: acompanha e relata todas as páginas visitadas, sejam elas páginas de blog, página de produto, página de agradecimento e etc;
- Adicionado ao carrinho: sempre que um cliente adiciona um produto ao carrinho ele estará dando um sinal de interesse e isso é registrado pelo PIxel;
- Início de Checkout: toda vez que alguém vai até a página para finalizar a compra ela mostra ainda mais interesse e esses dados podem ser usados tanto para compras não finalizadas quanto para remarketing;
- Adicionar forma de pagamento: outra informação que mostra que o cliente tem uma boa chance de comprar;
- Efetuar compra: evento muito útil para a realização de ações de pós-venda;
- Cadastro de Lead: informação relevante sobretudo para landing pages com esse objetivo;
- Registro completo: evento que informa sempre que um visitante preenche um formulário, seja um cadastro no site ou a assinatura de uma newsletter, por exemplo.
Veja também: Como fazer remarketing no Google e Facebook Ads? [TUTORIAL]
Pixel do Facebook: para que serve?
Para entender o que é pixel do Facebook, o melhor é trazer, na prática, quais as funcionalidades, vantagens e benefícios que o uso desta tecnologia pode trazer para o seu negócio, veja a seguir.
Rastrear conversões
A principal funcionalidade do Pixel do Facebook, sem dúvidas, é o rastreio de conversões.
Você consegue medir a quantidade de pessoas que viram seus anúncios, quantos clicaram e depois saber para onde eles foram e, tudo isso te trará informações muito valiosas.
Otimizar as conversões
Com os dados que você acumula do Pixel você consegue melhorar a experiência do cliente.
Por exemplo, se nas páginas de produtos com mais fotos a retenção do usuário e a quantidade de cliques é maior, vale a pena investir em fotos para otimizar outras páginas.
Veja mais: 5 Dicas: Facebook Ads para otimizar seus anúncios + guia para começar
Conhecer melhor seu público
A movimentação e as respostas dadas pelo seu público são indicadores muito úteis para que você comece a compreender de fato o que ele quer.
Muita gente aposta em um conhecimento geral de mercado ou no feeling, mas a verdade é que os dados não mentem e é sempre melhor se apoiar neles.
Aprimorar seus anúncios pagos
Por fim, com as informações em mãos e o conhecimento maior do seu público você consegue fazer anúncios com maiores possibilidades de acerto.
O próprio Facebook gera públicos personalizados de acordo com o comportamento dos seus visitantes. Essa é uma ótima forma de começar a investir em tráfego pago de forma mais assertiva.
Como instalar o Pixel do Facebook? Passo a Passo
Agora que você já entendeu como funciona o Pixel do Facebook e o que ele tem a oferecer, vamos trazer aqui um passo a passo sobre o que você precisa fazer para conseguir instalar no seu site e ter todas essas funcionalidades a seu favor.
1. Acesse o Gerenciador de Anúncios já logado no Perfil do Facebook da sua empresa;
2. Na barra superior (com 3 linhas) clique em “PIxels” na coluna “Medir e Informar”;
3. Clique em criar um Pixel;
4. Dê um nome fácil de identificar ao Pixel e informe a URL correta do seu site;
5. Pronto seu Pixel está criado.
O processo de criação do pixel será sempre esse e, após criá-lo, você deve instalar o Pixel no seu site. No entanto, essas etapas variam de acordo com a plataforma que hospeda seu site, por isso, vamos deixar aqui 2 vídeos que ensinam como instalar o Pixel no WordPress e na Shopify.
E aí, entendeu o que é o Pixel do Facebook? Sabemos que promover a sua marca não é uma tarefa simples, por isso, uma das ferramentas que podem ajudar muito nos processos diários do marketing são os softwares de automação, por isso, a LAHAR traz soluções interessantes que podem melhorar os resultados da sua equipe.
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