O Instagram tem mais de 1 bilhão de contas ativas, sendo um importante canal de comunicação entre marcas e seus potenciais clientes. Existem muitas ações que podem ser realizadas usando este canal e, por isso, entender o que é automação no Instagram vai contribuir para que sua estratégia se torne mais eficiente.
Se manter presente e engajar seu público é fundamental para ter sucesso no Instagram, mas para conseguir organizar todas as atividades e ter acesso a todos os benefícios do canal, você pode lançar mão da automação de marketing no Instagram.
Para quem busca promover a marca e vender dentro dessa rede social é possível usar as fotos e vídeos para atrair e converter pessoas interessadas, para isso usar formas de automação de marketing no instagram é um ponto crucial!
O que é automação no Instagram?
Para entender o que é automação no Instagram é preciso primeiro entender o que é automação de marketing.
Estamos falando de um processo que usa a tecnologia de softwares para otimizar o seu trabalho, esquematizar e agilizar os processos de forma automática.
Através da automação de marketing é possível, não só automatizar ações nas redes sociais como o Instagram, como também programar campanhas de e-mail marketing e fluxos de nutrição de leads, isso sem contar nas possibilidades de segmentar contatos e pontuar leads.
Logo quando se pensa em o que é automação no Instagram, se trata de uma forma de organizar, programar e automatizar todas as tarefas diárias que possam ser mecanizadas, dentro dessa rede social.
Benefícios da automação no Instagram
Uma rede social do porte do Instagram possui um alcance e uma relevância muito grande, por isso, toda essa potência tem muito a acrescentar ao seu negócio quando automatizada. Confira, a seguir, algumas razões para usar uma ferramenta de automação no Instagram.
Acesso a relatórios e dados de crescimento
Uma das melhores formas de entender como o perfil da sua empresa está impactando os usuários da rede é através de relatórios de desempenho disponibilizados pelas ferramentas de automação para Instagram.
Com esses índices, é possível saber quais tipos de postagens tem melhor resposta, bem como melhores dias e horários para publicação, sendo mais fácil de realizar ajustes e fazer publicações com maiores chances de sucesso.
Gerar novos leads
Automatizar seu perfil no Instagram também pode te auxiliar na captação de novos leads, através de ferramentas (disponíveis na maioria dos serviços de automatização) é possível segmentar o cliente e trazer ao seu perfil apenas usuários com maior identificação com seu segmento.
Mais produtividade
A partir do momento que você consegue programar postagens através de um software ou ferramenta de automação do instagram, isso te permite realizar vários posts de uma vez, o que torna seu trabalho mais produtivo e com menor margem de erro.
Através dessa automação, você ganha tempo que teria de gastar com tarefas repetitivas e pode focar em ações que demandam mais tempo.
Crescimento de engajamento
Ter um público que interage com você com recorrência e manter um bom índice de engajamento é algo que pode ser demorado e usando os robôs e chatbots de algumas ferramentas de automação no Instagram ajuda bastante.
Dessa forma, você novamente ganha tempo que ficaria incitando o engajamento com seu público curtindo fotos e comentários e reagindo à stories.
5 ferramentas de automação para Instagram
Uma das ferramentas de gerenciamento de redes sociais mais populares do mercado, o Mlabs permite que você programe postagens do Instagram e de outras redes sociais, além de oferecer relatórios detalhados das suas páginas com gráficos e comparativos para análise.
Possui uma agenda que facilita a organização de todas as postagens programadas. Permite responder às mensagens via direct de dentro da plataforma, além de dar opção de criar publicações para aprovação, o que facilita o trabalho em equipe.
Possui teste grátis de 7 dias e um plano de R$11,99 para 1 perfil.
Uma das ferramentas mais tradicionais, o Postgrain era uma das poucas opções disponíveis na época que o Instagram não possui seu estúdio de criação para programar publicações.
A partir dele é possível, programar, responder comentários, mensagens diretas e acessar vários perfis ao mesmo tempo. Além disso, apresenta relatórios, uma interface intuitiva bastante indicada para quem está começando.
Outra opção de ferramenta de automação para Instagram que permite a programação de postagens para várias redes sociais. Apresenta a opção de planilhas no Excel para que você possa programar de acordo com sua necessidade.
A ferramenta possui um bom suporte em português que auxilia em caso de dúvidas na hora de operar a ferramenta.
Plano de 8 dólares por mês com 7 dias grátis para teste.
Se você busca uma ferramenta com opção de criação o Hyperlapse é uma boa pedida, ele possui uma funcionalidade que permite criar vídeos criativos com estabilidade entre as cenas.
Através dele você pode editar o material, alterar a resolução e a velocidade, ideal para criar vídeos com efeito time lapse e programar a postagem logo em sequência.
A LAHAR é um software de automação de marketing e, entre suas dezenas de funcionalidades, oferece a gestão de mídias sociais como recurso.
Com a ferramenta é possível coletar indicadores de redes sociais, que são relevantes para a criação de uma estratégia eficiente.
Com a ferramenta é possível:
- ter controle sobre o engajamento em relação a sua marca nas redes sociais em tempo real.
- acompanhar as informações que circulam nas mídias sociais com rapidez e agilidade para aproveitar oportunidades.
Cuidados e proibições da automação no Instagram
O Instagram, em 2020, proibiu práticas de automação relacionadas ao engajamento de uma página. Por exemplo, é proibido que uma página automatize suas curtidas em outros conteúdos ou que automatize processos como o de seguir páginas e perfis.
Essas práticas tem como objetivo aumentar o engajamento dos perfis, mas são práticas que fazem isso de maneira “fake”, artificial.
É para evitar esse tipo de fraude que o Instagram proibiu o uso de “atividades inautênticas” para gerar mais engajamento em um perfil.
Tais práticas infringem os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade.
Como punição para perfis que se manterem fazendo esse tipo de automação, a rede social irá identificar e remover likes, seguidores e comentários que não são autênticos, que foram conseguidos ou realizados a partir do uso da automação.
Além disso, o Instagram poderá banir usuários que continuarem a utilizar tais ferramentas.
Lembre-se que a automação de marketing deve ser usada para melhorar a experiência dos leads, usuários e clientes com a sua empresa e não para criar experiências falsas.
Sabemos que gerenciar o marketing de um negócio possui mais tarefas que apenas as redes sociais, por isso, a LAHAR possui soluções completas para a sua empresa.
Leia mais em: Automação de marketing: o que é, afinal?
A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como nutrição de leads, automação de e-mails e SMS, landing pages e outras ferramentas completas para atrair leads, criar relacionamentos e gerar vendas.
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