Marketing

O que é isca digital? Para que serve e quais as vantagens?

Uma das estratégias de vendas que mais cresce no mercado atualmente é o Inbound Marketing, através dele diversas empresas trabalham atraindo seus clientes para compra. Uma das táticas mais usadas para isso são as iscas digitais. Mas você sabe o que é isca digital e quais suas vantagens? Veja este artigo até o final para descobrir.

Se você entende um pouco sobre Inbound Marketing sabe que os leads qualificados são ativos valiosos para sua empresa.

As iscas digitais são elementos que atraem usuários para se tornarem novos leads oferecendo um conteúdo gratuito em troca de um cadastro.

Ou seja, as iscas digitais são instrumentos para converter visitantes em leads

Porque usar iscas digitais?

Captar e nutrir os leads é uma das principais prioridades para empresas que investem nas ações de Inbound Marketing. Para isso o uso de iscas digitais se aplica muito bem.

Seja para utilizar em topo do funil de vendas com algo mais genérico que te permita alcançar uma audiência maior que depois vai sendo filtrado e segmentado ou mesmo para tentar movimentar seus leads e ter mais conhecimento sobre o que ele busca.

Ao entender o que é isca digital você percebe que ela é uma excelente ferramenta para aproximar seu lead do seu produto sem necessariamente falar em venda com o contato.

Ao invés de oferecer um produto de cara para ele, você usa a isca digital para medir o interesse dele no que você oferece e no mercado em que você atua.

Isso ajuda a separar e segmentar melhor seus leads, um exemplo: se você tem uma base de leads que se cadastraram em uma landing page de simulação de financiamento imobiliário. Dentro dessa base você pode ter desde curiosos que só queriam ter uma noção de custos até pessoas prontas para comprar de fato.

Como começar a esquentar esses leads e atrair aqueles que já estão prontos ou próximos de comprar? Também com uma isca digital!

A partir da conversão de um usuário em lead você pode enviar um material mais específico como um guia que descreve como é o bairro onde fica o imóvel e aqueles que se interessarem te darão mais um indicativo de interesse. 

Tipos de iscas digitais

  1. Ebooks e Guias

Quando se entende de fato o que é isca digital talvez os ebooks sejam os primeiros exemplos que vem à cabeça não é mesmo? Isso porque são materiais mais aprofundados que tem muito valor para quem está interessado em saber mais sobre algum assunto.

Geralmente os ebooks são as primeiras iscas a serem utilizadas logo após o usuário realizar algumas pesquisas, consumir algum conteúdo do Blog ou consumir um vídeo no Youtube. 

Esses meios trazem algo mais raso e o Ebook carrega essa possibilidade de algo mais aprofundado.

Assim como os guias, eles costumam se destacar pelo aspecto mais visual e didático que torna mais atrativo e permite a quem está consumindo assimilar melhor sobre aquele conteúdo. 

Leia também: Como escrever um ebook de sucesso: checklist com 8 passos

  1. Checklists

Esse tipo de isca funciona como uma forma de entregar algo que facilite a vida do lead. Se você tem muitas tarefas no dia a dia, sabe que um checklist adianta muito para que nada deixe de ser feito, não é mesmo?

Nesse aspecto, diversos negócios podem se beneficiar dessa isca em suas estratégias de captação.

Uma empresa de uniformes, por exemplo, pode oferecer um checklist com os tipos de uniformes separados pelas áreas de uma empresa (operacional, atendimento, gerência) o que facilitaria o levantamento e o controle dos pedidos. 

  1. Webinar

Um exemplo um pouco diferente, mas que faz total sentido depois que você entende o que é isca digital é o Webinar. Ele tem um aspecto mais próximo, mas que dá um indicativo bem forte de interesse.

Se o lead escolhe parar em um dia e horário pré-definido para interagir com a sua empresa, mostra que ele tem interesse alto no que você tem a dizer ou no assunto que você está tratando (que, por sua vez, deve estar alinhado ao nicho da sua empresa). 

Outro ponto interessante é o baixo custo que tem um Webinar, apenas uma Webcam, um microfone e um computador com internet e é possível viabilizar tudo.

Leia também: 7 ferramentas para webinar: encontre uma perfeita para você

  1. Quiz

Outra ferramenta de captação de leads que costuma gerar um bom engajamento são os quizzes. Se bem utilizados nas redes sociais podem até viralizar e gerar uma boa movimentação nas suas páginas.

Com esse engajamento todo é possível aproveitar para conseguir mais leads interessados, basta que você solicite um rápido cadastro para que o usuário realize o Quiz e pronto, você já tem um novo lead e um indicativo de interesse junto. 

  1. Cupons e Vouchers

Tenho certeza que quando você matou o que é isca digital imaginou que este item iria aparecer na lista não é mesmo? Os cupons e vouchers são excelentes iscas e funcionam muito bem para e-commerce e setor de delivery (aposto que você recebeu um do Ifood hoje não foi?)

É uma forma direta de oferecer uma vantagem real para um cliente para fazer, completar ou complementar uma venda. 

O cupom direto pode ser usado em produtos que você precisa dar saída, os de carrinho parado para dar aquele empurrãozinho em uma venda parada e por aí vai.

E aí conseguiu entender um pouco mais sobre o que é isca digital? Sabemos que criar conteúdos variados e com qualidade não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem diversas outras estratégias de marketing digital em andamento, não é mesmo?

Por isso, a LAHAR trás algumas boas soluções de automatização de marketing para agilizar os processos para que você possa focar na criação dos melhores e mais eficazes conteúdos.

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

Para entender como nosso software de automação de marketing pode ajudar na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para 

Sumário.

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