Você pode até não saber o que é push notification, mas com certeza recebe várias notificações desse tipo todos os dias, vindas dos aplicativos do seu celular e dos navegadores que acessa.
As mensagens push se tornaram uma estratégia de marketing digital bastante utilizada pelas empresas focadas em melhorar a experiência dos usuários e as taxas de conversão.
Quer entender de uma vez por todas o que é push notification, como ela funciona e dicas de estratégias para usar esse recurso? Continue lendo!
O que é push notification?
O site Techopedia fez uma descrição bastante objetiva sobre o que é push notification:
“É a capacidade de enviar informações para a área de trabalho/dispositivo de um usuário, em vez de esperar que ele peça pela informação.”
Na prática, push notification é um tipo de notificação por mensagem enviada automaticamente pelos servidores de empresas, sites ou aplicativos para os smartphones de usuários, clientes e consumidores.
Mas, as mensagens push são usadas para que? As mensagens (ou notificações) podem:
- conter oportunidades de compra,
- relembrar uma informação,
- informar uma atividade/novidade do aplicativo, etc.
Entendido o que é push notification, vamos falar mais sobre como esse recurso funciona na prática.
Complete sua leitura com o artigo ‘Conheça a importância do funil de marketing’ e aprenda como montar sua estratégia.
Push notification: como funciona?
No celular, para o sistema de push funcionar, o usuário precisa autorizar o envio de mensagens quando instala um aplicativo. Entre os apps que fazem push network estão Instagram, Youtube, Facebook, apps de jogo, aplicativos de lojas das quais você consome, entre outros.
Todos eles pedem autorização para envio de mensagens de push no momento da instalação (já prestou atenção?).
O mesmo acontece quando você acessa um site que envia pushes. Geralmente, um pop up abre pedindo permissão para o envio de mensagens.
Para o usuário, o
sistema funciona de forma simples, mas nos bastidores o servidor está fazendo várias conexões para ativar e enviar a push notification.
Na imagem abaixo, você pode ver o seguinte passo a passo de como funciona o envio de uma notificação push:
- A empresa (cliente) solicita uma chave de API do servidor GCM (Google Cloud Messaging, o serviço de notificação por push do Google, que envia push tanto para dispositivos Android quanto iOS) para WebEngage do app;
- O servidor GCM emite a chave de API;
- A empresa insere essa chave de API no painel WebEngage do aplicativo;
- O usuário faz o download do app no seu dispositivo que, por sua vez, envia um sinal ao servidor GCM para obter o ID de registro;
- O GCM emite um ID de registro para o aplicativo no dispositivo;
- O WebEngage SDK do aplicativo no celular do usuário envia o ID de registro para o servidor WebEngage geral do app;
- O servidor WebEngage do app envia a mensagem para o servidor GCM;
- O GCM envia a mensagem para o dispositivo do usuário e o WebEngage SDK processa as informações e as mostra na tela do celular.
Passo a passo de como funciona a push notification. Fonte: Monk.
5 boas práticas para usar push notification
Entenda, a seguir, como usar o push notification e quais são as melhores práticas para isso:
- Faça um convite ao invés de dar uma ordem
- Crie segmentações por área para as push notification
- Tenha atenção ao horário de envio
- Evite mensagens longas
- Valorize a confiança do usuário na sua marca
1. Faça um convite ao invés de dar uma ordem
O segredo para que o usuário tome a decisão que você deseja, por meio da push notification, é acertar no tom e na linguagem da mensagem.
O raciocínio é o seguinte: é melhor receber o convite de um amigo para ir até a casa dele do que aparecer sem ser convidado.
É melhor usar a frase:
“Hoje tem frete grátis sem mínimo de compra no site por tempo limitado. Clique para aproveitar.”
do que enviar:
“Compre AGORA para ter frete grátis sem mínimo de compra no site!”.
Você não terá muitos caracteres para montar sua mensagem, então use uma linguagem amigável e envie novidades e benefícios que serão relevantes para o usuário em geral.
Para que a push notification contribua para a retenção de clientes é importante que ela seja lida, certo? Então pense em formas convidativas de dar seu recado.
2. Crie segmentações por área para as push notification
A tecnologia permite uma segmentação de marketing muito interessante para tornar o envio de push notification ainda mais estratégico.
Nesse caso, a segmentação geográfica pode ser ativada para que uma notificação por push seja disparada quando o usuário estiver em uma determinada localização.
Isso é possível graças ao GPS dos dispositivos móveis que registram a localização e podem ativar promoções naquela área em horários, dias e semanas mais estratégicos do mês.
Essa é uma maneira de manter suas push notification relevantes e fazer com que o usuário realmente leia o que você enviou. Assim, quem estiver por perto no momento tem mais chances de aproveitar suas ofertas.
3. Tenha atenção ao horário de envio
Você não gostaria de acordar de madrugada com o barulho de notificação do seu celular, certo? Que resultado teria o envio a essa altura da noite? Nós respondemos sem medo de errar: nenhum.
O envio das mensagens de push deve ser planejado de forma estratégica, analisando o comportamento do público-alvo e seus hábitos de uso do celular.
De acordo com uma pesquisa da Localytics, o melhor horário para enviar push notification é entre meio-dia e às 17h nos dias de semana — de preferência de terça a sexta-feira.
Essa é uma informação geral, mas que ajuda a orientar os disparos e manter as mensagens dentro de um horário conveniente para o usuário e favorável a sua estratégia.
4. Evite mensagens longas
Já mencionamos acima que uma push notification não é o lugar adequado para dar #textão. O objetivo é cativar o usuário com poucas palavras.
A pesquisa da Localytics também reforça este aspecto e mostra que quanto menos palavras mais as notificações são lidas.
Além de curtas, as mensagens devem ser claras e concisas para o usuário entendê-las na primeira leitura. Trabalhe esse aspecto junto com o #1 da lista.
5. Valorize a confiança do usuário na sua marca
Conseguir que um usuário faça o download do seu aplicativo no celular é uma grande conquista e abre um canal de comunicação com muito potencial.
Esse também é um sinal de confiança e de que ele valoriza o que a sua marca tem a oferecer. Então aproveite esse espaço!
Uma pesquisa da Responsys apontou que o push notification tem uma taxa de abertura 50% maior do que os e-mails.
Aproveite que você tem uma base de contato que deseja te ouvir e planeje ações estratégicas para enviar e obter mais resultados.
Gostou de saber mais sobre push notification?
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