Negócios e Gestão

A importância de aplicar estratégias de Outbound no Varejo

Hoje, apresentaremos algumas das estratégias de outbound marketing que foram aplicadas na Shopfisio, a maior Loja de Estética e Fisioterapia da América Latina.

O outbound marketing é muito conhecido por ser uma estratégia de muita eficácia para empresas que atuam no comércio B2B, enquanto o inbound já é mais popular entre varejos e negócios que atuam no B2C. Porém, hoje, estou aqui para falar de algo diferente e, até mesmo, muito estranho para algumas pessoas: a importância de aplicar estratégias de outbound para o varejo e B2C.

Vamos partir do princípio de que o outbound é direcionado para a prospecção de negócios, no caso do Ramper, uma estratégia elaborada para realizar a prospecção em larga escala, enquanto isso, no varejo nós normalmente vemos e-mail marketing, landing pages de capturas de leads, pop-ups e réguas de relacionamento e automação para convencimento de compra. Agora, imaginem num meio de unir as duas estratégias, exatamente, uma não anula a outra, muito pelo contrário, elas podem trabalhar juntas, dependendo da sua estratégia de captura de leads.

Foi assim que fizemos na Shopfisio, o trabalho de nutrição de bases é feito constantemente em diferentes réguas de automação e estratégias de relacionamento com os leads que são capturados diariamente em páginas iscas em blogs, facebook ads, google ads, entre outros. Bom, ok, o conteúdo para vender indiretamente é muito importante, porém, e se nós realizássemos estratégias para já oferecer produtos diretos com uma sensação de urgência e exclusividade? Bingo! Foi aí que inserimos a estratégia de outbound pela primeira vez numa segmentação específica para compra online.

A estratégia vem com uma base de leads capturadas com interesses específicos numa categoria de produtos e nós montamos uma lista com parte dos produtos dessa categoria que só pode ser acessada pelo nosso e-mail enviado pela plataforma, junto de um cupom de desconto que também só pode ser usado naquela lista.

Simples, né?! Sim! É bem simples, porém o que realmente proporciona efetividade à estratégia são as sequências de e-mails respondendo os e-mails anteriores. Isso faz com que o consumidor atingido entenda que aquele e-mail é realmente para ele e pode até tornar um canal direto de comunicação com uma pessoa de dentro da empresa. Nesse caso, houve muitos pedidos via loja online, porém uma altíssima taxa de respostas a aquele e-mail. Onde as pessoas diziam que não tinham interesse naqueles produtos de imediato, mas que estariam buscando por outros produtos. Estes eram direcionados à nossa equipe de televendas que atuaram nesses clientes.

Esta é uma estratégia que é específica para lojas online, porém, a Shopfisio atua através de diversos canais de vendas, são eles: loja online, televendas e lojas físicas. Ou seja, são mais canais para o uso do outbound no varejo.

Falando um pouco sobre estratégias mais massivas, resgatamos uma base de orçamentos que não foram fechados e enviamos uma sequência de e-mails para fomentar a reativação destes orçamentos e, possivelmente, fechar os pedidos que não haviam sido fechados anteriormente. A estratégia não só aconteceu, como performou muito bem. As taxas de aberturas e respostas dos e-mails chegaram a 99% em alguns casos e, com isso, o sucesso de vendas foi garantido.

É claro, a Shopfisio possui uma estrutura muito robusta que possibilita trabalhos experimentais como estes. Mas, tendo em vista a proporção que os resultados tomaram em todas as estratégias aplicadas com o outbound marketing, podemos afirmar que é um tipo de estratégia que deve ser feito por varejistas, se ele for bem segmentado, analisado e trabalhado, com certeza trará excelentes números para a sua empresa. Além disso, o outbound é a personalização da personalização do conteúdo, afinal, são condições que, na maioria das vezes saem direto da caixa de entrada de algum membro “importante” da equipe para falar “única e exclusivamente” com aquela pessoa. Além de credibilidade, traz a verdadeira sensação de que aquela pessoa é única e especial para a empresa.

Este artigo foi escrito por Pedro Tavares, Redator da Shopfisio.

Sumário.

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