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O que é SMS Marketing: benefícios, primeiros passos e 6 boas práticas [GUIA COMPLETO]

O SMS marketing é uma estratégia que usa o envio de mensagens de texto como meio de comunicação de uma empresa com um lead, prospect ou cliente.

Se você está pensando que esse tipo de tática é furada e que ninguém mais usa SMS, saiba que a taxa de abertura de mensagens neste formato é de 98%!

Isso quer dizer que seu conteúdo será lido!

Se você ficou um pouco mais interessado, te convido a continuar lendo este artigo.

Aqui você vai descobrir como usar o que é SMS marketing da maneira correta.

O que é SMS Marketing: 6 passos para colocar em prática

Agora que você já sabe o que é SMS marketing é hora organizar suas ações.

A seguir separamos 3 etapas para iniciar sua campanha. Acompanhe e tome nota!

1. Capte o lead com uma boa proposta de valor

Se você acha difícil captar os contato de e-mail dos usuários que visitam suas páginas, loja, blog ou redes sociais, é porque nunca tentou pedir o telefone deles!

O SMS é um contato muito mais íntimo do que o e-mails mesmo que atualmente ambos sejam, majoritariamente, acessados pelo smartphone.

Por isso, se você deseja ter acesso ao número de telefone de um lead, ofereça uma razão muito boa para que ele compartilhe essa informação.

Uma das formas de fazer isso é ter uma boa oferta para trocar por esses dados.

Um ebook completo, um webinar gratuito com um grande profissional, uma pesquisa recente e exclusiva, são alguns dos exemplos do tipo de material que você pode oferecer.

Entre as formas mais comuns para captação de leads estão:

  • folha de inscrição presencial;
  • campo em um formulário de landing page;
  • redes sociais.

2. Atenção ao volume de mensagens enviadas

Depois que você conquistou o lead é importante que você saiba usar a confiança que o contato depositou em sua empresa. Ou seja, não seja inconveniente!

Além de conter informações relevantes e exclusivas, as mensagens devem ser pouco frequentes.

Estabeleça um volume de cerca de uma a 2 mensagens por mês.

Isso já basta para um relacionamento próximo, cortês e fiel. 

3. Opt-In e descadastramento

Uma das dúvidas mais comuns de quem está aprendendo o que é SMS marketing é se usar a ferramenta é permitido pela Lei e se configura uma invasão de privacidade. 

A resposta é que o SMS marketing é uma prática permitida pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) desde que praticada mediante a permissão do cliente.

Opt-in é o nome dado a essa permissão que seus contatos oferecem para que sua marca possa se relacionar com cada um deles por meio de mensagens.

Sobre isso o CDC estabelece uma multa para envio de SMS sem consentimento do usuário que pode chegar a R$ 6,5 milhões

Da mesma maneira que um cliente deve autorizar o contato por SMS ele também tem o direito de cancelar essa permissão quando desejar.

Por isso, em cada mensagem enviada, você deve fornecer ao lead uma opção de cancelamento de assinatura.

Caso o lead opte por se descadastrar sua empresa deve fazer isso imediatamente.

Observação: mantenha uma cópia da permissão dos usuários garantindo assim que você não terá problemas com futuros processos.

4. Inicie sua campanha

A primeira questão a considerar é a criação de um plano de conteúdo que priorize ofertas exclusivas às quais o lead só terá acesso por SMS.

Isso é importante porque, se o contato perceber que recebe o mesmo material em outros canais como e-mail marketing, ele vai se descadastrar de sua lista de contatos.

Lembre-se também de que os conteúdos deve ser informativos e vantajosos para o cliente.

Mas como agradar a todos os clientes de uma empresa? Ou melhor como agradar a gregos e troianos?

Só tem um jeito: usando a segmentação de clientes.

A partir da segmentação você pode enviar um tipo de comunicação para cada grupo de personas que sua empresa atende.

Se um contato já é seu cliente ele não deve receber uma comunicação idêntica ao SMS enviado para um lead que está em dúvida sobre “contratar o plano empresarial da sua empresa”.

Para isso sugerimos usar um software de automação de marketing com a a funcionalidade de SMS. A ferramenta garante alguns serviços, como:

  • Acompanhamento do ROI – retorno sobre investimento da sua campanha
  • Taxas de abertura
  • Taxas de resposta ao CTA (chamada para ação)
  • Clique no link
  • Incorporação de uma mensagem de cancelamento de assinatura
  • Gerenciamento simples de seu banco de dados

Leia mais sobre o assunto no texto: “Automação de SMS: amplie resultados de conversão e nutrição”.

Além do que já apresentamos até aqui, o SMS marketing pode ser usado para variados fins entre eles:

  • divulgação de um produto ou serviço;
  • informações transacionais como confirmação de compra e envio para transportadora;
  • lembretes de reunião (principalmente para empresas de serviços);
  • suporte ao cliente.

5. Faça testes AB

Testes AB indicam quais formatos, textos e links funcionam melhor em suas estratégias. Por isso, realizar esses testes vai ajudar sua equipe a otimizar resultados e alcançar melhores taxas de abertura, cliques e conversão.

6.Monitore suas campanhas

Assim como em todo o marketing digital, acompanhar os resultados e métricas de cada campanha e mensagem enviada vai permitir que sua empresa tenha insights para melhorar o ROI das próximas ações.

Entender o que funciona melhor para sua empresa vai ajudar seu negócio a investir certo e não perder dinheiro.

Para compreender o real impacto do que é SMS marketing nos resultados de sua empresa esteja atento aos dados.

Ferramenta para envio de SMS marketing

Esperamos ter ajudado você a compreender melhor o que é SMS e a colocar essa estratégia em prática, afinal ela pode ajudá-lo a:

O sistema de disparo de SMS por meio da plataforma LAHAR é fácil e simples e você pode conferir o passo a passo completo no guia exclusivo; “Criando campanhas para envio de SMS Marketing“.

Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar sua empresa a desenvolver estratégias que aumentem a conversão de suas ações e estreite o seu relacionamento com seus potenciais clientes, seja por meio de marketing via SMS, mídias sociais, compra de mídia, e-mail marketing ou outras ações.

Então, o que você está esperando? Implemente algumas dessas dicas e observe a eficiência e o ROI de suas campanhas de SMS dispararem.

Sumário.

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