O que é Webinar? Um webinar é um evento ao vivo que acontece em plataformas virtuais com o apoio de elementos visuais e de áudio e que pode ser transmitido para milhões de usuários que assistem a programação em seus dispositivos tecnológicos.
Por meio de um software é possível que o palestrante, professor ou organizador do evento:
- compartilhe slides;
- interaja com o participante por meio de bate papo;
- responda a perguntas e respostas;
- capte leads e mais.
Mas será que todo o trabalho de criar um webinar é necessário? A seguir vamos entender os benefícios que a estratégia gera para a empresa.
Porque é importante saber o que é um webinar?
Cada organizador de evento tem um objetivo para o mês. O mesmo acontece com o Webinar.
Alguns eventos online são organizados com a finalidade principal de compartilhamento de conteúdo e captura de inscritos.
Outros eventos são realizados para apresentar um novo produto ou serviço.
É bastante comum que os webinars sejam usados como ferramentas de captura de leads qualificados.
Dentro de uma estratégia de Inbound Marketing oque é webinar pode ser usado como conteúdo relevante para auxiliar as demais etapas do funil de vendas.
Leia também: Qual a melhor estratégia de inbound marketing?
Você pode estar pensando que a produção de conteúdo em texto como blogs e ebooks pode ser menos trabalhosa. Sem dúvida ela traz retornos muito satisfatórios, entretanto, o conteúdo em vídeo chega a gerar 2 vezes mais engajamento do que outro formato de conteúdo.
É por isso que saber o que é webinar é uma informação valiosa para seu planejamento de marketing.
Como montar um webinar: 5 passos
Agora que você já sabe o que é webinar deve estar se perguntando como colocar um evento deste no ar, quais as dicas para atrair participantes e como usá-lo em sua estratégia.
A seguir separamos 5 dicas de como montar um webinar e produzir conteúdo online de qualidade.
1. Lembre-se que ele precisa ser ao vivo
Essa é uma característica fundamental dentro do conceito sobre o que é um webinar.
Um webinar deve ter hora e data marcadas para acontecer.
Todos os participantes devem estar ao vivo conectados ao mesmo tempo.
Entretanto, é claro que os webinars podem ser gravados e disponibilizados posteriormente para o público em geral. Mas sua primeira exibição deve ser ao vivo.
Ao escolher o sistema que vai participar o compartilhamento do webinar garanta que ele ofereça um bom suporte de áudio.
2. Participantes online
Este é outro ponto fundamental para responder sobre o que significa webinar. Você não pode ter um evento sem participantes!
Algumas pesquisas indicam que 66% dos webinars tem menos de 50 participantes ao vivo. Mas isso basta!
Entretanto, se você deseja aumentar a adesão em tempo real considere elementos como:
- melhores dias e horários da semana para atender seu público alvo;
- conteúdo novo e com muitas buscas. Para ter acesso a isso acesse o Google Trends;
- amplie a divulgação do webinar;
- considere fazer um webinar gratuito;
- ofereça vantagens como envio de material exclusivo para quem assistir o evento ao vivo.
3. Inclua a opção de bate papo
Interação é um fator fundamental que deve ser considerado por quem deseja realizar um webinar.
De maneira geral é isso que diferencia o webinar de outros vídeos e a razão desse evento obrigatoriamente ser ao vivo.
Abra o chat para perguntas durante ou ao final da explanação do apresentador do evento.
Uma outra forma de ampliar a participação e engajamento é permitir que no chat os “espectadores” conversem entre si.
Enquetes também geram engajamento e podem ampliar o relacionamento entre todas as partes envolvidas.
Esses elementos interativos explicam por que é melhor participar do webinar enquanto ele está ao vivo.
4. Inclua slides na apresentação
Outro elemento que está em praticamente 100% dos webinars são os slides.
Esse tipo de recurso visual é crucial para webinars pois auxiliam no processo de aprendizado e mantém os participantes concentrados no evento.
Crie seu slide sem muitos blocos de texto, apenas com tópicos que vão guiar os participantes.
Inclua imagens, gráficos, GIFs e elementos visuais que apoiem ainda mais a compreensão total do assunto.
Vídeos também podem ser usados desde que não sejam muito longos.
Use o recursos de compartilhamento de tela para permitir que os participantes acompanhem sua apresentação.
Observação: lembre-se de que qualquer precise de um microfone para gerar áudio de qualidade. Isso é fundamental para a credibilidade de seu evento online.
5. Faça um bom pós-evento
Como dissemos ao longo desde artigo, um webinar poder ter muitos objetivos e fazer um bom pós evento é fundamental para que eles sejam alcançados.
Crie um fluxo de automação de comunicação exclusivo para quem participou do evento ao vivo e faça a nutrição de leads para que eles se preparem para a próxima fase da jornada do cliente.
Desenvolva um outro fluxo para quem se inscreveu mas não participou do evento.
Envie o material gravado e use-os para aumentar as taxas de conversão.
Enfim, crie estratégias para aproveitar ao máximo seu webinar!
A escolha do software de webinar
Pronto! Até aqui você aprendeu o que é webinar, como criar um e como usá-lo em sua estratégia.
A ferramenta atende a diferentes objetivos de empresas e pessoas comuns de forma geral.
Por meio do compartilhamento de conhecimento e da geração de engajamento sua empresa pode alçar longos voos!
Entretanto, para executar essa estratégia você precisa de um software de webinar que permita que você use todas as funcionalidades que listamos acima e coloque seu evento no ar para que várias pessoas possam acompanhá-lo.
Antes de escolher qual plataforma usar para criar sua estratégia, é importante que considere todos os recursos que deseja utilizar, entre eles:
- compartilhamento de tela;
- chats ao vivo;
- gestão de leads;
- qualidade de áudio;
- volume de participantes simultâneos suficiente;
- gestão de inscritos;
- emissão de certificados;
- lembretes de registro e mais.
Agora que você já sabe o que é webinar e tem em mãos os 7 elementos principais da estratégia, você pode aprofundar seu conhecimento com o artigo; “Tutorial | Como fazer um webinar: 4 etapas para gerar vendas” e quem sabe incluir a tática em seu plano de marketing, em seu plano de capacitação ou em qualquer outro objetivo que você tenha.
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