O que é landing pages? São páginas criadas com o objetivo de converter visitantes desta página em leads. Geralmente, essas páginas são vinculadas ao domínio do site ou blog de uma organização.
As landing pages, também conhecidas como páginas de destino, fazem parte de uma estratégia de geração de leads, dentro do Inbound Marketing.
O que é Landing Page?
Entre as etapas do funil de vendas do Inbound Marketing as landing pages são usadas na etapa de conversão.
Fonte: dBriefing
Ao olharmos a anatomia de uma landing page é fundamental que ela tenha:
- uma oferta de valor para o usuário;
- um formulário para que esse usuário preenche dados de contato;
- um botão de CTA (call to action), que chame o usuário a agir, ou seja, a fazer o que a página propõe.
Essa é uma estrutura básica que pode ser acrescida de:
- imagens;
- vídeos;
- ícones para redes sociais.
É aconselhável que uma landing page não tenha backlinks, exceto o apresentado como CTA.
Lembre-se: o conceito sobre o que é landing page está relacionado a uma página de conversão. Isso quer dizer que você não deseja que o usuário faça mais nada além de ser tornar um lead. Incluir outros links pode confundir o visitante da página.
Exemplos de landing page e como aplicá-los
Uma página de blog, a página de produto do e-commerce ou uma página do menu do seu site não são exemplos de landing page.
A seguir separamos algumas das melhores landing pages da atualidade para que você conheça alguns formatos desse tipo de página.
Landing page de conteúdo relevante
Nesse primeiro modelo, a landing page é feita para captar leads que ainda estão no topo ou no meio do funil de vendas. A oferta é uma planilha, mas poderia ser um ebook, um quizz e até um webinar.
Após a captação, esse lead deve passar por uma fase chamada nutrição de leads. O objetivo é fazer com que esse contato avance para as fases finais da jornada do consumidor, até que se torne um cliente.
2. Landing page para captação de clientes
As landing pages também podem ser usadas para converter usuários que estão em fases mais avançadas da jornada de compra.
Na imagem abaixo, a landing page do Spotify tem como objetivo converter usuários que já conhecem a ferramenta para um plano premium.
Perceba como, diferente do primeiro modelo, nesta página não há um formulário claro, apenas um botão com um CTA “Obter Premium”.
O título e todas as demais informações estão voltadas para apresentar os benefícios que o usuário terá ao se tornar um assinante do serviço ofertado.
3. Landing page para negócios
Também com uma abordagem de fundo de funil, a landing page do Uber tem um foco em gerar negócios e captar motoristas, porque eles são a força de trabalho da empresa.
Ao contrário de vender, a landing page mostra como o usuário pode começar a ganhar dinheiro.
A página é direta, o formulário objetivo e o CTA é claro.
Vantagens do uso de landing pages em suas estratégias
Agora que você já sabe o que é landing page e que ela é uma ferramenta de captação de leads, em diferentes etapas da jornada de compras, é hora de entender quais as vantagens em usar essa estratégia em seu plano de marketing.
Qualificação de leads
Sim, além de captar os leads, uma landing page auxilia sua equipe e sua ferramenta de automação de marketing a entender qual é o nível de qualificação de um lead.
Tanto as informações preenchidas no formulário, como cargo na empresa, cidade e interesses, ajudam nessa qualificação, como o próprio conteúdo que gerou interesse ajuda a entender as necessidades do lead e encaminhá-lo para um fluxo de nutrição correto.
Oferece conteúdo valioso ao usuário
Parte do processo de vendas é criar uma relação de qualidade entre a empresa e o lead.
O oferecimento de um conteúdo valioso e gratuito, por exemplo, gera valor para o usuário, cria um relacionamento mais próximo e uma experiência de mais qualidade.
Auxilia no foco do usuário
Sem muitos links e informações, a landing page ajuda o usuário a se concentrar em uma única atividade e no benefício ofertado.
Tudo isso estimula a conversão do usuário, dando início a uma nova fase da cadência de marketing para esse contato.
Aumenta a taxa de conversão de outras ações de marketing
As landing pages são muito usadas como páginas de destino de uma campanha de links patrocinados, por exemplo.
Com elas, além de visualizar a oferta, o usuário pode se cadastrar e se tornar um lead.
Isso amplia as taxas de conversão dessa campanha, o que futuramente pode contribuir, inclusive, para a redução do custos de aquisição de cliente, afinal o e-mail marketing é muito mais barato do que campanhas de anúncios pagos.
Ferramentas para criar landing pages
Agora que você já sabe o que é landing page, quais seus usos e benefícios, chegou a vez da sua empresa adotar a estratégia dentro de plano de marketing. Para isso, te convidamos a acessar nosso artigo; “Como criar uma landing page para gerar mais conversões”.
Mas, antes de você ir, lembre-se de que a forma mais simples de criar uma landing page é por meio de uma plataforma para landing page que te ajude a fazer isso sem precisar de programadores, desenvolvedores e designers.
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